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The Fifties busca expansão ao completar 20 anos

Restaurante usa da sua atmosfera vintage para criar experiência e investe em mídias sociais como parte da sua estratégia de Marketing. Ao todo, são 29 unidades em seis estados

Por | 04/12/2013

lilian@mundodomarketing.com.br

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O The Fifties completa 20 anos em 2013 buscando fazer da visita à hamburgueria um momento especial e de entretenimento para toda a família. Com unidades distribuídas em seis estados do país, o restaurante concilia sua atmosfera vintage com investimento em mídias sociais como parte da sua estratégia de Marketing desde 2011. A ideia de montar uma lanchonete com estilo norte-americano dos anos 1950 veio do empresário paulistano José Roberto Auriemo, um dos sócios da construtora JHSF e um apaixonado por hambúrguer.

Como não encontrava um sanduíche que o satisfizesse, montou seu próprio restaurante e, para isso, pesquisou desde o uniforme do garçom até a decoração do ambiente, a fim de torná-lo agradável para pessoas de todas as idades. A primeira loja foi inaugurada em 1992 no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Em 2010, o fundo de investimentos norte-americano Laço Management comprou o The Fifties e deu início ao seu processo de expansão, passando de 10 para 29 restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.

Produto, atendimento e ambiente são vistos como as três maiores preocupações da marca desde a sua criação. Estes pilares são fundamentais para criar a atmosfera e a experiência diferenciada. "Combinados, eles são os principais motivos para que as pessoas escolham o The Fifties. O lugar tem que ser convidativo para os clientes virem com a família, os amigos e o produto tem que ser bom. É esse tripé que o consumidor mais valoriza hoje", diz Paulo Henrique Sannicandro, Gerente de Marketing do The Fifties, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Momentos especiais e mimo
A proposta presente na essência do The Fifties é ir além da venda de sanduíches, proporcionando momentos especiais para quem frequenta o local. Para isso, a marca se esforça em mimar o consumidor, criando uma experiência única. "Quem vem ao nosso restaurante não vem à toa. Queremos que a pessoa se sinta abraçada. Brincamos que o cliente não sai para comer, sai para se entreter e busca um momento especial. E no The Fifties tem que ser assim", destaca Paulo Henrique Sannicandro.

A paixão pelo visitante vem da paixão pelo hambúrguer. O sanduíche carro-chefe da marca é o Pic Burguer, feito de picanha e com molho especial. Tricampeão na seleção da Revista Veja São Paulo, ele foi eleito em 2013 como o melhor também pela Veja Rio de Janeiro e interrompeu a hegemonia de 10 anos do Joe & Leo´s. "Mimando o visitante, tratando-o com carinho, conseguimos passar toda a nossa paixão pelo hambúrguer", pontua o executivo.

Em seu aniversário de 20 anos, o The Fifties escolheu o Pic Burguer como símbolo da comemoração. Uma das atividades foi o workshop para 10 clientes, com dois acompanhantes cada, que apresentou a receita do sanduíche numa filial em São Paulo. A participação era gratuita e a inscrição podia ser feita pela página da marca no Facebook. Ao todo, 20 ações foram organizadas em dois meses. "Queríamos que o visitante se surpreendesse e que as ações gerassem uma felicidade instantânea. Uma maneira de agradecer pelos 20 anos proporcionando 20 momentos especiais", brinca.

Padrão de qualidade e treinamento
Para garantir o padrão no The Fifties, uma equipe própria composta por cinco nutricionistas, três estagiários na área e quatro consultores visita semanalmente todas as unidades. A missão desta equipe é garantir que todas as lojas transmitam a mesma experiência e nível de qualidade. "O nosso intuito é cumprir as regras higiênico-sanitárias específicas de cada município para bares, restaurantes e lanchonetes e prezar pela excelência do produto, mantendo a qualidade encontrada na primeira loja da rede também em Recife, que é um mercado bem diferente", diz Rafaela Trentin, Coordenadora de Qualidade, em entrevista ao portal.

