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Todo mundo fala sobre experiência, mas não é qualquer experiência

Virou lugar comum dizer que promove experiência, mas ainda não é padrão oferecer momentos realmente memoráveis. É preciso avançar para conquistar o coração das pessoas

Por | 17/09/2014

bruno@mundodomarketing.com.br

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"Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo", Confúcio.

Definitivamente, estamos na Era das Experiências. Infelizmente, de tanto que foi falado, oferecer momentos únicos aos clientes, consumidores, prospects e stakeholders no geral parece que caiu no lugar comum e as empresas deixaram de olhar este tema com a atenção que merece. Estamos falando de experiências memoráveis, positivas, pois o que estamos acostumados são com os momentos negativos a que somos submetidos quase que diariamente, seja num aeroporto, num shopping, em um atendimento por telefone ou até mesmo nos serviços públicos que recolhem nossos impostos e nos entregam, na maioria das vezes, uma péssima contrapartida.

Todos já sabemos, ou deveríamos saber, que os produtos e serviços possuem um nível de diferenciação cada vez mais baixo. Está certo que não podemos nos cansar de promover ofertas melhores, mas não podemos nos esquecer das experiências que ultrapassam os limites do tangível. Se você trabalha com algo que é difícil de ser palpável, mais um motivo, e uma grande oportunidade, para virar sua atenção para esta forma de atuação. Mas, como disse no título, não é qualquer experiência.

Aliás, vale qualquer experiência desde que você conheça bem o seu público e ofereça a ele algo que ficará marcado em sua memória para sempre. Só vale experiência memorável, ok? E aqui está uma vantagem de se promover experimentos. Vale desde um buquê de rosas em uma data inesperada, um pequeno presente, até pular de paraquedas ou andar num carro de Fórmula 1. O cardápio é extenso, passando por viagens, prática de esportes e gourmet. E cabe em todos os bolsos de empresas. Mas pense na gigante Vale, que produz minério de ferro.

O minério de ferro, em si, está em muitos dos produtos que usamos diariamente, como uma geladeira, mas é apenas um elemento de um grande composto e, por isso, passa despercebido. Como promover uma experiência com um produto como este? Uma das formas que a Vale encontrou foi utilizar um ativo valiosíssimo que tem: a parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Como uma das patrocinadoras do mais tradicional conjunto sinfônico do país há oito anos, a Vale dispõe de algumas experiências para promover entre seus stakeholders. Vai desde ingressos para os concertos até assistir a um espetáculo no palco.

A experiência de estar ao lado dos músicos, sentir o palco tremer, acompanhar os detalhes dos movimentos do maestro e dos instrumentos tocando trilhas sonoras de clássicos do cinema como Super Homem, Guerra nas Estrelas, Indiana Jones, Tubarão e E.T. fica marcada para a vida toda. Faz você se sentir como se estivesse dentro dos filmes. E o que mais uma marca pode querer se não ficar registrada para sempre na mente das pessoas?

Este me parece o caminho mais efetivo para conquistar o tempo e o coração das pessoas. Ninguém vai sair de casa numa segunda-feira de noite chuvosa para ir ao cinema assistir um filme qualquer, mesmo que a marca tenha convidado, mas se for uma pré-estreia de um longa que a pessoa tanto espera, ela vai passar o dia todo se preparando para aquele momento. É preciso ir além do clichê, das desculpas de verbas, da falta de conhecimento do target e falta de criatividade. Ouvimos todos os dias sobre "promover experiências" e nem os próprios profissionais conseguem tangibilizar o que fazem. Vamos mudar este jogo. Promova experiências verdadeiramente memoráveis aos seus. Você verá o resultado.

Experience Marketing, Gifiting

 

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