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Rede sofistica espetinhos, cobra três vezes mais e vira sucesso

Especializada em petiscos, Espetto Carioca aposta na premiumrização dos churrasquinhos de rua, começa a ganhar novos mercados e se prepara para abertura de loja nos EUA

Por | 23/10/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Bruno Gorodicht, Diretor e sócio da rede Espetto CariocaA Espetto Carioca apostou na premiumrização dos churrasquinho de rua e fez da sofisticação seu principal negócio. Vendendo petiscos três vezes mais caros do que as tradicionais carrocinhas espalhadas pela cidade, a rede de bares continua crescendo e se prepara para romper fronteiras, mesmo em período de recessão econômica. Da primeira unidade, aberta em 2010, até o desenvolvimento do modelo de franquia foram necessários apenas dois anos, época em que os empreendedores já contavam com três restaurantes próprios. Atualmente, a marca conta com 14 franquias e seis lojas próprias, faturando em média R$ 200 mil mensais. Mesmo valor investido pelos sócios no início da trajetória.

A rede, agora, prepara-se para desembarcar nos Estados Unidos no primeiro semestre do ano que vem. Ignorando as projeções de recessão econômica e a alta do dólar, a empresa foca na internacionalização da marca e já tem acertada a abertura de uma unidade em Las Vegas e outra em Miami. Outras duas importantes cidades também estão na mira dos sócios Bruno Gorodicht e Leandro Souza: Orlando e Los Angeles. Muito além de reforçar o crescimento da empresa, a inauguração de unidades na terra de Obama tem um tempero especial para os proprietários. Os dois deixaram o Brasil para tentar a vida nos EUA, agora retornarão àquele país como empreendedores e com uma marca criada no Brasil, após acordarem do "sonho americano".

Inicialmente, as unidades estrangeiras contam com a participação de investidores locais, o que faz com que o câmbio não faça diferença. Para o futuro, a projeção é que também tenham unidades próprias. "O nosso planejamento para o mercado norte-americano é baseado no conceito de casual food. Queremos oferecer uma refeição completa e rápida para atender essa característica daqueles consumidores, que é baseado em fast food. Nossa proposta é levar o sabor brasileiro para os Estados Unidos" comentou o Diretor e sócio da rede Espetto Carioca, Bruno Gorodicht, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Conquistando a América
A marca que nasceu no Rio de Janeiro com o modelo de bar, chegará inicialmente aos Estados Unidos em formato para praças de alimentação. Como a regulamentação da venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos é diferente da praticada aqui, os empresários ainda estudam a implantação de lojas de rua, pois a comercialização desse tipo de produto faz total diferença para o negócio. Além disso, a combinação churrasquinho e cerveja faz parte da cultura brasileira, e este será um dos principais atrativos da companhia em território estrangeiro. Mesmo com muitos brasileiros morando naquele país, o foco da iniciativa é atrair o público nativo. 

Com um planejamento agressivo, a empresa espera conquistar o reconhecimento da marca nos EUA em três anos, com a abertura de unidades em todas as regiões do país. "Estamos chegando com um modelo de negócio simplificado, para deixar a operação da maneira mais enxuta possível para que o empreendimento possa ser viabilizado em qualquer lugar daquele mercado. Além da Califórnia e da Flórida, queremos ir para Nova Iorque, Texas e as mais diversas regiões do país", acrescenta Gorodicht.

Se a conquista da América parece ser bastante ousada, para o mercado interno o arrojo é ainda maior. A projeção é que até 2018 todas as regiões do país contem com pelo menos uma unidade da rede. O primeiro ponto fora do Estado do Rio de Janeiro já tem lugar certo: será em Piracicaba, São Paulo, e deverá ser inaugurado em breve. Esta loja está dentro do plano de crescimento para 2016 que contempla toda a região Sudeste, além de Centro-Oeste e Nordeste. Para este período, a projeção é de que 15 novas unidades sejam formalizadas. As regiões Sul e Norte estão dentro da programação para 2017 e 2018, respectivamente.

food trucksRede aposta em food trucks
Além de lojas e quiosques, a rede passou a investir em um modelo de negócio móvel com os food trucks. Apostando nos restaurantes sobre rodas que caíram no gosto dos consumidores, a empresa espera atrair novos investidores e levar a marca para pontos que ainda não foram contemplados com uma unidade. A novidade foi apresentada na última edição da Expo Franchising, que aconteceu no início de outubro, no Rio de Janeiro. A variação exige investimento mínimo de R$ 150 mil, com retorno em 12 meses.

A expectativa dos sócios é que pelo menos 20 trucks comecem a operar no primeiro ano de lançamento. "Esse modelo é uma boa opção para quem está querendo empreender neste momento de crise. Muitas pessoas perderam seus empregos e estão pensando em abrir um negócio próprio com a quantia recebida na rescisão e essa pode ser uma oportunidade. Além da facilidade da mobilidade, este negócio tem operação simples e ótima rentabilidade", avalia Bruno Gorodicht, um dos fundadores da Espetto Carioca. 

Além dos caminhões, a rede conta com quiosques, lojas de rua e formatos para praça de alimentação. O investimento inicial mínimo é de R$ 120 mil (quiosque), variando de acordo com o tamanho da unidade, que pode ser de 9m2 (quiosque) a 120m² (loja). Independente do investimento, o prazo de retorno médio é de até 24 meses, dependendo da operação e administração. A taxa de lucratividade com média de 20%. 

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