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Como tirar proveito dos relatórios de envio de e-mail marketing

Utilização do método ajuda na mensuração dos resultados e permite avaliar o sucesso das ações, corrigir erros, além de estabelecer novas metas por meio dos históricos

Por: | 10/01/2012

pauta@mundodomarketing.com.br

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Uma campanha de e-mail marketing precisa percorrer uma longa trajetória para alcançar o objetivo pretendido, seja a concretização de uma venda ou a adesão a um determinado serviço. Assim, bons relatórios de envio de e-mail marketing são uma das melhores formas de mensuração dos resultados, pois permitem avaliar o sucesso da ação, corrigir erros e estabelecer novas metas. "O mais importante é estabelecer um histórico de como cada cliente está interagindo, para assegurar a entrega de conteúdo relevante", afirma Ricardo Ramos, Gerente Corporativo da VIRID.

Porém, para conseguir esse histórico, é recomendável sair do trivial e não focar as atenções apenas nos clássicos relatórios de envio como abertura, CTR, CTOR etc. e tirar proveito de funcionalidades que possam trazer novo impulso às ações de e-mail marketing. A plataforma Virtual Target, por exemplo, oferece mais de 80 relatórios aos seus usuários. Em um deles, é possível medir a resolução da tela do destinatário, o que ajuda a posicionar o conteúdo da forma que for melhor visualizado pela base. "Houve um cliente que colocou o banner de um DVD no rodapé da mensagem e não teve bons resultados", conta Ramos. "Após uma análise, percebeu-se que a maioria dos usuários tinha resolução de tela pequena e, por isso, nem sequer enxergava o banner. Assim, sugerimos o deslocamento do banner para a parte superior da mensagem, o que facilitou a visualização e, consequentemente, melhorou os resultados".

Em outro relatório, a plataforma permite saber quais áreas das mensagens de e-mail marketing apresentam maior índice de cliques e, assim, permitem posicionar o conteúdo de forma estratégica - o que for mais importante vai para as regiões mais clicadas. Há também um relatório de palavras-chave, que ajuda a mensurar exatamente os assuntos que interessam à base de destinatários. Já os relatórios de performance comparada, que permitem visualizar os resultados das campanhas ao longo dos últimos meses, e possibilitam delimitar com precisão onde há desvios de rota.

Melhor relacionamento
Cliente da plataforma Virtual Target, a ONG Greenpeace aposta no potencial de interação dessa ferramenta. A instituição realiza ações com diversas finalidades e periodicidades: captação de recursos, envio de boletins informativos, pedidos de conversão para potenciais colaboradores, convites, datas comemorativas, pedidos de doações… Os relatórios aumentam consideravelmente a assertividade das campanhas. "Eles nos ajudam a monitorar resultados de engajamento de nossos colaboradores, principalmente, e assim conseguimos fazer testes com diferentes conteúdos, diferentes linguagens e diferentes bases, para ver o que mais agrada e engaja as pessoas, que é o principal objetivo da organização", afirma Ana Levy, responsável pelo relacionamento com colaboradores especiais na ONG. "Eles ajudam a perceber se estamos no caminho certo, se mudamos o formato, entre outras estratégias. Já conseguimos melhorar bastante nossa comunicação."

A INFOLIO, empresa especializada no desenvolvimento de projetos editoriais para o mercado corporativo, também aposta nas informações oferecidas pela plataforma Virtual Target para melhorar sua estratégia de comunicação. Semanalmente, a empresa envia campanhas de e-mail marketing para uma base de 25 mil contatos, composta majoritariamente por designers e publicitários.

Os relatórios oferecidos pela plataforma permitem à empresa saber os assuntos que mais interessam aos usuários e, assim, realizar envios customizados conforme o perfil de cada grupo, funcionalidade imprescindível a uma empresa do mercado editorial. "A Virtual Target oferece um relatório bem completo e detalhado, exatamente como precisávamos. A possibilidade de fazer envio segmentado e personalizado para nossa base de dados é um diferencial", afirma Jenifher Schmidt, coordenadora de marketing da INFOLIO. Os dados obtidos com a plataforma permitem um gerenciamento profundo das campanhas, com a possibilidade de verificar novas estratégias e aprimorar as ações.

Compreender as informações oferecidas pelos relatórios de envio - e, mais importante, tirar um bom proveito delas -, no entanto, nem sempre é tarefa fácil para os usuários do e-mail marketing. "As empresas precisam de um grande apoio para interpretar as informações", afirma Ricardo Ramos. "Não basta apenas apresentar os dados, é preciso desenvolver uma ação a partir deles, com base no perfil do negócio".

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