Jaime Troiano e Cecilia RussoComo muitos profissionais de comunicação, só de ouvir falar em números, matemática ou qualquer ciência exata já dá um certo frio na espinha. Muitos de nós escolheram passar longe das contas por necessidade e por afinidade. Hoje, no entanto, trabalhar com Marketing e Comunicação já não está tão distante dos números e da ciência exata.

Falando especificamente sobre Branding, fazer a gestão de uma marca já no começo dos anos 2000 era uma das tarefas mais complexas a serem administradas. Seja pelos inúmeros pontos de contato, seja pelos muitos concorrentes, ter algo realmente único que faça a diferença na vida de uma pessoa não era tarefa simples. Hoje, sabemos que há mais componentes neste jogo. A tecnologia e a consolidação de uma série de mudanças na atitude das pessoas fizeram esta atividade ainda mais desafiante.

O caminho para possuir uma marca forte e relevante começa por ter um propósito muito claro e precioso para seu público. Para chegar até ele, o percurso condiz como uma velha equação matemática. Pense em uma soma. É como um mais um. É tão simples quanto isso. A questão é que o simples e o básico bem feito são uma arte. Captar os insights das pessoas e transformá-los em algo relevante demanda algumas equações muito bem desenvolvidas.

Nesta hora é fundamental contarmos com bons professores. E aqui nós temos dois dos melhores do Brasil. Durante alguns meses, tivemos exatas 30 aulas com Cecília Russo e Jaime Troiano sobre Branding não apenas direcionado a empresas de consumo, mas também do mercado B2B. Agora, todo este conteúdo está organizado no Brandpedia, um canal exclusivo dentro do Mundo do Marketing sobre Branding em parceria com a Troiano Branding.

O conteúdo especial reúne conhecimentos e práticas sobre Gestão de Marca construídos ao longo de três séries especiais de vídeo (com resumos em textos) que abrange a relação tanto entre marcas e pessoas, como entre empresas. Neste espaço você encontrará insights, cases do mercado nacional e norte-americano e análises sobre os desafios de se trabalhar com Branding. É uma leitura obrigatória para você que deseja possuir mais do que uma marca importante e relevante, mas um negócio lucrativo e duradouro.

Bruno Mello
Editor Executivo Mundo do Marketing