<p>Por Dirce Domingues*</p> <p>Para ser eficiente, uma a&ccedil;&atilde;o promocional precisa muito mais que criatividade. De nada adianta investir em um conceito fant&aacute;stico se a execu&ccedil;&atilde;o n&atilde;o for bem planejada e eficiente. E, para garantir uma execu&ccedil;&atilde;o exemplar, a palavra de ordem &eacute; &ldquo;treinamento&rdquo;.</p> <p>A melhor inova&ccedil;&atilde;o, o produto mais moderno, o servi&ccedil;o mais perfeito n&atilde;o s&atilde;o autovend&aacute;veis. Mesmo para produtos &uacute;nicos e in&eacute;ditos no mercado, a presen&ccedil;a de um recurso humano treinado e capacitado &eacute; essencial para garantir oportunidades de neg&oacute;cio. Em uma a&ccedil;&atilde;o de trade marketing, por exemplo, a apresenta&ccedil;&atilde;o do promotor, a abordagem, o dom&iacute;nio dos diferenciais e qualidades do produto s&atilde;o a base para a conquista do consumidor.</p> <p>O profissional &agrave; frente de uma a&ccedil;&atilde;o promocional deve ter o controle pleno do discurso e estar em total conson&acirc;ncia com a id&eacute;ia &ldquo;empresa/marca&rdquo;. &Eacute; esta rela&ccedil;&atilde;o que pode transformar a experi&ecirc;ncia com o consumidor a mais agrad&aacute;vel e pr&oacute;spera poss&iacute;vel.</p> <p>Os treinamentos direcionados para a forma&ccedil;&atilde;o de promotores devem incluir, basicamente, duas etapas: treinamento de postura e t&eacute;cnico. O primeiro tem como foco, principalmente, garantir a qualidade da abordagem ao consumidor. A forma como se apresentar e convidar o consumidor a participar da a&ccedil;&atilde;o s&atilde;o fatores que podem atrair ou afastar o cliente.</p> <p>J&aacute; a parte t&eacute;cnica precisa conter todas as informa&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias sobre o produto a ser trabalhado. O promotor deve, e precisa, estar informado sobre os diferenciais com rela&ccedil;&atilde;o aos concorrentes, &agrave;s qualidades e ao pre&ccedil;o. Cabe tamb&eacute;m ao promotor garantir a melhor exposi&ccedil;&atilde;o do produto e a reposi&ccedil;&atilde;o em g&ocirc;ndola. De nada adianta uma excelente estrat&eacute;gia e uma &oacute;tima abordagem se, na hora da compra, o produto n&atilde;o est&aacute; exposto ou apresentar falhas na g&ocirc;ndola. Cabe ao promotor cuidar para que n&atilde;o haja embalagens amassadas, rasgadas ou com algum tipo de avaria que possa desestimular a venda.</p> <p>E, para atender a todos estes requisitos, o promotor precisa ser muito bem treinado. O treinamento deve estar no topo da lista dos investimentos em a&ccedil;&otilde;es promocionais. &Eacute; a boa abordagem que garante um maior volume de vendas. Assim, em trade marketing ou a&ccedil;&otilde;es promocionais em eventos, a equipe de promotores &eacute; um dos principais pontos que requer cuidado e aten&ccedil;&atilde;o redobrada dos anunciantes.</p> <p>Al&eacute;m disso, &eacute; preciso estar ciente que treinar pessoas &eacute; capacit&aacute;-las n&atilde;o s&oacute; para o trato com o cliente, mas, principalmente, para torn&aacute;-las ferramentas de crescimento. Com seguran&ccedil;a, conhecimento e postura, os promotores conquistam consumidores e buscam sempre o aumento das vendas. E o treinamento &eacute; o respons&aacute;vel por oferecer todas estas ferramentas &agrave; equipe de promotores e supervisores, seja em PDV, eventos ou a&ccedil;&otilde;es de guerrilha!</p> <p>* Dirce Domingues &eacute; fundadora e presidente da Promoaction.</p>
Treinamento: a base para uma ação de sucesso
24 de agosto de 2009