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12 anos de Mundo do Marketing. A força de uma marca que nos impulsiona

Em pouco mais de uma década, portal se reinventa no modelo de negócio e ganhou novas frentes no mercado, assim como outros grandes players da indústria e serviços

Por | 13/03/2018

bruno@mundodomarketing.com.br

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Veja se você pensa assim: o sucesso do passado não garante nem um mês de sobrevivência neste mundo que se descortina novo a cada dia, a cada minuto, mas quando você tem uma marca que se mantém conectada ao seu tempo e olha para o futuro constantemente as chances de se manter relevante são grandes. Humm...será mesmo? Pode ser, mas este pensamento é quase impossível nos dias de hoje simplesmente porque as múltiplas opções concorrentes e as transformações dos negócios e das pessoas (esses dois impactados fortemente pela tecnologia) pegaram de assalto a grande maioria das empresas em seus mercados originais. É preciso ir além.

Das duas, as duas. Não é das duas, uma. Ou você tem um bom propósito que entrega um diferencial único que de tão intangível as pessoas conseguem sentir em experiências e até se materializam em características de produtos e serviços ou você tira o foco do seu mercado original para poder entender, agregar e oferecer o que as pessoas e empresas precisam por meio de outros features ou até mesmo outros produtos e serviços. Vamos a três exemplos bem claro disso, a clássica Coca-Cola, a Gol e o próprio Mundo do Marketing que neste dia 13 de março comemora 12 anos no ar.

A então empresa de refrigerantes não só tem um propósito muito claro há anos como vem diversificando o seu mercado constantemente - sua última aquisição no Brasil, com Ades, foi em 2017. De uma empresa de refrigerantes ela passou a ser uma companhia de bebidas não alcoólicas e alcoólicas - há alguns dias a empresa lançou no Japão um tipo de "Chu-hi", bebida popular entre os jovens orientais feita com um destilado chamado shochu e água com gás, com algum sabor de fruta adicionado.

Ou seja, vende água, café, chás, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e à base de proteína vegetal e em outros mercados vende até leite, além dos refrigerantes e da originária e icônica Coca-Cola que, sim, perde espaço porque as pessoas adquiriram novos hábitos. Mas a organização como um todo perde? Só ganha ao diversificar não apenas em produtos, mas em formatos de embalagem e preço de acordo com cada momento da jornada do seu shopper.

Já a Gol em seu recente reposicionamento percebeu que ela entrega muito mais do que um assento de avião e que seu negócio hoje é muito maior do que "apenas" transportar pessoas. Ela entrega experiência, é um canal de comunicação e de e-commerce ao mesmo tempo, todos muito dependentes do uso das melhores tecnologias. Tão ou mais importante que ter um preço competitivo é oferecer, às vezes, algo que seria básico não fosse a complexidade do negócio: pontualidade. Focado no público AB corporativo, esse é um fator determinante, mas não único.

O que está em jogo aqui é a moeda do tempo. Ao ser orientada pela tecnologia, a Gol busca otimizar o tempo do seu cliente ao máximo, com tudo que você precisa fazer na palma da mão. Desde um básico check-in - mas este via reconhecimento facial - até antecipação e remarcações de voos pelo smartphone. No site, além de passagens aéreas, pode-se alugar carro e reservar hotel. As barreiras foram derrubadas. Os muros caíram. As empresas precisam se movimentar - sempre.

Nestes dois casos, possuir uma marca forte ajudou. Perceba que não foquei em nenhum momento sobre o tema comunicação. Sem dúvidas uma marca com grande investimento em mídia e Live Marketing pode ser uma marca forte. Mas a força dela só é grande quando ela gera negócio de dentro para fora. Foi isso que Coca-Cola e Gol fizeram e o que estamos experimentando no Mundo do Marketing que conto brevemente por ocasião de nosso aniversário.

O trabalho realizado nos últimos cinco anos com foco em inteligência de mercado e o deste tempo todo voltado a um conteúdo estratégico nos qualificou a ser hoje, intitulado pelo nosso cliente, como a agência de Marketing de Conteúdo da APAS SHOW, simplesmente a maior feira supermercadista do mundo. Na área de Inteligência, além do trabalho realizado para a Tecnisa, alguns grandíssimos players de outros mercados já nos solicitaram para mostrar Tendências, enxergar as transformações do mercado e provocar insights estratégicos.

De um veículo de comunicação digital nasceu uma agência de Branded Content e um Hub de Inteligência. Content fazemos desde 2007 (um ano após nosso lançamento). E ainda tinha inbound sem nem existir o termo ainda. A consistência e o comprometimento com nossa entrega fez nascer ainda o Pesquisas.com.br. Este e-commerce de pesquisas está só no começo e é mais uma prova de que uma marca forte pode impulsionar muitos negócios. Basta cuidar bem dela.

Mundo do Marketing 12 anos

(Crédito imagens: Depositphotos)

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