Uber, Accor e iFood são as marcas preferidas dos executivos brasileiros Bruno Mello 16 de fevereiro de 2024

Uber, Accor e iFood são as marcas preferidas dos executivos brasileiros

         

Fintech Clara realizou levantamento baseado em 1,6 milhão de transações de cartões corporativos

Uber, Accor e iFood são as marcas preferidas dos executivos brasileiros
Publicidade

Metade de todos os gastos com transporte em cartões de crédito corporativos está em Uber, aponta uma pesquisa feita pela Clara, solução de pagamentos corporativos. Os dados mostram quais marcas estão mais presentes no dia a dia dos negócios e como grandes grupos de hotelaria, alimentação e varejo detêm uma grande fatia do market share, também no B2B.

Na categoria hotéis, a rede Accor foi a favorita, enquanto em alimentação iFood ficou entre as mais pedidas. Para o levantamento, foi analisado um recorte de 1,6 milhão de transações de cartão de crédito, realizadas entre janeiro e dezembro de 2023 no Brasil por executivos de mais de 2 mil empresas – a maioria delas de médio e grande porte.

Para Francisco Simon, CEO da Clara no Brasil, os dados têm um valor inestimável para tomadores de decisões dentro de empresa, porque podem servir de guia para que os times financeiros repensem seus gastos, ao mesmo tempo em que pode ser um importante norte para aqueles negócios que querem expandir suas vendas B2B.

Transporte e Viagem

Entre todos os gastos com transporte, 56.56% das transações foram realizadas na plataforma Uber, seguido pela 99, com 4.00% . Dessas corridas, 57.48% acontecem em São Paulo, 8.30% no Rio de Janeiro e 5.87% em Minas Gerais.

Aparecem também no ranking de gastos com transporte marcas como a rede de estacionamentos Estapar (1.71%), o serviço de carreto Lalamove (0.91%), a concessionária ViaOeste (0.65%) e a empresa de locação de automóveis Localiza (0.45%).

De todos os gastos com hotéis, 85.54% estão concentrados em marcas da rede francesa Accor, que inclui as bandeiras Ibis, Novotel, Mercure, além de outras. O favorito desses é o Ibis, com 51.64% das transações em hospitalidade. Ibis Budget e Ibis Style aparecem em sequência, com 13.51% e 7.07%, respectivamente. Novotel tem 5.50% da fatia de mercado e o Mercure, 7.82%.

Entre outras redes, aparecem marcas como Hilton (1.27%) e Marriott (1.25%). A companhia aérea favorita das empresas é a Latam (50.05%), seguida por Azul (26.88%) e, por fim, GOL (17.59%).

Alimentação e Varejo

 Dos gastos com alimentação, o Ifood representa 8.93% do total de transações da categoria. Redes de fast-food aparecem logo em seguida: é o caso de McDonalds (0.43%) e Burger King (0.22%). O Frango Assado, conhecido por seus complexos localizados em estradas, também aparece entre os 10 primeiros restaurantes, com 0.25%. Por fim, o Outback, que costuma reunir times de empresas em seus happy hours para grandes grupos, foi responsável por 0.24% das transações.

Os usuários também realizam compras em grandes marcas varejistas. Nos primeiros lugares, aparecem os “atacarejos” Assaí (17.39%), Atacadão (11,38%) e Dom Atacadista (1.50%).  Em seguida, destacam-se Amazon (1.37%), Carrefour (1.26%) e Mercado Livre (1.14%).

Leia também: Busca por economia leva 47% dos brasileiros a abandonar suas marcas favoritas

MBA Mundo do Marketing


Publicidade