<p>Por Martha Gabriel*<br /> <br /> Com a penetra&ccedil;&atilde;o cada vez maior das redes sociais online nas vidas das pessoas, cada vez mais as pessoas usam as plataformas digitais para conduzirem suas vidas e carreiras profissionais. Isso transforma o mercado, trazendo tanto oportunidades quanto amea&ccedil;as para as empresas. Se por um lado as m&iacute;dias sociais permitem se conhecer melhor os candidatos a contratar e, principalmente, acompanhar e monitorar os colaboradores da empresa, por outro lado, as mesmas m&iacute;dias sociais colocam os colaboradores na rede para se expressarem e se conectarem com mundo. Nesse cen&aacute;rio, &eacute; extremamente importante que os profissionais de recursos humanos das empresas estejam preparados para aproveitar o novo ambiente digital, estabelecendo uma nova forma de gest&atilde;o que alavanque o potencial humano da organiza&ccedil;&atilde;o e minimize os riscos.<br /> <br /> Esse artigo busca responder sucintamente duas quest&otilde;es principais que os profissionais de RH t&ecirc;m enfrentado diariamente: a) como selecionar candidatos utilizando o ambiente digital online e; b) como &quot;acompanhar&quot; os colaboradores da empresa nessas plataformas. <br /> <br /> Antes de qualquer coisa, &eacute; importante lembrar que as organiza&ccedil;&otilde;es hoje contam com colaboradores de at&eacute; tr&ecirc;s gera&ccedil;&otilde;es &ndash; baby boomers, gera&ccedil;&atilde;o X, gera&ccedil;&atilde;o Y. Conhecer as caracter&iacute;sticas de utiliza&ccedil;&atilde;o do ambiente digital online de cada gera&ccedil;&atilde;o &eacute; o primeiro passo para se fazer qualquer an&aacute;lise de sele&ccedil;&atilde;o ou reten&ccedil;&atilde;o profissional. Os baby boomers e a gera&ccedil;&atilde;o X tendem a usar as m&iacute;dias sociais de forma muito distinta dos jovens da gera&ccedil;&atilde;o Y, tanto em frequ&ecirc;ncia de uso quanto nas plataformas que escolhem. <br /> <br /> Assim, para tra&ccedil;ar uma estrat&eacute;gia de recrutamento e reten&ccedil;&atilde;o de talentos por meio das m&iacute;dias sociais, &eacute; necess&aacute;rio se levar isso em conta. Em outras palavras, se o profissional em quest&atilde;o (por exemplo, baby boomer) n&atilde;o utiliza as m&iacute;dias sociais ou utiliza muito pouco, o recrutamento ou mesmo o monitoramento desse profissional nesses ambientes n&atilde;o ser&aacute; t&atilde;o rico quanto para um profissional que utiliza essas plataformas de forma fluente, como normalmente ocorre com a gera&ccedil;&atilde;o Y. Dessa forma, deve-se sempre ter em mente o perfil e gera&ccedil;&atilde;o em que o profissional em quest&atilde;o se encontra.<br /> &nbsp;<br /> <strong>Recrutamento 2.0</strong><br /> Usar as m&iacute;dias sociais para recrutamento e sele&ccedil;&atilde;o de talentos &eacute; uma pr&aacute;tica cada vez mais comum. As m&iacute;dias sociais oferecem informa&ccedil;&otilde;es valiosas para se conhecer melhor as pessoas, tornando mais f&aacute;cil tanto conhecer seus interesses para atra&iacute;-las, quanto conhecer suas caracter&iacute;sticas profissionais e pessoais para an&aacute;lise e verifica&ccedil;&atilde;o da adequa&ccedil;&atilde;o do seu perfil &agrave; organiza&ccedil;&atilde;o. <br /> <br /> Segundo o v&iacute;deo <a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=x0EnhXn5boM">Social Media Revolution 2011</a>, baseado no livro Socialnomics, 95% das empresas que utilizam m&iacute;dias sociais para recrutamento usam o LinkedIn. Somando-se isso ao fato de que o LinkedIn &eacute; o maior site de redes sociais mundial com foco em networking de neg&oacute;cios, e um dos que mais crescem (um novo membro entra no LinkedIn a cada segundo), isso o