IoT cresce globalmente e coleciona boas projeções econômicas Bruno Mello 25 de maio de 2023

IoT cresce globalmente e coleciona boas projeções econômicas

         

Durante a sétima edição do IoT Business, especialistas discutiram as alavancas de crescimento para a IoT e as projeções econômicas para esse mercado

IoT cresce globalmente e coleciona boas projeções econômicas
Publicidade

A sétima edição do IoT Business Forum, promovida pelo TI Inside em parceria com a ABINC, reuniu diversos líderes e experts da área de Internet das Coisas e discutiu temas como o desenvolvimento da IoT no Brasil e a consolidação de projetos no setor. Durante o evento, Renato Pasquini, Conselheiro Consultivo da ABINC e Vice-presidente da Pesquisa IoT, Edge e Serviços Digitais da Frost & Sullivan, apresentou números promissores para o crescente mercado da Internet das Coisas.

O número de dispositivos ativos conectados à IoT alcançará a marca de 41,76 bilhões – um aumento de 18% em comparação a 2022, segundo dados da pesquisa. Para Pasquini, algumas das principais alavancas para a expansão podem ser descritas pela aceleração dos processos de automação, a transformação digital dentro das empresas, a recuperação das cadeias de valor após a pandemia da COVID-19 e o lançamento do 5G.

Outro fator contribuinte para a expansão da Internet das Coisas é a evolução da fase inicial deste universo de conexões para uma fase de desenvolvimento ativo. Sobre a transição em curso, Gustavo Zarife, Country Manager Brazil da Everynet e Diretor de tecnologia da ABINC, destaca que há um movimento global convergindo para a expansão, uma vez que os ciclos dos projetos estão interligados e são aderentes às tecnologias proporcionadas pelo 5G, nano satélites e outros.

Outro participante do evento, Yanis Stoyannis, Customer Security Director da ERICSSON para a América Latina e Líder do comitê de segurança da ABINC, pontuou que o mercado de IoT acumula alta expectativa de crescimento para a sociedade e para novos negócios de uma forma geral.

Até 2030 o mercado de IoT deve atingir receita global de 5,6 trilhões de dólares, e caso encontre condições econômicas favoráveis neste período, poderá alcançar a marca de 12 trilhões de dólares, de acordo com dados levantados por uma pesquisa realizada pela Mckinsey.

Publicidade

O poder da IoT para o Marketing 

Para o Marketing moderno, eliminar os pontos de fricção durante a jornada de compra nos pontos de venda é uma prioridade. Embora árdua, essa tarefa se torna mais simples com a implementação de ferramentas tecnológicas autônomas que se tornarão ainda mais eficientes à medida que a Internet das Coisas se desenvolve.

O emprego de tecnologias dedicadas à melhoria da experiência do consumidor foi um dos temas abordados durante a semana da NRF 2023 no Clube Mundo do Marketing. Na ocasião, Grasiela Tesser, CEO do Cake ERP, participou em tempo real do evento em Nova York e falou sobre as tendências tecnológicas que devem ser acompanhadas de perto pelos varejistas no Brasil. Segundo a CEO, o contexto do mercado brasileiro sugere que adotar tecnologia é possível, mas ainda temos medo de fazê-lo.

Junte-se ao Clube e faça parte da conversa!

Leia também: O que esperar do 5G no varejo brasileiro? Tecnologia promete revolucionar o setor


Publicidade