O Brasil é realmente o país do presente? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Canais

O Brasil é realmente o país do presente?

?Chancela? de Barack Obama precisa ser aproveitada

Por | 21/03/2011

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Brasil, o país do futuro, agora é uma potência mundial. Somos a sétima economia no mundo caminhando para se tornar a quinta nação mais rica do planeta, mas ainda com complexo de vira lata, como muito bem citou Nelson Rodrigues, e com muitos problemas a serem resolvidos. Tinha acabado de ver o discurso de Barack Obama pela TV e confesso que fiquei orgulhoso e feliz por acreditar que meus filhos viverão em um país melhor.

Mas bastou olhar pela janela e ver um mendigo passando, comendo faminto uma laranja, para cair na realidade. O Brasil que consome como nunca carros, alimentos, apartamentos, eletrodomésticos e um cem números de bens e que deseja exportar o suco que vem da laranja que o mendigo comia é o mesmo que ainda tem fome, pobreza, educação de péssima qualidade e uma corja de políticos que só fazem atrasar o nosso desenvolvimento.

Muitos empresários que almoçaram com Obama em Brasília e outros que estavam no Municipal do Rio neste fim de semana andam de helicóptero e em carros blindados pelas ruas de nossas cidades. Mal conhecem os consumidores para quem vendem seus produtos, que dirá a população que os cerca. As desigualdades ainda são imensas em nosso país e isso empresa nenhuma resolverá. Até porque boa parte deste papel é função do Estado.

Obama e DilmaMudança de paradigma
Afinal, pagamos gordos impostos para isso. A outra parte deve fazer via ações de responsabilidade social e de parcerias público-privada. E temos que cobrar, assim como muito bem fez a Presidente Dilma Russef ao presidente da maior economia mundial. Torço para que estejamos mudando, apesar de ter sido preciso o presidente dos Estados Unidos vir até o país para que acreditássemos que somos uma terra próspera.

Sim, estamos longe do terceiro mundo, de ser um país subdesenvolvido, mas igualmente distante de nos transformar em um país desenvolvido. Temos, com a Copa do Mundo de Futebol e com as Olimpíadas, oportunidades únicas de crescimento. De melhoria em nossa infra-estrutura precária, mas os atrasos em obras e o crescente aumento dos orçamentos já faz acender uma luz de alerta.

Estamos em um belo ciclo de estabilidade econômica, diminuição da pobreza extrema, crescimento da economia, aumento do poder aquisitivo da população e sob o olhar do mundo querendo desenvolver parcerias comerciais, como o próprio Estados Unidos, de olho no petróleo e nos grandes eventos. É preciso urgência, pois se não aproveitarmos estas oportunidades, deixaremos, sim, de ser o país do futuro, para sermos um país do passado, que não soube aproveitar o bom momento.

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss