10 anos do Mundo do Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Canais

10 anos do Mundo do Marketing

A trajetória do portal que nasceu com o objetivo de contribuir para o crescimento do setor apresentando histórias inspiradoras e conteúdo especializado para tomada de decisão

Por | 28/03/2016

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Lembro como se fosse hoje. A recepção da Incentive House. A sala da Riane Pontarelli na Torre do Rio Sul, no Rio de Janeiro. Foi a primeira entrevista do Mundo do Marketing. E ela perguntando um pouco desconfortável depois de eu ter confessado que era a primeira: você já fez entrevistas antes? Achei engraçado porque, apesar de ter 23 anos e estar começando um projeto novo, já trabalhava neste oficio desde os 18 e, como todo jovem, achava que sabia demais. Mas aquele momento ficou marcado para sempre. Foi parte do ponta pé para hoje estarmos completando 10 anos do Mundo do Marketing.

Passa um filme em minha cabeça. Desde 2005 quando começamos a planejar este negócio, ano após anos, cada fase do portal, até chegar aos dias de hoje. Da bancada desenhada em Corel, comprada e cortada na Leo Madeiras, e montada por mim e meu irmão. Dos dois computadores comprados em 12x. E o engraçado era que só tinha eu na empresa, meu irmão Marcelo Freitas e o Guto Rocha. Eles tinham computador. Mas compramos um extra planejando que logo teria alguém ali para usar. Até o dia em que compramos a mobília do escritório na Tok Stok anos depois.

São coisas do dia a dia que mais me marcaram. A Ana Couto aceitando conceder uma entrevista quando o portal ainda não estava no ar depois ter visto apenas o layout para daí concluirmos que: se a Ana Couto vai falar com a gente, é porque o design está bom. O primeiro contrato de parceria assinado com a HSM nos primeiros meses do portal. A aposta do Gil Zdanowsky em me apoiar sendo o primeiro anunciante do portal (e era uma permuta). O dia em que liguei para um prospect, em 2006, e ele bateu o telefone na minha cara para nos anos seguintes vir a ser um dos principais anunciantes.

O primeiro ano marcou muito porque era um projeto novo que foi abraçado por muitas pessoas. Pelo Jaime Troiano que passou a escrever para a gente com uns dois ou três meses do portal no ar, pela Geyse Alencar que nos fez acreditar em nosso diferencial, pelo Vitor Pires que abriu as portas da universidade para realizarmos um evento, pela Rizzo Miranda, pelo Flavio Rozemblatt, pelo Alberto Cerqueira, pela Elisa Santa Rita e pela própria Riane que participaram do seminário. E pela Mariana que embarcou conosco neste comecinho.

Tocar um negócio no Brasil não é tarefa fácil. Agora imagina uma empresa que está na interseção de três das áreas que mais se transformaram nos últimos 10 anos? Marketing, Comunicação e Tecnologia. Às vezes me pego pensando como ainda estamos aqui, vivos. Afinal, nascemos sem ninguém por trás. Ao todo, o primeiro ano do portal consumiu cerca de R$ 8 mil em investimento. Em 2008, no auge da crise financeira internacional, quase quebramos. Sem um veículo de papel, sem uma empresa bancando, tudo que sempre tivemos foram grandes amigos e parceiros que acreditaram na gente e a quem devo muito.

Pessoas como o Romeo Busarello e o Gustavo Reis. O Marcos Facó. A Ingrid Lagrotta. A Camila Serejo. O Carlos Ferreirinha. Imagina, você com uma empresa no subúrbio do Rio de Janeiro e me bate à porta a então sócia da MCF, a querida Dani, para realizarmos uma edição do curso deles no Copacabana Palace em 2007 e esta ser a edição com o maior número de pessoas até então fora de São Paulo. Por mais ambicioso que o projeto fosse, aconteceram coisas que nunca poderia imaginar. A Exame nos ligar pedindo nosso conteúdo. A Dow Jones idem.

E o mais incrível: o carinho que as pessoas, a quem também carinhosamente nos referimos como Habitantes do Mundo do Marketing, têm pelo portal que há três anos se transformou em uma ferramenta de inteligência estratégica com a ajuda da Sylvia de Sá, do Bruno Garcia, da Theiza Conte Paiva, do Ricardo Leite, da Thais Fonseca, da Amanda Martins, do Rodrigo Dias e do Diego Martins. Isso faz toda a diferença. Pessoas como o Ricardo Martins e o Diogo Gouvêa, recém formados, que foram na nossa salinha lá no subúrbio como leitores apaixonados pelo portal e hoje são grandes executivos. No fundo, é isso que faz valer a pena esses 10 anos.

A paixão, e porque não o idealismo, de todos que passaram (Thiago Terra, Guilherme Neto, Mônica Solino, Luisa Medeiros...) e estão aqui conosco (hoje: Percy Mello, Cláudio Martins, Rafael Oliveira, Tiago Cosme, Renata Leite, Priscilla Oliveira, Percy Freitas, Roberta Moraes, Bianca Ribeiro e Junior Souza) é o que nos move. É claro que é um negócio, mas nascemos e estamos aqui para colocar o Marketing no centro das empresas, sobretudo o Marketing bem feito, orientados pela e para as pessoas. Que no final do dia tenham marcas, produtos e serviços que façam a diferença na vida delas. E nós vamos continuar aqui, quem sabe por mais 10 anos, tentando fazer a diferença na vida de nossos queridos e queridas Habitantes.

Veja o canal especial de 10 anos que preparamos, com uma linha do tempo dos fatos mais importantes do Marketing na década. 

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss