Jontex aumenta audiência de vídeos de campanha em 16 vezes com uso da Inteligência Bruno Mello 27 de novembro de 2023

Jontex aumenta audiência de vídeos de campanha em 16 vezes com uso da Inteligência

         

Marca de preservativos utilizou a plataforma para atrair usuários do Instagram e Facebook para anúncios sobre sexo seguro

Jontex aumenta audiência de vídeos de campanha em 16 vezes com uso da Inteligência
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A máxima publicitária de que “sexo vende” costuma valer para quase toda indústria, especialmente para a de entretenimento adulto. Em 2022, o número de empresas de acessórios e produtos de bem-estar sexual bateu recorde no Brasil, com alta de 34,7%, em comparação ao ano anterior. O mercado de preservativos, no entanto, não vem acompanhado a pujança do setor.

A mais recente Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE, apontou que 60% dos brasileiros não usaram camisinha em nenhuma relação sexual nos 12 meses anteriores. O estudo mostrou, ainda, que o percentual de adolescentes que usam camisinha durante o sexo caiu de 72%, em 2009, para atuais 59%.

Para reagir à prática de sexo sem proteção – e obviamente aumentar a venda de preservativos –, a Jontex tem investido não só na sofisticação de seus produtos, mas também nas estratégias de Marketing para promovê-los. Uma das apostas recentes da empresa foi aplicar Inteligência Artificial para aumentar a eficácia de uma campanha de camisinhas premium. Os vídeos foram veiculados no Instagram e Facebook.

Com o uso da plataforma de Inteligência Artificial da VidMob,a Jontex conseguiu multiplicar por 16 o número de vídeos assistidos, atingindo diretamente o principal objetivo da campanha, que era aumentar o awareness da linha premium da marca. Mas os ganhos com o uso da ferramenta de IA não param por aí. O índice de conversão da campanha aumentou em 150% – o que, neste caso, significa que mais que dobrou o número de pessoas que, enquanto assistiam aos filmes, clicaram em um link para obter mais informações sobre o assunto.

Os resultados foram aferidos com base na comparação das performances dos anúncios originais da Jontex e das peças atualizadas pela VidMob, após a análise da plataforma de IA da empresa. “Hoje, com a ajuda da IA, conseguimos medir a eficácia dos anúncios com uma precisão que nunca tivemos antes, o que permite que os anunciantes sejam capazes de avaliar o real retorno sobre os investimentos em Marketing”, diz Camilo Barros, VP Latam da VidMob.

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Como a IA ajudou na campanha de Marketing

A plataforma de IA da VidMob analisa dados tanto dos aspectos criativos de um anúncio, quanto do comportamento da audiência, enquanto a peça é veiculada em uma rede social. A ferramenta faz uma espécie de decupagem do vídeo, frame a frame, identificando cada elemento que aparece na imagem: se a peça conta com atores, o tipo de feição que eles aparentam, se eles estão indoor ou outdoor, a localização da logomarca, as cores e os contrastes utilizados, se há objetos, plantas ou animais na cena, e tudo no momento exato em que aparecem no vídeo.

A massa de dados dessa decupagem é combinada com as informações coletadas pelas redes sociais, que revelam, por exemplo, quantas vezes o anúncio foi exibido, o número total de visualizações do vídeo, quanto tempo dele cada usuário da rede assistiu, quantas pessoas acessaram um link que levava para o site de vendas da marca.

No caso da Jontex, a plataforma recomendou que os anúncios originais fossem atualizados em cinco pontos principais: os atores deveriam aparecer no primeiro segundo das peças; o efeito de uma explosão (que remete ao prazer sexual) deveria ser antecipado; a mensagem em áudio, que aparece nos primeiros segundos dos filmes, deveria ser reduzida; os três produtos da linha premium deveriam aparecer juntos; e, por fim, os anúncios deveria incluir um call to action (um link que remetia para informações sobre sobre os produtos e a possibilidade de compra com poucos cliques).

A edição das novas peças, já com os insights criativos gerados pela plataforma de IA, foram feitas pela VidMob, com as mesmas gravações utilizadas na primeira fase da campanha. “O resultado dos insights gerados pela nossa plataforma superaram todas as expectativas, e, mais que isso, mostram que alterações, aparentemente simples, são capazes de mudar completamente o desempenho de uma campanha. A diferença é que, agora, a tecnologia permite identificar o quê, quando e onde cada elemento de um anúncio deve estar para capturar a atenção das pessoas”, finaliza o executivo da VidMob.


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