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VICUNHA - Gigante de Denim no Mundo

Por: | 10/06/2010

stella@slegnani.com.br

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Dois dias intensos na 6°edição do Denim by Première Vision, salão que já virou referência internacional em poucas edições no segmento jeanswear, e  o primeiro a utilizar esse espaço espetacular de prédios industriais como palco de moda.
O evento apresentou uma progressão de 34% em relação à edição anterior e reuniu 68 expositores de 17 países, parte da elite mundial do segmento. Abrangendo toda a cadeia têxtil de desenvolvimento - produtores de fibras, tecelagens, especialistas em confecção, acabamentos, lavanderias, tinturarias e fabricantes de aviamentos - mostraram as novas tecnologias e as tendências Outono Inverno 2011/12 para o bom e velho denim.
 
VICUNHA, A MAIOR FABRICANTE MUNDIAL DE DENIM EM 2013
 
Entre os expositores de grande porte, a acolhida simpática de Thomas Dislich, Diretor Executivo da Vicunha Europa, ganha sempre evidência. A indústria têxtil, que é a maior da America Latina, se mostra forte e confiável mesmo com a crise internacional e só tem o que comemorar - com novas plataformas na Europa, Ásia e América Latina - breve será o maior fabricante de denim no mundo.
 
A base deste novo empreendimento, será em Cuiabá, no Mato Grosso, (maior estado brasileiro produtor de algodão) que inicia a produção em 2013 e  processará 65 mil toneladas de algodão por ano para produzir 72 milhões de metros de denim, um aumento da capacidade de produção dos 13 milhões atuais para 19 milhões de metros por mês. Um recorde!
 
A nova plataforma no Brasil foi escolhida em função de uma estratégia: proximidade dos  recursos de matéria-prima. O local deve se transformar em um grande polo têxtil e os planos são para uma área industrial global de 60 hectares. O investimento previsto é de cerca de R$ 350 milhões (US$ 200 milhões), incluindo construção, máquinas e capital de giro.  A área industrial deve criar empregos para os 500 mil habitantes da região, que é um dos locais de mais baixa densidade populacional do país,  com cerca de 2,8 pessoas por quilômetro quadrado (2000).
 
 
A VANTAGEM DE MERCADO DA VICUNHA EUROPA
A empresa prova a cada dia ser um parceiro confiável e sólido, tanto no mercado Europeu, quanto internacionalmente. Seu tamanho permite que a gigante do denim se ajuste às necessidades dos mercados de forma rápida. "Como tem sido sempre o caso, a capacidade de fornecer rapidamente continua sendo um dos nossos maiores benefícios. Por exemplo, ontem recebemos um telefonema de um cliente de grande dimensão vertical precisando de 1.500 metros para uma rápida produção personalizada. O caminhão de entrega está saindo hoje com o produto", explica Dislich. "Reatividade no atual mercado é fundamental", finaliza.  
 
 PLATAFORMAS NO MUNDO GARANTEM REATIVIDADE 
"Temos notado que, atualmente, muitos fornecedores de denim já não mantêm o estoque necessário, devido à crise financeira e, consequentemente, à diminuição de encomendas em 2009", acrescenta Dislich. "Muitos começaram literalmente a viver da mão para a boca". O que a empresa considera muito arriscado. Alguns concorrentes reduziram a produção, na esperança de economizar custos, resultando em uma enorme dificuldade em preencher as ordens não planejadas e espontâneas. "Vicunha é uma grande vantagem. Temos não só o inventário, calculado de forma antecipada, mas também construímos nossas reservas de matérias-primas. No momento em que os preços das matérias-primas têm um grande aumento, nós não somos tão afetados, pois calculamos necessidades antecipadamente e compra em conformidade."
 
De acordo com Dislich, embora as decisões continuem a partir da Europa, a capacidade de fornecimento de encomendas fora da Europa, nos locais de produção, como por exemplo na Ásia, é uma necessidade. "Com nossas novas plataformas na Ásia e na América do Sul somos capazes de reagir muito rapidamente agora em todo o mundo. Este é um requisito básico para um trabalho bem sucedido em negócios de volume com grandes empresas como Marks & Spencer, Benetton e Zara." Bravo!
 
 
 

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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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