torna, sem d&uacute;vida, uma das principais plataformas para recrutamento e sele&ccedil;&atilde;o. Mesmo os profissionais das gera&ccedil;&otilde;es X e os baby boomers conhecem a import&acirc;ncia do LinkedIn e mant&ecirc;m perfis nessa rede. <br /> <br /> No entanto, n&atilde;o s&oacute; de LinkedIn deve viver a sele&ccedil;&atilde;o e reten&ccedil;&atilde;o de talentos. O perfil no LinkedIn &eacute; um bom ponto de partida, mas ele se limita principalmente &agrave;s informa&ccedil;&otilde;es que o profissional apresenta sobre si. Logicamente que podem haver depoimentos e outras informa&ccedil;&otilde;es que ampliam a informa&ccedil;&atilde;o do profissional, mas, ainda assim, existem outras formas de se ampliar ainda mais o perfil para sele&ccedil;&atilde;o. <br /> <br /> Uma busca no Google e uma pesquisa nos outros sites de redes sociais podem ser bastante interessantes, como SlideShare, Youtube, Twitter, Facebook, por exemplo. Assim, vejamos o que cada uma dessas plataformas pode acrescentar ao perfil do profissional (entre par&ecirc;nteses, na frente de cada uma est&aacute; a predomin&acirc;ncia das informa&ccedil;&otilde;es que s&atilde;o obtidas em cada rede):<br /> <br /> LinkedIn (profissional) &ndash; Fornece informa&ccedil;&otilde;es profissionais, habilidades, forma&ccedil;&atilde;o, &aacute;reas de interesse e avalia&ccedil;&atilde;o do networking do candidato. O tamanho e qualidade da rede de relacionamentos do profissional, por exemplo, podem oferecer informa&ccedil;&otilde;es valiosas sobre o perfil profissional da pessoa.<br /> <br /> SlideShare e Scribd (profissional) &ndash; Esses sites s&atilde;o os principais reposit&oacute;rios de apresenta&ccedil;&otilde;es. Profissionais que tenham perfis e apresenta&ccedil;&otilde;es nessa plataforma mostram suas habilidades de preparar apresenta&ccedil;&otilde;es e que tipo de conte&uacute;dos dominam (j&aacute; que teoricamente, montaram apresenta&ccedil;&otilde;es sobre os mesmos). Alguns profissionais (como eu, por exemplo) conectam automaticamente o seu perfil do SlideShare com o LinkedIn, de forma a apresentar os conte&uacute;dos no perfil profissional diretamente.<br /> <br /> Youtube (profissional e pessoal) &ndash; Uma busca pelo nome da pessoa no Youtube pode fornecer informa&ccedil;&otilde;es tanto sobre as caracter&iacute;sticas pessoais quanto profissionais de um candidato. Descobrir que pessoa tem v&iacute;deos sobre um hobby, por exemplo, pode ampliar as informa&ccedil;&otilde;es de perfil do candidato. V&iacute;deos com atua&ccedil;&atilde;o profissional da pessoa, tamb&eacute;m ampliam o perfil nessa &aacute;rea. Um fato especialmente interessante no caso de v&iacute;deos &eacute; que eles revelam outras dimens&otilde;es sobre a pessoa que n&atilde;o podem ser avaliadas em outras plataformas, como express&atilde;o corporal&nbsp; e oral e apresenta&ccedil;&atilde;o pessoal. Encontrar v&iacute;deos do candidato falando outra l&iacute;ngua, pode revelar a flu&ecirc;ncia real da pessoa no outro idioma. Se o profissional tem um perfil/canal no Youtube, isso pode revelar bastante sobre suas prefer&ecirc;ncias. <br /> <br /> Twitter (profissional e pessoal) &ndash; O perfil no Twitter revela informa&ccedil;&otilde;es sobre os interesses da pessoa e o seu ritmo online. N&atilde;o apenas as mensagens postadas podem oferecer dados importantes, mas tamb&eacute;m sua frequ&ecirc;ncia, quem a pessoa segue, que tipo de informa&ccedil;&atilde;o ela fornece sobre si mesma na sua p&aacute;gina de perfil, como &eacute; sua foto, background, descri&ccedil;&atilde;o da bio etc. Devido &agrave;s caracter&iacute;sticas inerentes de limita&ccedil;&atilde;o no tamanho da mensagem e ritmo, o perfil no Twitter pode revelar, inclusive, o quanto uma pessoa &eacute; mais reservada ou expansiva, mais cr&iacute;tica ou comedida, se &eacute; prolixa ou n&atilde;o, o quanto &eacute; popular e em que &aacute;reas, o quanto &eacute; informacional, t&eacute;cnica etc.