Salesforce aponta 5 mudanças trazidas pela IA generativa ao mundo dos negócios Bruno Mello 10 de janeiro de 2024

Salesforce aponta 5 mudanças trazidas pela IA generativa ao mundo dos negócios

         

Linha de mudanças se inicia com a total operacionalização da tecnologia e se encerra com as previsões de dificuldades para empresas que se recusarem a abraçar a IA

Salesforce aponta 5 mudanças trazidas pela IA generativa ao mundo dos negócios
Publicidade

77% dos líderes empresariais estão preocupados com o fato de suas empresas estarem perdendo as oportunidades proporcionadas pela tecnologia. O número, divulgado pela Salesforce, dialoga diretamente com uma das tendências mais urgentes para 2024: marcas e empresas que se recusarem a investir em ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e machine learning andarão um passo atrás das concorrentes e, em cenários mais graves, poderão ficar pelo caminho.

Pensando nisso, executivos da Salesforce elencaram e explicaram cinco mudanças que deverão ser causadas pela IA ao longo do ano e como as alterações podem ser abraçadas e inseridas no meio operacional.

1. A IA generativa ficará totalmente operacional nas empresas

Para Clara Shih, CEO da Salesforce AI, o citado status operacional começa com o desenvolvimento de software, atendimento ao cliente, vendas e Marketing e a IA impactará todos os departamentos e fluxos de trabalho. Outro grande avanço virá quando os grandes modelos de linguagem (LLMs) forem utilizados não apenas para geração e análise de conteúdo, mas também para tomada de decisões e automação de fluxo de trabalho.

Shih prevê, também, que à medida que a IA avança e recursos como os Agentes de IA são implantados de forma mais ampla, a eficiência aumentará, criando um ciclo de melhoria. Ela ressalta que, embora os LLMs fundamentais formem a espinha dorsal da IA generativa, as empresas também começarão a usar uma combinação de modelos de linguagem menores e específicos de domínio por razões de custo, desempenho e latência.

Publicidade

2. A IA transformará todos os setores

Seguindo uma linha parecida à pregada pela colega, Laura Palmieri, Vice-Presidente de GTM e Estratégia da Salesforce, acredita que a IA será infundida em todas as camadas dos roteiros de produtos e plataformas para agregar valor para os clientes. Segundo ela, isso vale tanto para empresas de Software as a Service (SaaS) quanto para empresas de semicondutores e jogos.

Adicionalmente, a IA terá impacto na própria natureza do desenvolvimento e na forma como os produtos são construídos. Por meio do aumento das tarefas rotineiras de programação lógica, os desenvolvedores podem aumentar sua produtividade e capacidade de focar suas habilidades nos problemas mais complicados.

3. A IA generativa aumentará a eficiência e todos nós nos habituaremos com o termo “consulta semântica”

Os avanços em termos de consulta semântica – essencialmente uma pergunta escrita em linguagem ‘humana’ que depois é traduzida para linguagem de máquina – mudará drasticamente o atendimento ao cliente. Esta é a previsão defendida por Rahul Auradkar, Vice-Presidente Executivo e Gerente-Geral de Serviços de Dados Unificados e do Einstein da Salesforce.

Para ele, as empresas podem fornecer serviços rápidos, significativos e hiper personalizados com IA usando texto, imagens, vídeos e áudio para pesquisa. Isso prepara o terreno para uma economia digital mais intuitiva e ágil, beneficiando tanto as empresas como os usuários finais. Auradkar acredita que, ao longo de todo o ano de 2024, a consulta semântica se tornará a base da IA e atrairá um número significativo de empresas que poderão consultar dados estruturados por meio deste mecanismo.

4. Até 2025, as empresas deixarão de criar estratégias com foco prioritário em “nuvem” ou “digital”. O foco será o cliente

Publicidade

Para Michael Maoz, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Inovação da Salesforce, seja interagindo com um dispositivo ou equipamento, um chatbot, um aplicativo móvel ou um site, tudo hoje é digital, assim como a IA generativa. Logo, o valor para o cliente é a saúde do processo que ele deseja realizar ou que realizou em seu nome. Para a empresa, melhores resultados de negócios são o objetivo. Para o VP, a tecnologia em si é, aos olhos do cliente ou funcionário, a forma como o processo é realizado, e não o fim em si.

5. As empresas que não adotarem a IA generativa ficarão pelo caminho

A mais “apocalíptica” entre as previsões da lista é feita por Alice Steinglass, Vice-Presidente Executiva e Gerente-Geral da plataforma Salesforce. Ela ressalta que mesmo as pequenas  e médias empresas adotarão plataformas intuitivas de Inteligência Artificial, desencadeando uma explosão de inovação e nivelando o cenário competitivo. Para Steinglass, até 2025, IA não será mais uma ferramenta auxiliar, mas o núcleo em torno do qual giram as empresas de sucesso, marcando uma era de transformação sem paralelo.

Para embasar a teoria, a VP cita uma pesquisa conduzida pelo Gartner, que aponta que, até 2026, mais de 80% das empresas já terão usado IA generativa ou implantado aplicativos generativos habilitados para a tecnologia em ambientes de produção – sólida evidência de que estas plataformas impulsionarão o uso de assistentes digitais orientados por IA que permearão todas as camadas organizacionais.

Leia também: 5 tendências em tecnologia que prometem transformar o Marketing em 2024

MBA Mundo do Marketing


Publicidade