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O que os CEOs esperam do Profissional de Marketing?

Se tem uma área que se transforma a cada ano é Marketing. Logo, se nós não buscarmos por conhecimento constante em pouco tempo ficamos para trás

Por Bruno Mello - 17/03/2021

Poucas áreas dentro de uma empresa geram tanta expectativa quanto o Marketing. De forma geral, e em última instância, somos responsáveis por colocar o cliente na cara do gol - pronto para digitar a senha do cartão e realizar uma compra. Mas também devemos contribuir para insights que gerem inovação, desenvolvimento de produto e retenção, para citar apenas algumas das demandas da área. Isso tudo, claro, com um time. 

Dentro desta equipe, temos muitos jogadores. Para resumir, vamos destacar três principais “atletas”. Os analistas, os coordenadores e os gerentes ou diretores de Marketing, pois como há empresas de todos os portes aqui, às vezes a função entre o gerente e o diretor se mesclam. O que então, afinal, os CEOs esperam dos diretores e gerentes e o que os líderes esperam da sua equipe? 

Em linhas gerais, nos cargos mais operacionais se espera que os analistas sejam responsáveis por executar e acompanhar as ações e os indicadores de desempenho de Marketing na unha, enquanto os gestores devem perseguir métricas como CAC, LTV, ROI, Churn, CS, Engajamento com a Marca, além de conduzir estudos relacionados à Inteligência de Mercado, Relacionamento com o Cliente, Gestão das iniciativas e Recursos.

Já os Diretores e VPs de Marketing devem ser os responsáveis pela estratégia de competitividade do negócio. Entre as principais métricas acompanhadas por esse executivo estão OKRs, Crescimento, Rentabilidade e Market Share. Mas atenção: seja em qual nível você esteja, é importante estar atento a tudo isso que citamos. Há sim especialidades dentro do Marketing, mas o profissional de sucesso de hoje é aquele que tem uma visão do todo.

Em comum, todos devem apresentar as famosas soft skills - habilidades essenciais e importantes na condução do seu trabalho. Todos que atuam no Marketing são obrigados a ter as características a seguir: Assertividade, Proatividade, Comunicação interpessoal, Flexibilidade, Iniciativa, Organização, Criatividade/ Inovação, Resiliência, Solucionador de problemas, Empatia, Pensamento Analítico e Relacionamento com a equipe.

Agora, entramos nas Hard Skills, que são as principais habilidades e conhecimentos técnicos necessários para ter sucesso na área. Cada função em especial tem sua especificidade e o que é mandatório, como por exemplo análise de mídia para quem é responsável por comunicação, mas três habilidades são mandatórias para todos hoje em dia: Data Analysis (Análise de Dados), Aprendizado e crescimento constante e Capacidade de gerenciar múltiplas tarefas.

Se tem uma área que se transforma a cada ano é Marketing. Logo, se nós não buscarmos por conhecimento constante em pouco tempo ficamos para trás. É bem verdade que dá para sobreviver em companhias igualmente atrasadas, mas não demora, a conta chega. E como quase tudo hoje em dia são dados, é impossível crescer se não nos aliarmos a eles. E são muitos dados e muitas demandas, diversas frentes capitaneadas pelo Marketing. Por isso a capacidade de gerenciar múltiplas tarefas é tão requisitada. 

Sim, não é pouca coisa. Mas é incrível mesmo assim. Duvido você discordar! 

Bruno Mello - Sócio fundador do Mundo do Marketing, Sócio da Kmaleon, Head de Marketing do Atos6 e do E-inscrição e Coordenador dos MBA de Marketing e Comunicação da FACHA