RP 2.0: Novas portas para o relacionamento entre empresas e clientes 9 de novembro de 2017

RP 2.0: Novas portas para o relacionamento entre empresas e clientes

         

Vivemos um contexto de comunicação diferente, extremamente dinâmico, interativo e bidirecional. Gerenciar marcas no ambiente digital abre um novo espaço para a atuação dos RPs

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Ainda nos primeiros meses da universidade, quando estamos descobrindo o incrível universo de Public Relations, ouvimos que o principal papel desse profissional é planejar, construir e manter a reputação de uma marca, estabelecendo relações de confiança entre a empresa e seus públicos de interesse, os stakeholders. Estudamos também que, com o propósito de gerenciar essa reputação, o “RP”, popularmente chamado, realiza um trabalho preventivo, muitas vezes de longo prazo para sustentação da percepção favorável de uma determinada marca.

Tendo esse olhar focado no longo prazo, uma das atuações bastante conhecidas da nossa profissão sempre foi o planejamento estratégico de comunicação. Porém, atualmente, com a evolução da internet, das tecnologias e das redes sociais; ícones da Era Digital; vivemos um contexto de comunicação diferente, extremamente dinâmico, interativo e bidirecional. E, essa realidade tem transformado o trabalho dos RPs. Se antes nossa visão estratégica estava focada no planejamento, hoje nosso papel se faz relevante agora e nesse instante, frente aos novos desafios que o ambiente virtual apresenta.

Estamos na era do “RP 2.0”, momento que abre uma nova realidade para a prática das Relações Públicas. Foi-se o tempo em que atuávamos nos bastidores das estratégias corporativas. Hoje, RP é peça fundamental no relacionamento com o público, com forte poder de decisão sobre a gestão de uma marca e sua reputação, sendo vital para uma empresa que deseja se manter bem vista e competitiva no mercado.

O grande desafio, contudo passa a ser como criar relações sólidas entre uma marca e seu público no ambiente digital. Nas redes sociais, por exemplo, consumidores trocam informações, referências, indicações, participam de grupos e fóruns de discussão, elogiam e criticam marcas a todo o momento com agilidade, repercussão e alcance incomparáveis.

Pensar em Relações Públicas sem considerar esse cenário é ficar para trás, ou seja, abrir mão de visibilidade, perder oportunidades de relacionamento e abrir espaço para a concorrência. Sem desconsiderar a importância da visão de longo prazo, a prática de Public Relations nos dias atuais acontece praticamente em tempo real, monitorando, interagindo e medindo a todo o momento a reputação de uma marca.

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Isso é o que acontece, por exemplo, no serviço de SAC 2.0, que oferece atendimento em tempo real e agilidade. É uma adaptação das Relações Públicas frente ao comportamento do consumidor contemporâneo, que busca mais informações e considera o serviço de pós-venda e qualidade no atendimento um grande diferencial. Conectado a tudo, o consumidor de hoje não se contenta em receber mensagens padronizadas, exige atenção adequada e soluções rápidas para seus problemas.

A visão estratégica do RP também se faz presente nas orientações sobre como deve ser a apresentação online de uma empresa, produto ou serviço bem como a forma de interação com os usuários. Mesmo que a instantaneidade seja a palavra de ordem do momento, cabe ao Relações Públicas assegurar que os valores organizacionais sejam também percebidos no mundo virtual.


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