<br /> <br /> Facebook e outras redes horizontais, como o Orkut (pessoal) &ndash; Todo profissional &eacute; uma pessoa, e o modo como essa pessoa se relaciona com amigos e&nbsp;conhecidos oferece informa&ccedil;&otilde;es importantes sobre seu comportamento pessoal e&nbsp;valores. As pessoas tamb&eacute;m conversam de trabalho em suas redes pessoais e muitas vezes se expressam mais livremente nas plataformas de relacionamentos pessoais, como o Facebook e Orkut, do que em plataformas de relacionamento profissional, como o LinkedIn. Assim, buscar as comunidades e grupos que a pessoa frequenta pode dizer muito sobre ela. Existem casos famosos de profissionais que foram rejeitados em sele&ccedil;&atilde;o porque participavam de comunidades e grupos do tipo &ldquo;eu odeio trabalhar&rdquo;. Essas informa&ccedil;&otilde;es certamente n&atilde;o s&atilde;o publicadas no perfil do LinkeIn. Outras informa&ccedil;&otilde;es interessantes que podem ser obtidas nessas redes s&atilde;o hobbies, atividades extra profissionais etc, que podem contribuir na constru&ccedil;&atilde;o do perfil profissional/pessoal do candidato.<br /> <br /> Google e outros buscadores (profissional e pessoal) &ndash; Fazer&nbsp; uma busca no Google pelo nome da pessoa traz um panorama da pessoa no ambiente digital, considerando-se todas as plataformas index&aacute;veis (como LinkedIn, Youtube, SlideShare, Facebook, Twitter, blogs, sites, p&aacute;ginas etc.). Isso amplia o perfil tra&ccedil;ado por meio das informa&ccedil;&otilde;es obtidas apenas nos sites de m&iacute;dias sociais apresentados acima, pois muitas vezes, o profissional &eacute; citado em blogs, sites, f&oacute;runs etc. Isso pode fornecer informa&ccedil;&otilde;es valiosas para an&aacute;lise e balanceamento de informa&ccedil;&otilde;es entre os perfis pessoal, profissional e atua&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica da pessoa. Uma pessoa que n&atilde;o aparece nas buscas, por exemplo, mostra que tem pouca atividade digital e pode tamb&eacute;m revelar que n&atilde;o &eacute; relevante no mercado, j&aacute; uma pessoa relevante &eacute; bastante citada por outras, mesmo que ela n&atilde;o tenha perfis pr&oacute;prios no ambiente digital.<br /> <br /> Al&eacute;m dos sites apresentados acima, &eacute; interessante buscar pela pessoa em sites de redes sociais e f&oacute;runs espec&iacute;ficos da &aacute;rea de conhecimento que se deseja. Muitas vezes, os f&oacute;runs espec&iacute;ficos s&atilde;o a melhor fonte de informa&ccedil;&otilde;es sobre as habilidades t&eacute;cnicas e profissionais de uma pessoa. Outras fontes interessantes para obter informa&ccedil;&otilde;es sobre pessoas s&atilde;o o <a target="_blank" href="http://www.spokeo.com/">SPOKEO.com</a> e <a target="_blank" href="http://123people.com.br ">123people.com.br</a> &ndash; esses sites fornecem um mini dossi&ecirc; da pessoa baseada em sua atividade online. O site <a target="_blank" href="http://www.geni.com/">Geni.com</a> tra&ccedil;a a &aacute;rvore geneal&oacute;gica da pessoa, baseado nas conex&otilde;es online em suas redes.