Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Cases

Do Bem para além dos sucos. Marca experimenta novas categorias

Depois de pulseira inteligente, empresa aposta em barra de cereal e apresenta primeira fase dos snacks com quatro sabores: cranberry e cacau, banana, maçã e canela e damasco

Por | 14/07/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Muito além de vender sucos integrais, a Do Bem quer se especializar em entregar produtos saudáveis aos consumidores brasileiros e simplificar a vida deles. A marca, que já havia ampliado seu raio de atuação em 2014 com o lançamento de uma pulseira inteligente, experimenta agora outra nova categoria: a de alimentos. Há um mês, a empresa carioca incluiu as barrinhas de cereais ao portfólio e já está movimentando o segmento. Os snacks podem ser encontrados em quatro sabores: cranberry com cacau, maçã e canela, banana e damasco, todos livres de conservantes, aromatizantes, açúcar refinado e xarope de glicose. Os lanchinhos com 30 gramas chegam para atender um público preocupado com questões de saudabilidade e que tem movimentado bilhões no país.  

O interesse pelo segmento começou no segundo semestre de 2013, após a empresa receber inúmeros pedidos e sugestões dos consumidores, que estavam ávidos por lanches realmente saudáveis. Naquela ocasião, a direção entendeu que precisava estudar mais a categoria para saber como a marca evoluiria de bebidas para alimentos e como a novidade seria recebida pelo público. Respeitando a frase que move a empresa, "Alimente-se na quantidade certa e, de preferência, com ingredientes naturais", a Do Bem desenvolveu a primeira geração de barrinhas. O maior desafio neste período foi definir nutricionalmente uma opção capaz de atender a todas as necessidades dos clientes.

O novo produto traz o mesmo conceito dos sucos, que é o de simplificar a vida das pessoas e oferecer alimentos nutritivos. "Percebemos que, ao longo dos anos, as empresas foram acrescentando flocos de arroz e aromatizantes nas barrinhas, que também diminuíram de tamanho com o tempo. Apesar de parecer saudável, esses produtos não tinham nenhum ingrediente benéfico ao consumidor. A nossa proposta é, com o auxílio da tecnologia, preparar alimentos portáteis e nutritivos da mesma maneira como se fosse feito em casa, mas em uma escala um pouco maior", explica Marcos Leta, Fundador da Do Bem, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Novidades a caminho
Com a expertise de quem está desde 2009 oferecendo produtos 100% naturais, a Do Bem aprendeu que o segmento está em constante transformação e, por isso, a empresa já está de olho em novas gerações das barrinhas. "Uma coisa que percebemos é que os alimentos evoluem, pois descobertas são feitas por meio de pesquisas, novos benefícios são encontrados, além de tecnologias para a extração de ingredientes desenvolvidas. É por isso que, nessa categoria, a Do Bem já começa com o pensamento diferente e não vai se fixar em uma só fórmula. Buscamos a evolução constante, um alimento portátil cada vez melhor", acrescenta Marcos Leta.

Após introduzir os itens ao portfólio, a empresa já está pensando em novos sabores, receitas e ingredientes. Nesta primeira geração de barras, a companhia conseguiu alguns avanços importantes para o produto à base de nuts como amendoim, castanhas de caju e Pará e aveia inteira, rica em fibras e nutrientes. Para adoçar e dar liga, a fórmula utiliza mel silvestre no lugar do açúcar refinado e xarope de glicose. O óleo de girassol também contribui para dar a consistência ideal e ainda tem ações antioxidantes. Ainda recente no mercado nacional, as barras podem ser encontradas em todos os pontos de venda nos quais os sucos da marca são comercializados.

O bom relacionamento com os varejistas, por conta da boa performance da linha de bebidas, permitiu que a empresa alcançasse rapidamente a marca de 20 mil estabelecimentos em 17 estados. O desempenho do novo produto está agradando o empreendedor. "Mesmo com pouco tempo, percebemos um sucesso muito grande. Na rede Zona Sul, no Rio de Janeiro, e no supermercado Santa Luiza, em São Paulo, viramos líderes de venda em apenas duas semanas. Para este ano, acreditamos que essa nova linha seja responsável por 6% do nosso faturamento e, para o ano que vem, a expectativa é de que chegue a 20%", acrescenta Leta.

Divisão digital
Com a missão de entregar uma experiência completa aos consumidores, a Do Bem também está investindo em outra divisão, a de tecnologia. A iniciativa surgiu no segundo semestre de 2014, quando a companhia lançou uma pulseira inteligente capaz de monitorar as ações realizadas pelo corpo, como número de passos, calorias queimadas, além de avaliar a qualidade do sono. A Do Bem Máquina será descontinuada, o que demonstra como não é fácil ampliar as categorias de atuação. Ainda assim, todas as unidades foram vendidas.

O equipamento serviu para introduzir a marca no setor de inteligência artificial, contribuindo para que a população tivesse mais qualidade de vida por meio de escolhas saudáveis de acordo com as necessidades apresentadas pelo organismo. "Do Bem percebeu que o corpo é a máquina mais poderosa que existe e produzimos o combustível adequado para nutrir e melhorar esse equipamento. Com a pulseira, queríamos que o nosso cliente tivesse uma experiência completa, tendo acesso a um produto de qualidade e vendo quais as necessidades reais do corpo para fazer a escolha saudável", explica Marcos Leta.

Com 15 mil usuários cadastrados no aplicativo que consolida todas as informações passadas pela pulseira, a Do Bem resolveu dar um novo passo. A partir de agora a empresa trabalha no desenvolvimento de novos softwares para ajudar os consumidores a ter uma rotina mais saudável. O APP poderá ser acessado por qualquer pessoa pelo smartphone, mesmo aqueles que não possuem a pulseira.

Leia também: Bem-estar: tendências do mercado de alimentação saudável. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Saudabilidade | Alimentação | Bem-estar

Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss