A Odebrecht é a maior multinacional brasileira, com um índice de internacionalização de 54,9%, de acordo com o Ranking FDC de Multinacionais Brasileiras em 2014. A companhia é seguida por mais duas empresas relacionadas à venda de materiais e serviços para a construção civil. Em segundo lugar, aparece a Gerdau, com 54,7% de operações voltadas para o mercado externo. Depois, surge a InterCement, com 53,9% de internacionalização, sendo responsável também pelo maior número de funcionários em solo estrangeiro, com uma representação de 65,6% do quadro.
Já no modelo de franquias, a Localiza é a primeira colocada do ranking. Os Estados Unidos é o país que possui a maior presença de empresas brasileiras, com 39 marcas franqueadoras, seguido pela Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia. A pesquisa mostra que 65,1% das companhias pretendem expandir suas operações nos mercados em que já estão presentes e 55,6% planejam ainda desembarcar em novos países em 2014.
A percepção da marca Brasil também foi analisada e considerada positiva por 58,7% dos entrevistados, porém sem grande influência nos negócios para as empresas multinacionais.
Veja no Mundo do Marketing Inteligência: Potencial de consumo do mercado de construção em 2014