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Ensinamentos de Tom Peters, Michael Porter e Fabio Barbosa

Liderança, competitividade e sustentabilidade devem entrar na pauta do Marketing

Por | 16/09/2010

bruno@mundodomarketing.com.br

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Ensinamentos de Tom Peters, Michael Porter e Fabio Barbosa Tom Peters acertaria em cheio caso apostasse que poucos líderes de Marketing perguntam a seus funcionários o que eles acham sobre determinado projeto e realmente os ouvem. Assim como questionou aos executivos presentes no Fórum HSM de Estratégia, agradecer pelo trabalho ou pedir desculpas também são atitudes raras no mundo comparativo capaz de minar a competitividade das companhias. Até das maiores organizações.

Como a Ambev, por exemplo, poderia aumentar a sua competitividade, pergunta Michael Porter (foto) no mesmo evento. Ela precisa ter uma cultura de alta performance, responde o professor Harvard Business School, para ter sucesso com produtos realmente diferentes. Desenvolver estratégia hoje não é como antigamente. Num mundo em constantes transformações, o modelo tem que ser desenvolvido dia após dia de acordo com o mercado.

Engenheiros e profissionais de Marketing devem trabalhar juntos, ouvindo os consumidores. Enquanto as empresas buscam inovações, os consumidores são conservadores em geral. Por isso, o design ganha importância. O exemplo da Apple é o mais batido, porém, o mais emblemático. Outro atributo cada vez mais importante é a sustentabilidade.

Ensinamentos de Tom Peters, Michael Porter e Fabio Barbosa Sustentabilidade em pauta
Mesmo conservador, as necessidades, valores e desejos dos consumidores têm mudando com mais frequencia.  A consciência ambiental e sustentável mudará a forma de consumir. As empresas terão que repensar seus modelos de negócio. Porter acredita que esta será, ao contrário do que muitos imaginam, uma oportunidade para melhorar a eficiência das companhias. Isso, se feita pelo caminho certo.

"A sustentabilidade tem que estar no planejamento estratégico, não apenas na comunicação", afirma Porter. A frase soa como música aos ouvidos de Fabio Barbosa (foto). "Estamos num mundo cada vez mais interdependente, com uma sociedade conectada em rede e as empresas serão julgadas pelos seus atos", aponta o Presidente do Santander no Fórum da HSM. O executivo combate o que chama de falso dilema que diz ser impossível ganhar dinheiro fazendo negócio do jeito certo.

Este cenário exige um novo modelo de gestão, envolvendo a economia, a sociedade e o meio ambiente. Os novos mercados exigem novas demandas, novas ofertas e novos modelos de negócios. O caminho, no entanto, não tem atalhos. "Essa filosofia tem que estar na cultura da empresa a partir do presidente que tem com missão engajar a todos".

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