Editorial

Publicidade
Publicidade
Editorial

Mundo do Marketing: 14 anos se reinventando em meio a crises

Temos quatro grandes novidades a serem anunciadas ao longo deste trimestre. A primeira, você conhece hoje!

Por Bruno Mello - 04/05/2020

O mês de março de 2020 ficou marcado na vida de todos nós e da humanidade. Era para ser um mês de comemoração pelos 14 anos do Mundo do Marketing com o lançamento de novidades e deste novo site que você está tendo acesso agora, mas a pandemia da Covid-19 mudou os planos do mundo inteiro. 

No que pese esta ser a maior crise enfrentada desde a Grande Depressão de 1929, a nossa trajetória é marcada por tempos incertos. Em 13 de março de 2006, lançamos o Mundo do Marketing sem qualquer investimento além dos parcos recursos de um jovem de 24 anos sem nenhuma conexão com o mercado. Foi na raça e na coragem mesmo – com muita dose de risco que marca a vida de todo empreendedor. 

Dois anos depois, já enfrentaríamos a nossa primeira crise econômica com os efeitos do subprime norte-americano no mundo todo. Depois de um 2009 com PIB negativo, avançamos a partir de 2010 até perder força novamente em 2014 e enfrentarmos a segunda grande crise por mais dois anos em 2015 e 2016. Vamos para 2017 e 2018 com anos igualmente desafiadores e difíceis para a economia, mas, como todos, encaldados. 

Chega 2019 e temos nosso melhor resultado desde 2014 em faturamento e em recordes de audiência. O ano de 2020 prometia (e ainda promete – crescemos nada menos do que 70% em novos habitantes entre janeiro e abril). Estamos vivemos um período ímpar em nossa história. Menos pelas perspectivas de aumento de negócios, afinal a crise será para muitos, mas por termos que enfrentar mais um grande desafio e pela certeza de que vamos superá-lo. E aqui estamos nós, lançando um novo site no mês em que se comemora o Dia do Profissional de Marketing. 

Tenho quatro grandes novidades a serem anunciadas ao longo deste trimestre ainda, mas agora vou falar apenas de uma. Aprofundamos novamente a nossa vocação de inteligência de mercado com o reforço na publicação de estudos frequentes no Mundo do Marketing Inteligência e com os reportes setoriais no Mundo do Marketing Reports para auxiliar na sua tomada de decisão. 

Informações são importantíssimas e continuamos noticiando o que de mais importante acontece no mercado, mas nada substitui análises setoriais, de comportamento, tendências e conceitos, sobretudo no momento em que vivemos. Este sempre foi o nosso propósito: ir além do dia a dia e entregar algo que faça a diferença no desenvolvimento do profissional, do Marketing e das empresas. 

Não é lugar comum: neste momento é o propósito que fará você atravessar por mais essa crise. São suas essências, o que só encontram em você e o que realmente lhe diferencia dos demais. Ter suas raízes muito bem fincadas no solo é que fará a sua empresa passar por este vendaval. Como uma árvore, ela vai balançar. Pode até perder muitas folhas, um galho ou outro, mas pode se manter de pé. 

Enfrentar a terceira crise em 14 anos não é fácil. Muitas folhas e galhos ficaram pelo caminho. Está balançando bastante, porém, tenho certeza de que nossas raízes estão bem fincadas no solo. Uma das nossas características é a reinvenção. De novo, é como uma árvore que perde suas folhas todo inverno e floresce novamente na primavera. Esta crise veio só para confirmar esta nossa vocação. 

E para você e sua empresa? Qual é a vocação dela? Qual é o seu propósito? Responda estas perguntas e floresça sempre. Assim como a estação do ano em que estamos e o cenário da pandemia do Coronavírus no horizonte, parece que ainda estamos no outono. Ainda virão as baixas temperaturas do inverno, mas logo depois vem a primavera e estaremos bonitos na foto novamente. Eu confio e você?