<br /> <br /> Logicamente, as informa&ccedil;&otilde;es obtidas online s&oacute; ter&atilde;o valor se analisadas adequadamente pelo profissional de RH, de forma a considerar a gera&ccedil;&atilde;o a que o candidato pertence e analisando os relacionamentos entre os dados para an&aacute;lise de perfil. <br /> <br /> <strong>Monitoramento de Colaboradores da Empresa<br /> </strong>As m&iacute;dias sociais e o ambiente digital online oferecem um ambiente prop&iacute;cio para a express&atilde;o pessoal dos colaboradores &ndash; e isso pode trazer oportunidades e amea&ccedil;as para os profissionais de recursos humanos das empresas. <br /> <br /> A principal oportunidade &eacute; conhecer melhor os colaboradores por meio do monitoramento dos mesmos em suas atividades online &ndash; isso permite que a empresa ou&ccedil;a e se aperfei&ccedil;oe e tamb&eacute;m para que possa aproveitar melhor os talentos. Quanto a amea&ccedil;as, as principais referem-se&nbsp;&agrave; seguran&ccedil;a da informa&ccedil;&atilde;o e manuten&ccedil;&atilde;o da imagem da empresa &ndash; publica&ccedil;&atilde;o de fotos e dados sigilosos em perfis pessoais bem como a postagem de coment&aacute;rios negativos sobre a empresa nas plataformas digitais feitos pelos colaboradores de uma empresa podem afetar tanto sua imagem quanto os neg&oacute;cios. Assim, &eacute; essencial desenvolver uma estrat&eacute;gia de monitoramento e acompanhamento dos colaboradores.<br /> <br /> Nesse caso, os mesmos sites e ferramentas digitais apresentados aqui para recrutamento e sele&ccedil;&atilde;o podem ser usados para monitoramento dos colaboradores. No caso de monitoramento de colaboradores, no entanto, o ideal &eacute; se fazer a busca do nome do colaborador junto com o nome da empresa (e/ou seus produtos) de forma a identificar de forma mais direta as men&ccedil;&otilde;es feitas da empresa por seus colaboradores.<br /> <br /> &Eacute; importante, no entanto, ressaltar aqui Empresas 2.0 s&atilde;o formadas por Pessoas 2.0, e que Pessoas 2.0 s&atilde;o formadas com Educa&ccedil;&atilde;o 2.0. Dessa forma, t&atilde;o importante quanto o monitoramento dos colaboradores (que serve para ajustes de atua&ccedil;&atilde;o da empresa e para auxiliar na gest&atilde;o dos recursos humanos) &eacute; a educa&ccedil;&atilde;o desses colaboradores para entenderem como atuar nos ambientes online alinhados com a organiza&ccedil;&atilde;o. Para tanto, &eacute; essencial que as empresas desenvolvam urgentemente pol&iacute;ticas para nortearem os colaboradores em suas atua&ccedil;&otilde;es online e programas de educa&ccedil;&atilde;o para que eles usem da melhor forma os recursos online para enriquecerem tanto sua colabora&ccedil;&atilde;o na organiza&ccedil;&atilde;o quanto sua carreira profissional.<br /> <br /> * Martha Gabriel &eacute; engenheira (Unicamp), p&oacute;s-graduada em Marketing (ESPM), p&oacute;s-graduada em Design Gr&aacute;fico (Belas Artes, SP), mestre e doutoranda em Artes (ECA/USP). CIO da NMD New Media Developers, ganhadora de 11 Pr&ecirc;mios iBest entre 1998 e 2005 como desenvolvedores web. Professora dos cursos de MBA da BSP Business School S&atilde;o Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, UFPR Universidade Federal do Paran&aacute;. Autora de dois livros de marketing digital – &quot;Marketing de Otimiza&ccedil;&atilde;o de Buscas na Web: Conceitos, T&eacute;cnicas e Estrat&eacute;gias&quot;, Ed. Esfera, 2008, e &quot;SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca&quot;, Ed. Novatec, 2009 e &ldquo;Marketing na era digital&rdquo;, Ed. Novatec, 2010. Site: <a target="_blank" href="http://www.martha.com.br">www.martha.com.br</a> / e-mail:<a href="javascript:location.href='mailto:'+String.fromCharCode(109,97,114,116,104,97,64,109,97,114,116,104,97,46,99,111,109,46,98,114)+'?'">martha@martha.com.br</a> / Twitter: <a target="_blank" href="http://www.twitter.com/marthagabriel">@marthagabriel</a></p>
RH 2.0 ? Recrutamento e Retenção de Talentos na Era das Mídias Sociais
28 de julho de 2011