Ofertas atrativas decidem as compras de material escolar para 66% dos brasileiros Bruno Mello 9 de fevereiro de 2024

Ofertas atrativas decidem as compras de material escolar para 66% dos brasileiros

         

Relatório divulgado pela Ecglobal aponta que os pais ainda têm preocupações quanto ao tamanho da lista de materiais sugeridos pelas escolas

Ofertas atrativas decidem as compras de material escolar para 66% dos brasileiros
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Em curso em alguns estados brasileiros e ainda aguardada em outros, à volta às aulas é um período frutífero para a coleta de insights estratégicos para o varejo. Isso porque a ocasião é comumente marcada pela procura pelo melhor preço por parte das famílias que precisam adquirir os itens sugeridos nas listas distribuídas pelas escolas.

Durante a maratona de compras, 66% dos consumidores têm a escolha motivada por promoções e descontos, o que indica a relevância significativa de ofertas atrativas na tomada de decisão, conforme apontam dados divulgados pelo relatório “Transformações e Desafios na Volta às Aulas de 2024”, da Ecglobal.

Há muito tempo, as citadas listas de materiais escolares são um ponto de debate entre pais e instituições de ensino. Neste ano, isso não mudou: 16% dos pais ouvidos pela Ecglobal relataram preocupações quanto à quantidade de itens sugeridos pela lista e 27% fizeram ressalvas quanto ao custo total dos materiais.

Pensando nisso, os consumidores tendem a organizar a compra por categorias de prioridade. Neste cenário, itens considerados básicos, como lápis, canetas e cadernos (84%) assumem o topo da lista. Em seguida, pastas, mochilas e estojos (62%) e, por fim, materiais artísticos como tintas e pincéis (59%).

Finalizando a ponta do consumidor, a Ecglobal perguntou aos entrevistados sobre as marcas que lhes vinham à memória ao comprar materiais escolares. Faber Castell (36%), Tilibra (20%), BIC (11%) e Kalunga (5%) lideraram as lembranças no recall de marcas varejistas. No segmento de papelaria, Faber Castell (23%), Tilibra (18%), BIC (11%) e Kalunga (11%) formam o Top 4.

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O poder da oferta

Os entrevistados pela Ecglobal destacaram ofertas de descontos percentuais (23%) e frete grátis (21%) como as mais atrativas para itens de papelaria. Já as promoções no estilo “compre um, leve dois” e os cupons de desconto compartilham, individualmente, o gosto de 11% dos respondentes.

Adicionalmente, as cada vez mais populares ofertas de cashback se mostram atrativas para 10% dos consumidores e os Descontos por quantidade, indicados por 8% dos entrevistados, indicam uma preferência por economias escaláveis, algo essencialmente útil ao se considerar a extensão das listas de material escolar.

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