<p><strong>Mensagem n&atilde;o desejada &eacute; Spam? N&Atilde;O!</strong></p><p>Por Jonatas Abbott*</p><p>Mensagem n&atilde;o desejada &eacute; propaganda. Bem feita, surpreende. Com conte&uacute;do pertinente e promo&ccedil;&atilde;o criativa d&aacute; resultado. Ora, a alma da propaganda &eacute; a surpresa. Somos surpreendidos por comunica&ccedil;&otilde;es na TV, no outdoor, na revista, no jornal e no r&aacute;dio. E no e-mail!! Qual a diferen&ccedil;a?</p><p>Da mesma forma somos agredidos em todos estes meios por propagandas terrivelmente mal feitas. Pior, na TV n&atilde;o tem Opt Out. N&atilde;o posso me descadastrar, ou ainda pior, impedir meu filho de ver conte&uacute;do discut&iacute;vel entre um desenho e outro. Ou mesmo as propagandas de salgadinhos gordurosos e as intermin&aacute;veis (e in-mont&aacute;veis) pistas da Hot Wheels. Infelizmente n&atilde;o tem Opt Out no telemarketing da Vivo, na mala-direta do meu banco e na propaganda das Casas Bahia.</p><p>Comunica&ccedil;&atilde;o &eacute; livre e assim deve ser. Uma empresa tem o direito de conquistar consumidores atrav&eacute;s de uma comunica&ccedil;&atilde;o que conven&ccedil;a, depois de surpreender. E o consumidor, especialmente, tem o direito de ter acesso a comunica&ccedil;&otilde;es que lhe d&ecirc;em a oportunidade de comprar produtos melhores e/ou mais baratos.</p><p>Isso era assim at&eacute; a Internet. Toda esta hist&oacute;ria de Spam &eacute; evidente agora por causa dos provedores que tem o &ocirc;nus de proteger os interesses de seus clientes. S&oacute; que os provedores tem como seu maior custo justamente a estrutura de e-mail que, ironicamente, ele oferece de gra&ccedil;a (ou quase) em seus pacotes de servi&ccedil;o. Ora, estas estruturas t&ecirc;m filtros muito limitados (para ser educado) que acabam por barrar mensagens de todos os tipos, de propaganda e de v&iacute;rus.</p><p>Por&eacute;m, o que pouca gente sabe, e que tive o trabalho de levantar, &eacute; que o n&uacute;mero de mensagens n&atilde;o desejadas que s&atilde;o v&iacute;rus, phishing, rob&ocirc;s, enfim, com proced&ecirc;ncia desconhecida e sem uma empresa por tr&aacute;s s&atilde;o mais de 95% das mensagens que recebemos diariamente. Uma boa parte fica presa j&aacute; no provedor. As mensagens por e-mail que s&atilde;o propaganda de empresas constitu&iacute;das, com CEP e CNPJ representam em m&eacute;dia 3% do total. &Eacute; o E-mail marketing. Mas da&iacute;, aqui no Brasil, o&nbsp; CGI partiu para montar uma comiss&atilde;o de estudo do Spam para uma proposta de lei. E dentro incluiu o e-mail marketing. Pior, instituiu que o problema a ser atacado &eacute; a propaganda pela internet. Apesar de o pr&oacute;prio CGI listar em seu site que Spam &eacute; correntes (chain letters), boatos (hoaxes) e lendas urbanas, propagandas, amea&ccedil;as, brincadeiras e difama&ccedil;&atilde;o, pornografia, c&oacute;digos maliciosos, fraudes, spit e spim e Spam via redes de relacionamentos. </p><p>Vejam que o &uacute;nico Spam que pode ser responsabilizado &eacute; a propaganda, justamente a menor parte do problema, quase &iacute;nfima. &Eacute; um grande equ&iacute;voco. Spam n&atilde;o &eacute; mensagem n&atilde;o desejada. Isso &eacute; uma defini&ccedil;&atilde;o equivocada, quase ignorante. Por que? Porque o &oacute;rg&atilde;o que quer ajudar a regular a internet brasileira, que &eacute; o maior e mais poderoso meio de comunica&ccedil;&atilde;o do Brasil, carece de t&eacute;cnicos em comunica&ccedil;&atilde;o. Pessoas aptas, que estudaram comunica&ccedil;&atilde;o para opinar a respeito. O que eles chamam de Spam n&atilde;o &eacute; mensagem indesejada, mas sim mensagem sem objetivo de comunicar nada, mas t&atilde;o somente com&nbsp; o intuito de disseminar v&iacute;rus, captar informa&ccedil;&otilde;es de forma ilegal ou apenas travar os provedores mesmo. Isso tem que ficar claro para os usu&aacute;rios.</p><p>Os provedores, com ou sem lei, seguir&atilde;o com o &ocirc;nus de barrar as mensagens que forem spam, porque estas mensagens n&atilde;o s&oacute; continuar&atilde;o existindo como cada vez em maior n&uacute;mero, infelizmente…. Mas ter&atilde;o de barrar de forma inteligente, deixando passar justamente as propagandas (leg&iacute;timas) que seu assinante recebe. &Eacute; inevit&aacute;vel que isso aconte&ccedil;a. O provedor tem que investir em sistemas mais modernos e robustos. Porque, meu amigo usu&aacute;rio, os caras que est&atilde;o por tr&aacute;s dos verdadeiros Spams n&atilde;o existem, s&atilde;o fantasmas apenas. Fazer uma lei para eles &eacute; uma piada, fantasmag&oacute;rica piada.</p><p>* Jonatas Abbott &eacute; s&oacute;cio-diretor da Dinamize.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.dinamize.com" target="_blank">www.dinamize.com</a></p>
Mensagem não desejada é Spam? NÃO!
29 de janeiro de 2008