Franchise Store revoluciona o mercado de franquias | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Cases

Franchise Store revoluciona o mercado de franquias

Criação do Grupo Cherto, loja inaugurada em dezembro de 2008 já fechou mais de 100 negócios

Por | 30/07/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O empreendedor ou empresário que desejasse abrir uma franquia tinha uma longa caminhada pela frente até o ano passado. Se não tivesse uma marca em mente e a conhecesse a fundo, teria que avaliar entre as 1.379 redes que existem no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). No máximo, encurtaria o caminho durante a ABF Franchising Expo, feira onde se reuniram 260 marcas neste ano durante três dias.

O Grupo Cherto, referência em franchising no país, sentia essa dificuldade. Foi aí que veio a ideia de Marcelo Cherto, sócio-diretor da empresa ao lado de Filomena Garcia. Por que não criar uma loja permanente para vender franquias? Nasce então a Franchise Store, único lugar onde é possível encontrar 60 marcas num só endereço. Com um adendo: a loja oferece ainda assessoria e apoio aos investidores.

Franchise Store revoluciona o mercado de franquias

Com isso, o Grupo Cherto adicionou à marca de 300 franquias vendidas em 13 anos mais 110 em seis meses. A Franchise Store começou depois de um ano de planejamento com 20 marcas e o objetivo é fechar o ano representando 100 franqueadores. Eles pagam um fee mensal e uma participação por negócio fechado. "Superou as nossas expectativas. Nossa meta sempre foi muito ousada, mas estamos no caminho para batê-la", comemora Filomena Garcia em entrevista ao Mundo do Marketing.

Mercado em ebulição
Um dos grandes diferenciais da loja é levar informação para quem quer investir neste mercado que movimentou R$ 55 bilhões em 2008. "O grande negócio da Franchise Store foi desmistificar a franquia para o investidor. Era um mercado muito fechado. Antes, o investidor era como um desbravador porque ele tinha que escolher entre centenas que existem, indo de uma a uma atrás de informação", aponta Filomena. A loja recebe pessoas do Brasil inteiro em 200m². A média de fechamento do negócio caiu de 120 para 45 dias nos casos mais extremos.

Franchise Store revoluciona o mercado de franquiasMesmo depois de um crescimento de 19,5%, o mercado continua a crescer em ritmo acelerado neste ano. A estimativa da ABF é de pelo menos mais 13%. O motivo? A crise. "Este é um momento em que há pessoas que não se sentem mais seguras no trabalho e que há investidores que vêem na franquia um investimento rentável e que você tem controle", explica Filomena (foto). Todos os 12 segmentos de franchising estão em expansão. Entre as principais áreas estão Alimentação, Acessórios e Calçados, seguidos de Beleza e Saúde.

Boa parte do combustível para o segmento andar tão rapidamente está na evolução do Marketing praticado pelos franqueadores.  Até pouco tempo atrás, nem todas as marcas trabalhavam com o fundo de Marketing e, quem o fazia, deixava restrito à divulgação, seja no ponto-de-venda ou na mídia de massa. O cenário agora é de profissionalização e maior foco neste quesito. "Isso faz com que marcas menores, com 20 PDVs, já tenham destaque. Tem crescido também a participação dos franqueados na decisão de como usar esta verba", afirma Filomena.

Marketing é fundamental
Para Filomena Garcia, coautora do livro Marketing para Franquias, uma franquia bem estrutura tem que ter uma visão de marca, de curto, médio e longo prazo, deixar claro o posicionamento e o mix de produtos. Tem que investir em merchandising, em material de ponto-de-venda, em treinamento e num plano de expansão. "O grande desafio de uma rede de franquia é atender as expectativas locais de Marketing que o franqueado tem. O franqueador tem que pensar em rede, mas não pode se esquecer que ele pode ter uma demanda específica em cada região", salienta.

O perfil de quem investe em franquia também mudou. A característica predominante anteriormente era o da pessoa que queria substituir o seu emprego pela franquia. Esse perfil vai continuar existindo, mas está crescendo dois novos. Um pretende deixar a vida de executivo de lado e virar empresário. "Ele não quer ter apenas uma loja. Quer duas, três, cinco e até de marcas diferentes. São empresários, pessoas que terão uma rede dentro da rede", descreve Filomena. O outro perfil são grandes empresários que querem ter 15, 20 lojas com sócios operadores. "São pessoas muito qualificadas que já tiveram história de sucesso em outros negócios".

Franchise Store revoluciona o mercado de franquiasAgora, essas pessoas estão passando pela Franchise Store. Por dia, são pelo menos 10 que fazem reuniões que duram em média 1h30. Mas se os investidores não baterem à porta na Avenida Nove de Julho, a loja vai até elas. Foi assim na ABF Expo deste ano e é assim em shoppings. Mas isso não é tudo. O plano é, não por acaso, franquear a própria Franchise Store. As primeiras inaugurações devem acontecer até o primeiro semestre de 2010 em capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.

A última tacada da loja foi fechar parceria com o Banco do Nordeste para assessorar franqueadores e franqueados. O objetivo é oferecer financiamentos em condições favoráveis para viabilizar ou expandir negócios no Nordeste e na região do Semi-Árido (partes dos Estados do Centro-Oeste e Minas Gerais). "Não tem jeito, pensou franquia, pensou Franchise Store", escreveu em seu blog Marcelo Cherto (foto).

No Mundo Virtual
A Franchise Store ainda não tem comércio eletrônico, uma ideia que não nos espantaríamos se o Grupo Cherto colocasse em prática, mas está multiplicada em diversos pontos de contatos on-line, como site, blog, twitter, fotos no Flickr e canal de vídeos no Youtube.

Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss