“Futuro da automação de Marketing está na acessibilidade e experiência”, diz Raphael Leite, gerente de Marketing da Zoho Bruno Mello 18 de dezembro de 2023

“Futuro da automação de Marketing está na acessibilidade e experiência”, diz Raphael Leite, gerente de Marketing da Zoho

         

Raphael Leite, Gerente de Marketing da Zoho, analisa papel da automação no atual momento das empresas e o diferencial que traz às equipes de Marketing e Vendas

“Futuro da automação de Marketing está na acessibilidade e experiência” diz Raphael Leite gerente de Marketing da Zoho
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A automação tem gerado um impacto significativo no Marketing, alterando a forma como os profissionais da área realizam suas atividades diárias. Apesar dos benefícios, é importante notar que a automação não substitui a criatividade e a estratégia humana – e mesmo com a inclusão da Inteligência Artificial, ela chega para somar forças na rotina de trabalho.

Os profissionais de Marketing continuam desempenhando um papel crucial na definição de estratégias, na criação de conteúdo envolvente e na interpretação de dados para tomar decisões estratégicas. Isso, no entanto, tem um novo fator: com times mais enxutos e resultados cada vez mais imediatos, surge a necessidade do uso de ferramentas que maximizem as entregas. A automação é uma ferramenta poderosa e aliada nesse processo, que se torna mais eficaz quando combinada com o julgamento e a visão humana.

Segundo Raphael Leite, Gerente de Marketing da Zoho, a automação de Marketing evolui junto com o papel do Marketing no mercado. “A automação sempre permitiu muitas possibilidades de uso desde a geração e nutrição de leads. As ferramentas mais modernas, no entanto, de fato trazem muito mais insights e ajudam a criar mais campanhas e projetos que sejam mais relevantes ao consumidor, ampliando a experiência dele e, consequentemente, os resultados da empresa”, afirmou.

Para quem está pensando no futuro – ou o que fazer em 2024 – Raphael dá a dica. “O futuro da automação de Marketing é ser acessível e focado em experiência”, diz. “As empresas hoje querem respostas mais ágeis, que forneçam direcionamento para as decisões. A experiência ao utilizar essas ferramentas de automação precisa ser qualificada e relevante – isso em todo processo desde a aquisição, ao uso e pós-venda”.

Em entrevista ao Mundo do Marketing, Raphael explicou ainda que quatro tendências estão em evidência na automação de Marketing. As empresas que querem ganhar agilidade, assertividade e eficiência devem buscar atender cada uma delas.

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Confira:

Hiperpersonalização

A automação de marketing desempenha um papel fundamental na hiperpersonalização, permitindo que as empresas forneçam experiências mais direcionadas e relevantes aos seus clientes. Essa tendência envolve o uso de dados avançados e em tempo real para criar interações e respostas. “A automação de Marketing tem que ter uma visão global, analítica e que pense na campanha para diferentes canais. Ela precisa passar por todas as jornadas de compra e atingir diversos touchpoints”, afirma Raphael.

Ao implementar a automação nesse caso, é essencial garantir a ética no uso de dados, obter consentimento adequado e manter a transparência com os clientes sobre como seus dados estão sendo utilizados para personalização. “Aqui na Zoho nós prezamos pela segurança nos dados e temos tecnologia que consegue trabalhar essa segmentação sem afetar a LGPD. A combinação de automação com uma compreensão profunda do cliente pode resultar em experiências personalizadas que aumentam a satisfação do cliente e impulsionam o envolvimento”, contou.

A Inteligência Artificial é aliada nesse processo. Ela ajuda a prever o comportamento e as preferências do usuário, assim como o lifetime-value do cliente, identifica leads e personaliza campanhas. A ferramenta segmenta campanhas dando assim, a hiperpersonalização que os profissionais demandam, mas que só um sistema consegue entregar de maneira rápida e assertiva.

Múltiplos canais

O uso de diversos canais de Marketing na automação é fundamental para alcançar uma presença abrangente e eficaz no mercado. Não é por menos que essa é uma tendência de automação das mais importantes, uma vez que ela envolve a amplitude de cobertura –  nem todos os consumidores usam os mesmos canais, então a diversificação aumenta a probabilidade de alcançar uma audiência mais ampla.

A automação de Marketing em múltiplos canais também se adapta ao comportamento do consumidor e interage com eles. Algumas pessoas preferem interagir nas redes sociais, enquanto outras podem preferir e-mails ou mensagens de texto. Diversificar os canais ajuda a se adaptar às preferências do público-alvo. Tudo isso com uma resposta rápida e eficiente.

Ao diversificar, a empresa obtém uma visão mais abrangente do desempenho da sua estratégia de Marketing. Isso ajuda na análise de dados e na tomada de decisões informadas.

Inteligência Artificial

A integração de Inteligência Artificial e Machine Learning na automação de Marketing permite análises mais avançadas de dados, personalização de conteúdo, previsão de comportamento do cliente e automação de processos mais complexos. A ferramenta de automação de Marketing, nesse caso, pode ser utilizada para chatbots e assistentes virtuais para interações em tempo real, proporcionando uma experiência mais personalizada aos usuários, respondendo a perguntas e auxiliando em jornadas de compra.

Outro uso é para desenvolver novas ferramentas de maneira mais ágil. “A IA não será apenas generativa, ela carrega um papel de personalização e de utilizar toda a jornada de compra para a criação de campanhas. A IA gera bastantes insights que acompanham relatórios. A Zoho possui a ZIA, a nossa própria ferramenta de IA, que fornece insights valiosos para nossos clientes a saber qual melhor canal e formato para conteúdo ou qual lead tem mais oportunidade de fechar a venda. A aplicação da IA para nós é mais profunda porque lidamos com toda parte gerencial e criativa de tecnologia, desde ferramentas gerando insights, como também desenvolvimento de softwares, o data center, os aplicativos, enfim, uma solução completa”, conta o Gerente de Marketing.

Preço e acessibilidade

O mercado brasileiro vem passando por um período de instabilidade, onde as empresas estão pensando muitas vezes antes de investir em algum projeto ou ferramenta. Se antes a tecnologia era tida como algo caro de se investir, existem empresas, como a Zoho, que vem apostando em valores competitivos para fazer com que mais empresas alcancem o crescimento sustentável. “Os preços acessíveis são significativos e podem afetar diversos setores e usuários. Nós queremos que as pessoas dêem um voto à automação e conheçam o que é possível fazer pelos seus clientes”, afirmou o Gerente de Marketing da Zoho.

Além da inclusão econômica, que permite que um número maior de pessoas tenham acesso às ferramentas, isso é especialmente relevante para empreendedores, pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos com orçamentos limitados.

As PMEs e startups muitas vezes enfrentam restrições orçamentárias. Ferramentas digitais, como as da Zoho, permitem que essas empresas tenham acesso a recursos essenciais para otimizar operações, gerenciar Marketing, comunicação e outras áreas.

Como a Zoho aplica essas tendências nas soluções em Automação de Marketing

A Zoho possui mais de 60 aplicativos de negócio que trabalham de forma integrada. Além do Zoho Marketing Automation, a empresa possui um ecossistema completo de ferramentas de Marketing e Vendas, tais como plataforma criação de sites e loja virtual, gerenciamento de redes sociais, e-mail Marketing, chatbot, CRO, gerenciamento de eventos, CRM e muito mais.

Além disso, é possível contar com a ferramenta de integração entre aplicativos (Zoho Flow) e ferramenta no-code (Zoho Creator) para desenvolver soluções perfeitamente customizadas para cada realidade.

A Zoho atua com presença global, atuando em mais de 150 países, com clientes de destaque como Apple, Nike, HBO, Netflix, por exemplo. A empresa também está presente no Brasil, atendendo uma grande base de clientes de pequeno e médio porte.

Em relação à automação de Marketing, uma das ferramentas de destaque da Zoho, Raphael destaca as principais funcionalidades e impactos nas áreas de Marketing. São elas:

Planejamento e Gestão de Campanhas: é possível obter uma visão geral das atividades de Marketing, desde a alocação do orçamento até o planejamento de campanhas com visão de Kanban, e a análise das métricas de desempenho como Custo de Aquisição de Cliente e ROI.

Planejamento e Gestão de Campanhas

 

Segmentação de Audiência e Personalização: com ferramentas de automação que ajudam a segmentar públicos-alvo com base em dados comportamentais e demográficos. Isso permite campanhas de Marketing mais direcionadas e personalizadas, melhorando a relevância das mensagens.

E-mail Marketing e SMS: usada desde o envio de mensagens automáticas de boas-vindas até campanhas de nutrição de leads. Isso melhora a eficácia das campanhas, garantindo o envio de mensagens no momento certo.

E-mail Marketing e SMS

 

Gestão de Leads: sistemas automatizados ajudam na classificação e pontuação de leads, identificando leads mais qualificados com base em comportamentos online e interações. Isso facilita a identificação de leads prontos para a conversão.

Gestão de Leads

 

Fluxos de automação avançados: a ferramenta guia os leads até a compra, criando jornadas de nutrição altamente sofisticadas e experiências personalizadas para cada lead com base em suas interações.

Fluxos de automação avançados

 

Integrar marketing e vendas: cria negócio no CRM, notifica vendedor sobre ação do lead, cria tarefas no CRM e fornece insights sobre o lead.

Análise de Dados e Relatórios: ferramenta que fornece análises detalhadas e relatórios em tempo real, permitindo que os profissionais de marketing tomem decisões mais informadas com base em dados concretos.

Análise de Dados e Relatórios

 

Recursos para E-commerce: permite direcionar mais tráfego para a loja, reduz as perdas de carrinhos abandonados, faz upsell para os clientes após a compra e aumenta as compras repetidas.

Recursos para E-commerce

 

Marketing comportamental: com a análise de ponto de contato, é possível identificar qual URL do Web site recebe a maior parte das visitas e como agir diante dos leads.

“Existem diversos nichos que estão em crescimento e investindo mais em automação. Hoje temos uma demanda de e-commerce, por isso criamos soluções que forneçam insights e informações para as plataformas. O mercado se movimenta muito rápido e precisa dessas respostas e resultados da mesma maneira”, concluiu.

Conheça mais sobre a ferramenta de Automação de Marketing da Zoho.


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