Como aumentar a taxa de abertura das mensagens de e-mail Marketing | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing Digital

Como aumentar a taxa de abertura das mensagens de e-mail Marketing

Com pequenas mudanças nos elementos assunto, pré-header e alt tags é possível estimular a curiosidade dos internautas e se diferenciar na caixa de entrada dos usuários

Por: | 25/01/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Você pode montar um e-mail marketing com um design bem trabalhado, com uma ótima usabilidade, ter distribuído muito bem os conteúdos e mesmo assim sua mensagem pode não ser aberta pelos destinatários. Fique atento aos detalhes, existem três coisas básicas que podem ajudar para que sua mensagem seja aberta:

Subject
O subject é o assunto da mensagem, é a primeira coisa que o destinatário lê ao ver a caixa de entrada cheia de emails, ele vai classificar as mensagens por prioridade ou interesse. É fundamental você criar um subject atrativo para ter um diferencial em meio a tantas mensagens. Mas não crie subjects muito extensos, pois a maioria dos clientes de e-mail mostram apenas os 30 primeiros caracteres, seja relevante e criativo.

Pré-Header
O Pré-header é uma pequena seção que aparece no topo do email, acima do conteúdo da mensagem e algumas empresas usam este recurso para oferecer uma versão web da mensagem. Ao invés de usar somente "Caso não esteja visualizando esta mensagem, acesse este link", use também uma frase atrativa, uma espécie de resumo do seu conteúdo para despertar o interesse do usuário.

Recentemente postamos aqui no blog uma dica bem bacana sobre o Pré-Header, para que você entenda melhor como funciona, leia a dica completa no post sobre como trabalhar o pré-header no e-mail Marketing.

Alt Tags
A função do atributo alt é oferecer um texto alternativo quando alguma imagem não carrega ou não pode ser visualizada. Esse atributo é muito usado para melhorar a acessibilidade de um e-mail marketing, já que muitos clientes de e-mail bloqueiam as imagens enviadas por remetentes desconhecidos do destinatário. Nesta situação, a função do atributo é facilitar a "pré-leitura" para o usuário.

Por este motivo, é imprescindível o uso desse atributo em todas as imagens, além do que, algumas plataformas de gerenciamento de campanhas contabilizam a abertura da mensagem pelo destinatário apenas se as imagens do email forem carregadas. Por isso sempre trabalhe muito bem com as Alt Tags, pois se as imagens de sua mensagem não forem carregadas, o destinatário vai ler o texto alternativo e se interessar em visualizar sua mensagem corretamente!

Seguindo estas dicas, você torna sua mensagem mais atrativa, pois o que garante que seus destinatários vão abrir a sua mensagem é se houve interesse, seja pelo subject ou pelo pré-header. Lembrando que o atributo Alt é muito importante para incentivar que o destinatário carregue todas as imagens, contabilizando assim a abertura do e-mail marketing.

Comentários

Biografia

Fique por dentro do Marketing Digital. Aqui você encontra conteúdo elaborado pelos especialistas do setor.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss