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Lançar produtos ou não lançar, eis a questão

A maioria das empresas planeja o lançamento de novos produtos em menos de seis meses, mas será que eles dão certo?

Por | 11/08/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

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Qual é o tempo médio de planejamento para o lançamento de um produto na sua empresa? De acordo com a pesquisa que o Mundo do Marketing realizou com a TNS Research Internacional com profissionais de Marketing, leva-se menos de seis meses para a maioria das empresas colocarem um novo produto na prateleira. Este número é alarmante: 49% planeja em menos de seis meses, 18% em seis meses, 24% entre seis meses e um ano e apenas 9% em mais de um ano.

O levantamento explica muito bem porque os ciclos de produtos estão cada vez menores. E aí vemos onde está o problema. É claro que é no planejamento. Impossível conceber um produto vencedor em menos de seis meses. A pesquisa TNS Mundo do Marketing mostra outro dado infeliz para as empresas brasileiras. São elas que levam menos tempo para lançar um produto, sobretudo pequenas e médias.

Quando olhamos para as grandes empresas, e principalmente para as multinacionais, o retrato muda. A maioria leva mais de um ano para conceber seus produtos. É por isso que é delas a maioria das marcas que lideram em seus mercados de atuação. Todo profissional de Marketing que atua em empresas nacionais deveria ter consciência de que não adianta atender as pressões para lançar novos produtos sem que eles se sustentem no mercado.

Marca sai perdendo
Quem perde, no frigir dos ovos, é a marca. Ao lançar produtos que não tem vida longa, mata-se a marca no longo prazo. Estamos no mundo das edições limitadas, de lançamentos e mais lançamentos de extensões de linhas e extensão de marca. Em muitos casos, o resultado é bom, mas em outros não. A sensação é que estamos num mundo frugal patrocinado por estratégias de Marketing sem eco. Podemos imaginar quantos produtos já nascem com data para morrer.

O difícil é saber se o produto desenhado em tão pouco tempo deu lucro para a empresa. Pode até ter dado prejuízo. E aí, entramos no dilema: lançar ou não lançar produtos? Uma pesquisa acabaria com boa parte desta questão. É assustador o número de empresas que colocam produtos no mercado sem estudos profundos, seja de previsão de venda, de promoção e até mesmo de viabilidade econômica do produto.

Estamos falando de ações básicas. Do bê-á-bá do Marketing que vem sendo constantemente negligenciado pela grande maioria das pequenas e médias empresas que, se continuarem assim, nunca serão grandes. Pesquisa e planejamento são fundamentais. Passar batido por eles é continuar no mundo do faz de conta, com ações sem nexo e muita publicidade para chamar atenção para o nada.

Veja aqui mais detalhes da pesquisa que traçou como as empresas estão fazendo seus plenejamentos estratégicos e táticos.

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