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Como atingir clientes cada vez mais inteligentes

Como atingir clientes cada vez mais inteligentes

Por: | 15/05/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Os clientes estão mais inteligentes? A resposta para essa pergunta é simples e direta: SIM! Inteligência implica em acesso e associação de informações: Nossos clientes são impactados com todos os tipos de ações, sejam nossas ou de nossos concorrentes, podem fazer pesquisas e comparações na internet e recebem informações de seus conhecidos, compartilhando experiências. Então, a pergunta mais importante não é SE os clientes estão mais inteligentes, mas COMO usar isso a nosso favor.

Muito já se falou em mudanças no Marketing - o Marketing de Massa, de Segmento, de Nicho, Personalizado. Agora, vamos discutir o Marketing de Conteúdo, que se trata de uma estratégia focada na criação e divulgação de conteúdo relevante para que uma empresa possa atrair e reter seus clientes. Não é uma estratégia diferente e apartada, mas um complemento a todas as ações de Marketing feitas por uma empresa.

Grandes redes varejistas, como o Grupo Pão de Açúcar e a rede gaúcha Zaffari passaram a incluir conteúdo em seus tabloides. Além da divulgação de produtos, preços e promoções, as peças contam com receitas ou dicas do cotidiano. Nesse contexto, o conteúdo impulsiona as vendas e ainda prende a atenção do consumidor, que passa a buscar informações semelhantes em concorrentes ou em suas próximas visitas às lojas.

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é mudar e melhorar a experiência do consumidor com sua empresa, com o intuito de criar um relacionamento e não necessariamente uma compra a partir da interação. Companhias aéreas, por exemplo, adotaram revistas para entreter seu público a bordo, todo seu conteúdo tem relação com o core business, as viagens, e elas ainda aproveitam para vender espaço de publicidade para outras empresas, transformando o entretenimento de seus atuais clientes em novos negócios e novas formas de rentabilizar.

Em resumo, o marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus clientes atuais e futuros sem vender diretamente. É informar, criar um relacionamento mais longo e baseado em confiança. É a aposta na informação como fator de decisão.

Todo conteúdo divulgado por uma empresa deve ser consistente em relação à sua estratégia, além de, é claro, ser verídico. É preciso pensar não apenas nas peças de marketing, mas também na central de atendimento, nos vendedores e demais funcionários como responsáveis pela divulgação do conteúdo da empresa. Esse pensamento faz com que a estratégia seja mais consistente e, consequentemente, melhor difundida.

Lembre-se que o conteúdo precisa ser relevante para prender a atenção de quem é impactado, mas antes, você precisa chamar a atenção e fazê-lo se interessar pelo seu conteúdo.

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