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Casos de Sucesso da ESPN Brasil e Embraer

Das quatro linhas de um campo de futebol até o espaço aéreo, muitos casos de sucesso em marketing podem ser encontrados. Conheça os cases da ESPN Brasil e da Embraer

Por | 22/06/2007

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Casos de Sucesso da ESPN Brasil e Embraer

Por Thiago Terra
redacao@mundodomarketing.com.br

Com estratégias de marketing bem sucedidas, do campo de futebol ao céu, a ESPN Brasil e a Embraer conquistaram novos clientes e engordaram o faturamento da empresa no ano passado. Na ESPN, o grande desafio foi aproveitar um evento como a Copa do Mundo da Alemanha para ganhar novos clientes. Já na Embraer, aumentar o portfolio de produtos e segmentá-los foi o plano traçado no plano de vôo da companhia. Estes casos de sucesso foram apresentados durante a oitava edição do Ciclo de Destaque no Marketing, realizado pela ABMN - Associação Brasileira de Marketing & Negócios - no Rio de Janeiro. Ambos os cases, aliás, foram premiados  pela Associação.

Assim como na disputa pela Copa do Mundo, a concorrência e competição que existem nas transmissões dos jogos obrigaram a ESPN Brasil a se diferenciar dos demais canais e a promover os jogos da seleção brasileira sem mostrar, de fato, os jogadores, uma vez que a quantidade de campanhas com os jogadores da Seleção superava o número de 20 comerciais. O desafio do canal estava em passar para os futuros assinantes a informação de que a ESPN Brasil iria transmitir os jogos do Brasil na Copa da Alemanha, além de todo o evento.

Como meta, a ESPN teria que adquirir o maior número possível de assinantes para o canal naquele período. "Nossa missão é servir aos fãs do esporte em qualquer lugar onde os esportes sejam assistidos, ouvidos, discutidos, debatidos, lidos ou jogados", afirma Celso Forster, Diretor de Marketing da empresa no Brasil. Com o mote "ESPN é diferente" a empresa iniciou o conceito de sua campanha vencedora. O jornalismo independente e opiniões claras fizeram parte da idéia inicial nesta empreitada. "Fanático por futebol assiste a copa na ESPN" foi o tema principal da campanha que abrangeu mídia alternativa, dois comerciais de TV, Spot de rádio, internet, banners, bolão, vídeos on-line, acompanhamento on-line.

Como mídia alternativa, o destaque foi para a campanha realizada em banheiros masculinos em bares das principais capitais do Brasil onde os consumidores dos bares, ao utilizar os mictórios, poderiam fazer "gols" com as pastilhas de naftalina em um gol miniatura, colocado dentro dos reservatórios. O resultado foi de 7.108.000 pessoas que assistiram o canal durante a Copa do Mundo na Alemanha. As assinaturas adicionais atingiram o número de 59 mil para a ESPN e 49 mil para a ESPN Brasil.

Sucesso com novos aviões
Outra campanha de sucesso foi da Embraer com o lançamento dos aviões Phenon 100 e Phenon 300. Com unidades da empresa espalhadas pelo mundo e diversos aviões de modelos diferentes dividas estrategicamente em Executivo, Comercial e Defesa, um dos desafios é chegar em cada um destes públicos da melhor forma. Para empresários e executivos que possuem recursos para a compra de aviões com a finalidade de passeios e viagens, a Embraer define como Executivo. Direcionada para empresas, companhias, indústrias e grandes corporações são da categoria Comercial, e por fim, a de Defesa está associada a Governos, Forças Aéreas e etc.

Na estratégia de lançamento do avião Legacy, a companhia desenvolveu ações para definir o público-alvo, marketing de promoção - eventos e cerimônias especiais - e a estratégia de comunicação. A empresa também tinha como objetivo aumentar a linha de produtos, fortalecer as vendas e atingir o mercado executivo. A campanha teve como tema principal na primeira fase "See the lights" e o seu maior anúncio aconteceu durante um evento em Washington, capital norte-americana.

A partir da segunda fase, a Embraer começou a produzir peças comerciais em revistas de negócios, material de promoção como: chapéus, bolsas e etc. No dia que antecedeu o evento de lançamento dos novos aviões, houve uma conferência com jornalistas, com anúncios em vídeos e maquetes dos novos produtos da empresa. Já no lançamento dos aviões Phenon 100 e Phenon 300 os organizadores do evento não esperavam por tanto interesse por parte dos convidados.

"Eles perguntavam quanto custaria e aonde poderiam fazer o pagamento de entrada do produto", disse o Gerente de Promoção, Publicidade e Gestão da Marca Embraer. O evento também encantou os clientes com tecnologia de ponta. "Os clientes passavam por dentro dos aviões, olhando todos os detalhes e ainda podiam escolher a decoração interior de seu gosto", completa o executivo. O resultado da campanha, em menos de dois anos, atingiu o número de mais de 400 aviões vendidos.

Acesse
espnbrasil.uol.com.br
www.embraer.com.br

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