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Mundo do Marketing 13 anos: o que aprendi e qual o próximo passo

Meu aprendizado neste período foi que Marketing não pode ser um departamento. Deve ser A Empresa. A companhia deve respirar Marketing em todas as suas atividades

Por | 13/03/2019

bruno@mundodomarketing.com.br

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Dia 13 de março é sempre uma data emblemática, pois neste dia, em 2006, o Mundo do Marketing ia ao ar. Lembro-me como se fosse hoje "a cara" do portal e o conteúdo todo escrito por mim, ainda, sozinho. Éramos três sócios: eu fazendo o conteúdo e outros dois tocando o portal. Uma história que poucos sabem é que, jornalista como sou, mais de uma década atrás, eu não entendia absolutamente nada de Marketing. Zero mesmo. O máximo que havia me aproximado foi em uma matéria na faculdade em que, veja você, tiramos o livro do Kotler da ementa porque aquilo estava indo contra as nossas crenças, afinal, discutir Marketing com alunos de jornalismo saídos da adolescência beirava o estopim para a terceira guerra mundial.

Quando fui desafiado a escrever sobre o tema para um freela continuava sem saber nada. A cabeça, porém, já estava mais aberta e inquieta. Mesmo assim, não escrevi uma linha sequer. Pesquisei tanto sobre Marketing ao mesmo tempo em que os portais de conteúdo na internet se consolidavam e cresciam, que a minha proposta não foi produzir uma reportagem, mas sim criar um portal para o profissional de Marketing chamar de seu. Um canal que fosse sua ferramenta de trabalho. Que falasse do mercado, de casos de sucesso, de estratégia, tendências. E assim tudo começou.

Nestes 13 anos, o que mais fiz foi aprender com os grandes mestres com quem tive o prazer de entrevistar, conversar, ler e até fazer negócios. São centenas de pessoas, referências do mercado há anos, que citá-los aqui seria injustiça sob a pena de esquecer de muitos. O que aprendi neste período foi que Marketing não pode ser um departamento da empresa. Deve ser A Empresa. A companhia deve respirar Marketing, que, no fim do dia, entrega algo que só ela pode proporcionar ao cliente, aos colaboradores e acionistas. E, em última instância, mas não menos importante, contribui para o bem comum.

Marketing para mim é tudo. Não é "apenas" uma marca amada e valiosa, um produto incrível ou um serviço impecável. É toda a cadeia. É a experiência 360º. É integrado. É digital. É multicanal. É básico! É fazer o que deve ser feito muito bem feito. É um monte de pequenas coisas juntas que somadas entregam algo único e, sobretudo, consciente. É fácil no sentindo de que não se deve complicar processos nem ideias. É, ao mesmo tempo, complexo porque estamos em um mundo em rede, interligado e conectado. Volátil. Incerto. É entender de gente. De cultura. É fazer e mudar cultura. É ser protagonista.

Marketing não é a morte dos 4 Ps ou 4, 5, 6, 7, 20 Ps e não sei mais quantos Cs, X, Y, Zs... Marketing é paixão. É arregaçar as mangas de segunda a segunda. De manhã cedo, varando a noite. É se entregar com um baita sorriso no rosto e sangue nos olhos a cada novo projeto com a certeza de que ele vai mudar o mercado e o mundo. Marketing hoje também são números. Tecnologia. Conteúdo. É mutável e imutável ao mesmo tempo porque no apagar das luzes, no fim de tudo, na essência boa do homem, nós só queremos amor e qualidade de vida. Esses dois fatores não mudaram desde que nos conhecemos por gente e acredito que não deve ser alterado tão cedo. Produtos e serviços entregam benefícios que contribuem para qualidade de vida. E, sim, ela é relativa. Para mim esta é uma das maiores belezas do Marketing. É muito maior do que qualquer atividade isolada que fazemos.

Parece clichê ou acadêmico num sentido pejorativo? Experimente fazer o contrário. Nestes 13 anos de Mundo do Marketing, não faltam exemplos que servem de lastro a estas crenças. Um último aprendizado e um dos mais valiosos da vida: O Mundo do Marketing dá voltas! O sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã. Repetir fórmulas que já não funcionam mais ou ficar parado é entrar na fila do cemitério. Um aprendizado bônus: Marketing, em sua essência etimológica é movimento.

E o que vem por aí? Qual é o próximo passo sugerido no título deste editorial em comemoração aos nossos 13 aniversários? Vamos continuar aprendendo e apresentando estes aprendizados aos nossos Habitantes e clientes. Um de nossos maiores ativos construídos ao longo desta história foi a propriedade com que produzimos conteúdos e geramos leads por meio de estratégias consistentes de Marketing de Conteúdo e Inbound. O Mundo do Marketing Conteúdo é daqueles trabalhos que todos aqui têm paixão em fazer. É isso que importa. E, como sempre, só temos a agradecer a você por estar apaixonado conosco S2.

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