A empresa também monitora constantemente a qualidade das refeições e lanches servidos. Embora a legislação não exija a coleta de amostras dos alimentos em restaurantes à la carte, a rede faz tal procedimento duas vezes ao dia. "Não somos obrigados a isso, mas é algo que vem dando certo. Se recebemos uma reclamação pelo site ou por telefone referente a uma infecção alimentar, por exemplo, enviamos um questionário para o cliente e avisamos que uma amostra do que ele ingeriu será enviada para um laboratório credenciado", esclarece.

O setor de Qualidade também é responsável pela capacitação e treinamento dos colaboradores, que passam por cursos presenciais a cada seis meses e, à distância, uma vez por ano. Cada cargo dentro de um restaurante possui responsabilidades específicas e demanda um treinamento adequado. "Temos que atualizar os treinamentos para que não fiquem maçantes. E o desempenho dos profissionais também influencia na questão da promoção de cargo", comenta Rafaela Trentin.

Marca define tendência e serve de inspiração
O hambúrguer do The Fifties serviu de inspiração para Fabrício D'Abreu criar um blog sobre esse tipo de sanduíche em 2009. O que começou como brincadeira com uma namorada é hoje o site Hambúrguer Perfeito e conta com quase 7.000 curtidores em sua fanpage. "O The Fifties foi revolucionário, porque foi um dos primeiros a investirem num hambúrguer com um sabor mais diferenciado, indo além dos tradicionais fast-foods", conta o fundador do site Hambúrguer Perfeito, Fabrício D'Abreu, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O que faz um sanduíche se destacar no mercado é a capacidade que a marca dispõe, seja ela um fast-food ou não, de compor uma receita especial. Assim, ela se torna mais difícil de ser imitada pela concorrência. Neste ponto, a marca é considerada um divisor de águas no mercado brasileiro. "O The Fifties começou a escola mais gourmet e, agora, encontramos uma hamburgueria em cada esquina de São Paulo com propostas semelhantes. No Rio de Janeiro, isso não é tão comum", compara.

Para 2014, a expectativa da rede é continuar crescendo e o 30° restaurante será aberto no Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro, mas ainda não há data de inauguração. "O investimento para o ano que vem ainda não foi definido, mas pensamos em crescer, conquistar novos mercados e estar cada vez mais presente no Brasil. Estudamos outras possibilidades", diz o Gerente de Marketing do The Fifties, Paulo Henrique Sannicandro, em entrevista ao portal.

Relacionamento para criar experiências únicas
Desde 2011, a marca tem investido no digital como parte da sua estratégia de Marketing. O The Fifties conta com perfis no Twitter, Facebook e Instagram e um canal no YouTube sob a responsabilidade da Agência Digi. O investimento nestes canais pretende aumentar o engajamento entre seus fãs e seguidores. "Redesenhamos o site há dois anos e passamos a focar no online. Não somos antigos, somos vintage. E temos que acompanhar o mercado. As mídias sociais são o meio do presente e do futuro", comenta o Gerente de Marketing do The Fifties.

Na comemoração de aniversário, a rede lançou um hotsite e utilizou as redes sociais para atrair o público. As ações realizadas nos restaurantes apostavam na espontaneidade e foram levadas para o ambiente virtual por meio de vídeos que captavam a reação dos premiados. "A pessoa ou o grupo que sentasse à mesa número 20 no dia 20 não tinha que pagar a conta. Imagina a reação quando era informado disso? E tínhamos uma equipe escondida que filmava tudo. Geramos um momento inesquecível dentro do restaurante e o vídeo viralizou nas redes sociais. Foi muito bacana e a repercussão nos surpreendeu", lembra.

A principal vantagem encontrada no uso destas plataformas é o contato direto com o público e a rapidez disso. "Sabemos muito rapidamente se houve um problema num restaurante e o nosso retorno também tem que ser o mais rápido possível. Precisamos estar antenados. A melhor coisa que esses canais podem possibilitar é uma sugestão ou reclamação do cliente, porque é com isso que conseguimos melhorar. Funciona como uma consultoria grátis", avalia.

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