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Será que aprendemos (e praticamos) tudo que Kotler nos ensinou?

Voltar ao básico virou a regra de ouro no mundo dos negócios e tema de importantes encontros. Subjugar a força dos simples 4Ps pode ser um grande erro

Por | 15/02/2016

bruno@mundodomarketing.com.br

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delegação da GS&MD Gouvêa de Souza em Nova Iorque durante a Convenção da NRF de 2016A foto ao lado teria tudo para passar despercebida entre as centenas registradas pela delegação da GS&MD Gouvêa de Souza em Nova Iorque durante a Convenção da NRF de 2016. Pode não parecer, mas a imagem ao lado é emblemática. Ela registra executivos de grandes empresas refletindo sobre o que viram no evento com uma mensagem bem clara: "Back to Basics. O desafio de focar esforços para atingir metas no varejo". Num mundo tão complexo como o que vivemos, com inúmeras mudanças, avanços e possibilidades, nos vemos obrigados a voltar a fazer o básico, seja porque não estamos fazendo bem feito ou até mesmo conseguindo fazer o mínimo desejado pelos clientes ou acionistas.

Não era apenas este grupo que discorria sobre o assunto na rodada de discussões após as palestras do maior evento de varejo do mundo; fortemente frequentado por brasileiros. Outras mesas também buscavam olhar-se no espelho. Mas quantas outras mesas, pelas empresas do Brasil inteiro, precisam fazer a mesma reflexão? Aposto que todas. Seja qual for o tamanho e maturidade de uma companhia, sempre precisamos de uma autoanálise do quanto temos criado problemas e dificultado a vida de todos os Stakeholders por não fazer o básico bem feito. Este, aliás, é um tema recorrente entre nossos editorais.

Tão comum como a velha questão presente em um grupo de executivos de Marketing que prega menos Kotler a outras linhas de pensamento. "Kotler está ultrapassado" e "A cartilha do Kotler não resolve mais nossos problemas" são afirmações que ouvimos com frequência nas mais variadas mesas de discussões. Acredito que devemos sim nos entusiasmar e praticar outras fontes de conhecimento, mas é simplesmente impossível aprender e praticar uma simples regra de três se não sabemos somar, subtrair, multiplicar e dividir. É essa a questão.

Será que realmente aprendemos e, sobretudo, praticamos tudo o que Kotler nos ensinou em nosso dia a dia? Em toda nossa organização? Por que, então, executivos tarimbados precisam passar mais de 10 horas num avião, viajar mais de sete mil quilômetros e ouvirem dezenas de palestras para discutirem que voltar ao básico é mais que urgente? As respostas então diante de muitas experiências de compra ou de serviços. Muitas empresas, e especialmente executivos que pregam a morte dos princípios de Kotler subjugam a força dos simples 4Ps.

Pode existir mais não sei quantos Ps, Es, Xs, Ys, ou Zs, mas será que nossos produtos ou serviços realmente atendem aos clientes como nos ensina Administração de Marketing? Ou, mais recentemente, será que eles realmente fazem a diferença na vida das pessoas e da sociedade como propõe Marketing 3.0? Essa é a questão. O consultor Vicente Falconi, o qual muitos se referem como professor Falconi, também nos brinda com uma contribuição inestimável em suas obras e pensamentos sobre como precisamos focar nossos esforços em temas aparentemente básicos.

É teoria demais? Não. É prática. É a rotina do Marketing. É o gerenciamento das nossas empresas. É o sangue que corre em nossas veias, órgãos e sistemas. Definitivamente, as companhias brasileiras precisam praticar o básico bem feito. É chocante quando vemos exemplos nos Estados Unidos como vimos em nossa série especial com a Troiano Branding de empresas tendo atitudes que de tão simples chegam a impressionar. Ora, não temos casos de sucesso no Brasil? Sim, mas os casos que precisam melhorar estão em um número tão superior que precisamos, sim, praticar mais Kotler. Mãos à obra!

NRF, Kotler

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