Procon autua Lojas Americanas por publicidade enganosa 13 de abril de 2015

Procon autua Lojas Americanas por publicidade enganosa

         

Anúncio veiculado em filial de shopping carioca induz o consumidor ao erro em suposta promoção de barras de chocolate, em que não havia qualquer vantagem real

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O Procon Estadual do Rio de Janeiro instaurou processo administrativo contra a rede de varejo Lojas Americanas devido a um cartaz que anunciava os valores cobrados na compra de tabletes de chocolates em uma de suas filiais. O anúncio, veiculado na filial localizada no Carioca Shopping, foi alvo de uma denúncia recebida pela autarquia e anunciava “Leve mais por menos”, em que um tablete de chocolate Lacta ou Nestlé custava R$ 3,99 e três unidades sairiam por R$ 11,97.

Pelo preço anunciado, o cliente não tem qualquer desconto ou vantagem, uma vez que é exatamente a soma dos três produtos. A publicidade induz o consumidor ao erro ao passar a falsa impressão de que haveria algum abatimento no preço em caso de compras de quantidades maiores do produto. Com isso a varejista infringe o parágrafo primeiro do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a publicidade enganosa. As Lojas Americanas têm um prazo de 15 dias para apresentar a defesa. Caso suas explicações não sejam aceitas pelo departamento jurídico da autarquia, a empresa será multada.

Procon, Lojas Americanas, Publicidade Enganosa

 


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