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1.618 , o luxo do amanhã

Por: | 10/05/2010

stella@slegnani.com.br

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Essas foram palavras escritas na entrada do Palácio de Tokio, em Paris, onde acontece o 1.618, o primeiro Salão do Luxo Sustentável no mundo.
Nesta segunda edição, o evento novamente quebra parâmetros e fortalece um novo movimento: o do luxo politicamente correto. Inovador desde sua concepção, este é um salão comercial, mas também uma exposição de arte contemporânea. Aberto ao grande público, o evento mescla inovação, design, arte e desenvolvimento durável ao serviço do luxo - mas ético e em sintonia com as novas normas de consumo.
Durante cinco dias, especialistas no segmento luxo, diretores de marketing de grandes marcas, comitês de desenvolvimento ecológico, pesquisadores, consultores, sociólogos e filósofos se reuniram em uma série de debates abordando luxo e desenvolvimento ecológico.
Um dos painéis mostra o crescimento de consciência no consumo politicamente correto (pesquisa realizada em 4 países, França, EUA, Japão e China):
Em 2002, 33% do público afirmou conhecer produtos de desenvolvimento durável
Em 2004, 49% do público afirmou conhecer produtos de desenvolvimento durável
Em 2009, 91% do público afirmou conhecer produtos de desenvolvimento durável
O novo consumidor, sobretudo jovens, se mostra mais sensível aos produtos ecológicos. As gerações futuras deverão ser adeptas do luxo comprometido em todas as etapas: fonte, produção, desenvolvimento e durabilidade do produto e proteção ao meio ambiente.
Nos debates sobre comunicação, diretores de marketing destacam sedução e prova (credibilidade) como direção motriz de campanhas eficientes. A onda Bio nos anos 70, baseada na propaganda extremista e de culpabilidade ou nos anos 1990, com foco na tomada de consciência via moralização e da acusação, abre caminho em 2010 para a comunicação do bem estar, prazer e da responsabilidade. Se antes o consumo Bio era feito via conceitos de medo (mesma política utilizada pelo segmento tabagista), hoje, a relação entre marcas e consumidor passa a utilizar o conceito de participação e converge um ponto especial que  enfoca  O EGO - "eu me cuido, eu faço bem a mim e ao outro".  Valores totalmente novos no desenvolvimento durável.
A vitrine do Novo Luxo
Designers como Philip Stark, filósofos como Mafessoli, marcas como Piaggio, Valcucine, St Dupont, entre outros presentes no evento, ressaltam a ideia de criar produtos preparados para uma nova forma de consumo e de apreciação.
Sessenta expositores de diferentes segmentos como hotelaria, moda, transporte, cosmetologia, arte, turismo, eletrônica, design, avaliados por um comitê de experts (ONG, sociólogos, consultores…) expuseram produtos e de acordo com novos códigos do luxo.
Entre alguns destaques:
Tesla Motors
Carros de design desenvolvidos em São Carlos na Califórnia, 100% elétricos, de alto desempenho e compatíveis às normas de segurança vigentes no mercado internacional. Desenvolvidos em usinas totalmente autônomas, que respeitam o meio ambiente, seu funcionamento é via energia solar, reciclagem de baterias e zero emissão de poluentes no seu uso.

Piaggio
A estrela dos anos 1950, que virou lenda ao transportar estrelas de cinema de Hollywood nas ilhas italianas, ganho um novo design lançando o "L´Alpe Calessino Eletric Lithium", veículo 100% elétrico e utilitário, com o charme único da marca italiana.

Electree
Um bonsai particular, mescla decoração e funcionalidade: suas folhas são pequenos painéis fotovoltaicos, projetados para fornecer energia elétrica destinada a carregar aparelhos eletrônicos como maquinas fotográficas, celulares, rádios... Uma espécie de árvore do futuro, que traz uma interessante contribuição para o problema do desenvolvimento sustentável de forma lúdica, útil e responsável.

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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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