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Fran?s Café, o expresso da inovação

Café de qualidade e formatos diferenciados de lojas são algumas das receitas de sucesso da rede

Por | 24/08/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Fran´s Café, o expresso da inovação

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

 
Até o café geleado
faz sucesso

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e está em segundo lugar quanto o assunto é consumo. O país, no entanto, passou a degustar cafés de qualidade há pouco tempo. E o responsável por essa virada de mesa se chama Fran's Café, rede que introduziu por aqui o conceito de café gourmet e agora fatura R$ 45 milhões ao ano.

A história pioneira do Fran´s começa em 1976. Francisco Conte, o Fran, e o amigo José Henrique Ribeiro abriram a primeira loja para servir café expresso na Rua Batista de Carvalho, em Bauru, interior de São Paulo. Desde aquele tempo, os dois já tinham o sonho de servir café com maior qualidade. O negócio, no entanto, foi evoluindo sem muito planejamento até que eles desembarcam na capital paulista.

A primeira loja foi idealizada no Edifício Itália, o segundo maior de São Paulo. A partir daí, inicia-se o pensamento para expandir os negócios. "Começamos a planejar o que iríamos fazer e fomos um dos pioneiros em franquia em 91", afirma Henrique Ribeiro em entrevista ao Mundo do Markerting. Hoje, o Fran´s está prestes a ter 100 endereços em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Distrito Federal.

Marca
Atualmente são servidas, por mês, um milhão de xícaras de café com um bland próprio, introduzido pela rede em 1994, mas que até 2002 era produzido em parceria com a Melitta. A mudança segue a obstinação de Henrique Ribeiro pela diferenciação de seu produto. "Melhoramos a qualidade e realizamos um sonho de fazer uma bebida de qualidade", conta.

O mesmo café servido pela rede pode ser levado para casa graças a outra tacada de mestre do grupo. Além de ser vendido nas lojas Fran´s, o café foi parar nas gôndolas dos supermercados Pão de Açúcar, Sam´s Club e Mambo. "Primeiro montamos lojas servindo nossos café para que as pessoas conhecessem e agora vendemos 60 toneladas para o varejo num preço muito bom", comemora Ribeiro.

Fugir do status de commodities ao qual o café brasileiro se limitou é um dos grandes sucessos do Fran´s. Não bastasse o sabor diferenciado de sua bebida, a rede vende café especiais gelados, como o Franccino, e incrementou refeições leves ao seu cardápio, como sanduíches, pratos quentes e saladas. Isso sem contar nas lojas que oferecem internet sem fio (WiFi), revistaria e aquele cheirinho de café para fisgar qualquer cliente desavisado.

PDVs diferenciados
"As pessoas que vão às nossas lojas saem de casa ou do trabalho para ter um ambiente agradável", diz o diretor da rede, que também vende Boemia e whisky. Os formatos dos ponto de venda também são diferenciados. Além das lojas com internet e dos quiosques nos supermercados, o Fran´s inventou o Café Station. "São pequenos quiosques que servem café expresso de qualidade em grandes prédios comerciais e chega a atender três mil pessoas por dia", explica Henrique Ribeiro.

Outras redes nacionais com posicionamento semelhante ao do Fran´s, líder de mercado, já estão dando resultado positivo no país. Mas nenhuma delas é tão poderosa como a estrela mundial Starbucks, que vai inaugurar sua primeira loja no Brasil em 2007. "Acho que eles estão demorando", diz Henrique Ribeiro. "A vinda deles será muito boa para o mercado porque vai trazer novas tecnologias e agregar valor ao produto", garante o diretor.

Henrique Ribeiro diz conhecer bem Starbucks e, ao que parece, os estrangeiros também estão de olho em sua rede. "Já tivemos diversas propostas para levar o Fran´s para os EUA e Europa, mas ainda temos muito para crescer no Brasil", informa ao site o empreendedor que ainda trabalha 16 horas por dia e visita pontos de vendas toda semana. "Converso com os clientes para saber onde podemos melhorar", conta o executivo. É ele também quem fecha cada nova franquia pessoalmente. "Para ser franqueado tem que se apaixonar pelo negócio e, por hoje estar cercado de grandes executivos, a rede tem sucesso".

Números
100 pontos de venda nas principais capitais do país em 2006
1 milhão de xícaras de café vendidas por mês
15% é a taxa de crescimento do mercado ao ano
A taxa de crescimento do Fran´s é de 26%
R$ 45 milhões é o faturamento da rede

Acesse
www.franscafe.com.br





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