Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Canais

Somos todos Bel Pesce

Ainda que tenhamos muitas Bel Pesce por aí, não fique feliz achando que você fica de fora dessa. Você e eu podemos ser a próxima Bel Pesce. Sabe por que?

Por | 06/09/2016

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Provavelmente você já viu a capa ou leu o livro de Seth Godin "Todo Marqueteiro É Mentiroso!". Recorrendo à sinopse, ele diz que "Todo profissional de marketing conta uma história. E se eles fazem isso direito, nós acreditamos neles. Nós acreditamos, por exemplo, que vinho é mais gostoso numa taça de $20 do que numa taça de $1, e acreditando, isso se torna verdade. Profissionais de marketing bem sucedidos não falam sobre vantagens, nem mesmo sobre benefícios. Em vez disso, eles contam uma história. (...) Todas as empresas precisam fazer marketing para se manterem competitivas, e fazer marketing é, essencialmente, inventar histórias".

Seth Godin é uma das principais referências do marketing não é de hoje, mas o grande erro que muitos profissionais da nossa área já cometeram e ainda cometem até hoje é levar essa sinopse à cabo, à risca e, pior, ficar somente na sinopse. Em alguns casos, carece ler o livro. Este, outros e, além de tudo, ter uma boa experiência. Falta entender e aplicar que Marketing é muito mais do que contar boas histórias. Um dia pode até ter sido, mas não é mais há bastante tempo. Esta constatação aproxima estes profissionais de Marketing da tão falada Bel Pesce.

Desde que "A Menina do Vale" surgiu, muitas pessoas me perguntaram o que achava dela. Sempre disse duas coisas. Primeiro reconhecia a sua habilidade em fazer o que era proposto para a sua audiência. Ela tem sucesso nisso. Tem seu público. É como Romero Britto e Paulo Coelho. Negar o sucesso deles é puro recalque. A segunda questão é a que fala mais próximo aos profissionais de Marketing. Havia mais espuma do que chopp. Mais românce do que realidade. Faltam fatos que sustentem a história. Falta consciência. E, neste ponto, há muitas Bel Pesce em nosso mercado. Muitas marcas Bel Pesce. Muitos produtos são Bel Pesce. Muitos serviços são Bel Pesce.

Ainda hoje vendem-se campanhas publicitárias maravilhosas. Serviços e produtos lindos em comerciais de televisão ou posts nas redes sociais que quando você vai utilizar não chega a ser aquela Brastemp. Aliás, até a Brastemp já chegou a ser questionada se ainda era aquela Brastemp toda. Lembra? Exatamente na mesma rede social que catapultou e deu uma rasteira na Bel Pesce. Celebridades que sequer compram, usam ou consomem o produto ainda são comuns. Até as blogueiras hoje em dia são recrutadas pelas marcas sem ter aquela aderência toda.

A questão é que, já vem de um bom tempo e vem ficando cada vez mais imperativo, é preciso ir além, muito além do discurso, da embalagem, dos comerciais e do carisma. É preciso ter uma história sim, mas consistente. Coerente. Que se prove, que se comprove, pois até bons produtos, serviços e marcas passam pelo teste do tempo e das transformações que vivemos diariamente. Nada melhor do que o tempo para separar os fracos dos fortes. Os pequenos dos grandes.

Ainda que tenhamos muitas Bel Pesce por aí, não fique feliz achando que você fica de fora dessa. Você e eu podemos ser a próxima Bel Pesce. Sabe por que? Porque precisamos nos provar todos os dias. Cada dia temos que construir algo novo de novo. E algo com consistência. Com coerência. Com profundidade. Com resultados reais. Concretos. Você e eu podemos ter grandes currículos. Muitos feitos, mas isso tem prazo de validade não só no Marketing, mas neste mundo cada vez mais efêmero em que vivemos. 

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss