Apostar no Novo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Conexão Paris

Apostar no Novo

Por: | 24/06/2010

stella@slegnani.com.br

Compartilhe

                                                                                                                               Acima o ateliê no Contentin
Durante a especial semana no Contentin, uma das coisas mais agradáveis e surpreendentes que fiz foi um ateliê de escultura, proposto por Flávia Melo, a atenciosa proprietária do Hôtel des Ormes e Hôtel des Isles.
Experiente, Flavia sabe que empreender é sair do lugar comum e propor novos desafios, sobretudo criativos. Pensando nisso fez uma parceria com a renomada artista parisiense Ghislaine Vernaujoux, que tem obras expostas em diversas bienais e  que desenvolve cursos de escultura em seus ateliês de Paris e do Contentin (saiba mais aqui).
O desafio: criar uma pequena escultura, ou melhor, a nossa própria obra de arte.
O aprendizado: saber lidar com as fases de concepção e produção, como qualquer outro projeto na vida.
Ghislaine pacientemente faz um pequeno discurso sobre a técnica de criar algo novo e de forma didática, uma pequena demonstração.   O próximo passo é o reconhecimento do material que você vai trabalhar (albatre, mármore, calcário) e aprender a utilização adequada de cada um dos utensílios disponíveis para auxiliar nesse projeto pessoal.
Assim, cada um de nós escolheu um bloco de pedra em Albatre (fácil de trabalhar, mas extremamente frágil) para dar início a nossa obra de arte.
Um sentimento de "volta à infância" tomou conta de todos. Hora de se deixar levar por instintos e... quanta dúvida na hora de criar um projeto!
Como tudo na vida, cada matéria oferece suas resistências e precisamos saber qual o melhor utensílio para contornar as dificuldades.
De maneira interessante, vamos contornando pequenos deslizes, mas também mudando de trajeto durante o percurso.
Um barco que vira uma pirâmide, uma flor que vira uma folha, um peixe, uma estrela...
Os desastres às vezes salvam a obra e no final dessa mágica experiência, podemos ter certeza que tudo na vida é questão de motivação, engajamento, utilização de bons meios, conhecimento, escuta, experiência, reflexão e, acima de tudo, abertura de espírito.
Felizes, fizemos uma pausa no atelier para saborear pratos típicos com um bom Calvados. Orgulhosa, levo  minha "obra de arte" à mesa para acompanhar essa degustação.
Fim do dia, de volta ao Hôtel des Ormes (+ aqui), Nathalie Thibaut (do Bureau de Imprensa/Paris), plena de sorrisos, nos convida para um belo jantar. Hora de comemorar!
 
Eu, junto às artistas Ghislaine e Francine, que dirigem o atelier - um brinde a bela empreitada!
A experiência foi ao mesmo tempo significativa e divertida, cheia de convivialidade e bom humor. Anteriormente, eu jamais tive a oportunidade de transformar uma rocha em um projeto. Especificamente, este workshop nos desafia a fazer ricas descobertas e colocar um novo olhar sobre a transformação.
Singularmente, um atelier de arte pode nos colocar no bom rumo.
Minha escultura é única, um pouco desajeitada, comum e assimétrica. E eu a amo.
   
Comentários

Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss