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Marketplace de serviços de beleza ganha adeptos e busca expansão

Vaniday ignora a crise e surfa na onda do mercado que cresce no país. No Brasil, plataforma de agendamento de serviços já está disponível em São Paulo e agora chega ao Rio

Por | 11/11/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Cristiano Soares, sócio e CEO da Vaniday no BrasilNa contramão da recessão econômica, o mercado de beleza no Brasil continua crescendo e deve movimentar R$ 50 milhões neste ano, segundo projeções da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). De olho neste segmento, a startup Vaniday chega ao Rio de Janeiro oito meses após ser lançada em São Paulo e com a missão de até o fim do próximo ano estar presente em todo o território nacional.

O mercado é promissor, pois no Brasil existem cerca de 342 mil salões de beleza formalmente registrados, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E para o segmento, a crise não interfere, pois o bem-estar ainda está na lista das preocupações femininas, além da higiene pessoal e beleza estarem em segundo lugar na prioridade das mulheres, segundo pesquisa "O Consumo Feminino em Tempos de Crise", realizado pela Ferraz Pesquisa de Mercado, publicada no Mundo do Marketing Inteligência.

A plataforma tem a missão de facilitar a marcação de serviços de beleza, que pode ser feita pelo site ou APP. Mas a atuação da companhia vai muito além. "Neste momento de crise, com os salões com agenda ociosa, os estabelecimentos precisam divulgar melhor suas marcas e esses profissionais não têm experiência nesta área. A Vaniday é muito mais do que um site de agendamento, é uma plataforma de Marketing. Criamos as campanhas para os clientes, pois ao fechar a parceria, oferecemos performance. Assumimos toda a comunicação do salão para atrair mais público e impulsionar o negócio. Fazemos tudo para que os clientes encontrem o salão e gere agendamento, se conseguirmos isso, recebemos uma comissão de até 20% o valor do serviço", explica Cristiano Soares, sócio e CEO da Vaniday no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Investimento internacional
A startup nasceu da observação de Cristiano que percebeu que o mercado estava integrando o on e o offline, como os aplicativos para chamar taxi, reservar hotéis e restaurantes, comprar de flores, mas que ainda não havia nada parecido para o mercado de beleza. Com um sócio ele criou a Buky, aplicativo lançado em dezembro de 2014 e que em fevereiro de 2015 foi comprada pela Rocket Internet, que recentemente investiu 13 milhões de Euros para colocar a plataforma no mercado. A aceleradora de startups alemã, que no Brasil conta ainda com investimentos no Easy Táxi, Dafiti e HelloFood, já estava buscando empresas no setor para levar para outros países. Assim surgiu a Vaniday, que, além do Brasil, está presente nos Emirados Árabes, França, Itália e Reino Unido. O desembarque deste segmento por aqui chegou no momento em que os avanços do mercado de telefonia móvel e das tecnologias 3G e 4G começaram a se consolidar.

A plataforma funciona como um marketplace de serviços de beleza, onde é possível marcar serviços que vão desde cabelo, unhas e maquiagem até massagens e tratamentos variados de estética, comparar preços e consultar estabelecimentos por proximidade. Após o agendamento, o usuário recebe confirmação imediata da reserva e conta com a ajuda da equipe Vaniday, em caso de reagendamentos ou dúvidas sobre o canal. A chegada no Rio de Janeiro conta com 200 estabelecimentos cadastrados nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Todos estão disponíveis para consultas de agenda, preços e profissionais. A expectativa é que até o fim do ano o número de salões triplique.

Consolidado em São Paulo e com mais de 10 mil usuários a empresa aposta no atendimento personalizado como um diferencial no atendimento. Apesar de contar com uma plataforma integrada entre o sistema do APP e o salão, profissionais da Vaniday validam a marcação. "Com alguns estabelecimentos temos o sistema integrado, que permite o salão ver a marcação na própria tela e também temos ainda uma plataforma onde o prestador do serviço para conferir as informações. Mas hoje fazemos um trabalho de concierge, com uma equipe de atendimento preparada para resolver qualquer problema caso, aconteça. Como procurar um serviço nas mesmas condições de pagamento e localização, caso o profissional marcado não possa atender. Fazemos uma checagem para que esse atendimento não seja perdido" acrescenta Soares.

Novo jeito de ir ao salão
A plataforma pode transformar a maneira como as mulheres vão ao salão de beleza. Por enquanto, mais de 10 mil downloads já foram feitos do aplicativo, mas os serviços também podem ser agendados pelo site. Com a chegada da marca em outras cidades, a expectativa é que esse número aumente nos próximos meses. Na área de comentários é possível ver o pedido de consumidoras de diversas localidades questionando a falta de estabelecimentos cadastrados próximos a elas. Prospects de Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Brasília (DF) pedem a chegada na plataforma em seus municípios.

Para que a plataforma chegue a uma determinada cidade, é preciso que pelo menos 150 salões ofereçam seus serviços pelo canal. "Em São Paulo, em quatro meses ultrapassamos a marca de mil estabelecimentos e queremos fechar 2015 com o dobro. No Rio, estamos focando este início em salões na Zona Sul, Centro e Barra da Tijuca onde identificamos maior oferta e demanda. Mas queremos em breve chegar a todo o país", acrescenta o CEO da Vaniday no Brasil.

O segredo do marketplace é oferecer estabelecimentos para todos os bolsos e uma navegação simplificada, que oferece filtros para ajudar a tomada de decisão, como geolocalização, tipo, categoria e preço do serviço. Inicialmente focado em parceria com grandes redes, o que ajudou a disseminar o negócio inicialmente, a empresa está aberta para salões renomados e também de bairros, além de manter um portfólio variado. "Queremos simplificar a rotina da mulher moderna, oferecendo uma solução simples, em que ela pode em poucos minutos saber a disponibilidade, agendar o serviço que deseja, escolher a profissional e ainda conferir a distância em de onde está até o salão", finaliza Cristiano Soares. 

Leia também: Bem-estar: tendências e oportunidades em beleza. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

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