Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Canais

Procuram-se Insights. Quantos você teve recentemente?

Rotina corporativa exige soluções que mudem os negócios como se inovação fosse algo que se conseguisse em atacado, no entanto, o que se procura pode estar no que já foi feito

Por | 26/07/2017

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A pergunta do título está errada. Não se trata de quantidade. Um insight em um século pode mudar a vida de um planeta inteiro. É só lembrarmos de conhecidos como Henry Ford e de Steve Jobs. Porém, o contrário também é verdade. A falta de um único insight pode não mudar absolutamente nada. E é disso que gostaria de chamar a sua atenção. A nossa rotina corporativa - e até pessoal - está nos alijando de termos insights que mudem os negócios e os mercados em que trabalhamos. É cada vez mais difícil obter uma ideia que conduza a uma transformação que vai alterar as regras do jogo ou ao menos gerar aquela diferenciação necessária a qualquer marca, produto ou serviço.

Certamente já falamos sobre o assunto falta de tempo neste espaço e seus motivadores dentro dos departamentos de Marketing e em todas as empresas de modo geral. Assoberbados pelas mil e uma atividades que fazemos todos os dias - quase que as mesmas sempre - falta oportunidade para enxergar o óbvio ou analisar o ambiente com uma lente mais ampla que nos traga informações realmente relevantes. Nunca se produziu e distribui tanto conteúdo como nos dias de hoje. O problema está em encontrar algo que valha a pena. E sempre tem. Sempre. Basta olhar. É este olhar que não temos. Como disse, os conteúdos estão aí. Mapear, Filtrar, Organizar, Relacionar e Analisar é que são elas. Quantos relatórios, pesquisas, séries, livros, museus, filmes, análises e uma infinidade de conteúdo que estão na nossa lista de espera?

Chega a ser desumano, confesso. Mas há meios de se conseguir. Um deles é se debruçando sobre tudo que falamos acima. Para isso você precisará de um bom tempo livre e de ferramentas que lhe ajude neste processo. É um trabalho que não tem fim: inteligência de mercado e/ou Big Data. Não quero fazer propaganda aqui, mas dar um exemplo. A construtora Tecnisa tem um projeto voltado para um público específico. E o Mundo do Marketing Inteligência tem um cem números de conteúdos sobre este público, entre reportagens, estudos e pesquisas. O que nós fizemos? Mapeamos tudo que tínhamos em nossa plataforma e apresentamos a eles um Raio X. Resultado: tiveram um insight que ajudou a refinar o posicionamento do produto, algo que poderá ser certeiro dentro da estratégia de lançamento.

Já fizemos isso outras vezes. Em 2015, organizamos um material cujo objetivo era mapear tendências, comportamentos de consumo e indicar oportunidades em diversos mercados. Percorremos 10 cidades brasileiras e inspiramos centenas de profissionais. Este ano, sem medo de errar, demos vida a um dos melhores conteúdos do Mundo do Marketing ao longo de 11 anos. Trata-se do Mundo do Marketing Insights, um canal dentro do Mundo do Marketing Inteligência. Sou fã do formato porque ele é direto, certeiro e você pode ter um insight em uma leitura de menos de dois minutos. O que nós fazemos e que está disponível a todos assinantes? (Calma! Tem degustação. Você pode ver alguns aqui).

Mapeamos, filtramos, organizamos e relacionamos cenários, megatendências, tendências, comportamentos e - importante - casos de sucessos em um único documento de forma cirúrgica. Você lê apenas o que é importante. Apenas uma informação com um case por dia, de segunda a quinta-feira, em diversos mercados, como indústria, varejo e serviços, e práticas de Marketing. De novo, não se trata de uma propaganda, mas de uma indicação que eu adoraria estar recebendo. Vibro com vários Insights que leio diariamente. É um conteúdo muito relevante e poderoso. Faço esta recomendação porque muitos de nossos habitantes deixaram claro essa necessidade na última pesquisa em que ouvimos vocês. Fica a dica. Dá uma olhada lá e volta comigo. Me manda um e-mail dizendo o que achou, críticas e sugestões?

insight





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss
Evento: Influenciadores Digitais