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Por: | 23/03/2010

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Acabo de chegar de uma viagem inesquecível, uma das mais bacanas que fiz - estava em Melk, uma pequena cidade, perto de Viena. Melk depois de 1000 anos é o centro cultural e espiritual da Áustria, primeiro como uma fortaleza da família Babenberg e, desde 1089, como uma abadia beneditina fundada por Margrave Leopold II. Neste lugar estão guardados manuscritos valiosos, entre outras obras, parte escrita no próprio local.
Foi este o local que Paulo Coelho escolheu para convidar os amigos para comemorar a festa de São José, uma tradição que repete há 23 anos. Ao chegar a Melk reparei que meu telefone não funcionava e, como eu também não havia levado meu laptop por motivos óbvios, estava completamente desconectada do mundo.
De volta a Paris, ainda no aeroporto, ligo o meu celular que rapidamente me alerta: 225 mensagens eletrônicas, dezenas de chamadas não atendidas, recados etc etc. As mensagens tratavam dos últimos lançamentos, mailing da imprensa, datas de conferências, propagandas... Felizmente, dentro dessas, algumas eram de amigos queridos, o que me fez respirar nessa avalanche de hiper informação.
No caminho de casa, reflito. Até pouco tempo as marcas tinham um enorme medo da comunicação digital. Hoje, blogueiros fazem e desfazem buzz, grandes marcas se comunicam via digital, os designers desfilam em linha... O mundo da moda redobra sua imaginação para prolongar o sonho e conquistar novos territórios.
Há pouco tempo atrás, seria impossível imaginar jovens blogueiros na primeira fila dos grandes desfiles, lugar este reservado às estrelas do jornalismo. Hoje, com computadores apoiados nos joelhos, eles dividem espaço com lendas como Anna Wintour (Vogue) ou Suzy Menkes (Herald Tribune)... Se as marcas até pouquíssimo tempo estavam prudentes, freadas pela obsessão de tradição e controle de imagem, parece que sucumbiram ao Word Web. Mudaram códigos, atitudes e maneira de comunicar.
A Origem...
Antes, uma marca de luxo deveria manter certa distância de seu público e um pouco de mistério para preservar o sonho. A angústia de perder o controle de imagem, abrindo espaço onde os consumidores poderiam dar sua opinião livremente, era enorme. Conhecida por encarnar o avant-gardismo, a moda não poderia mais fechar os olhos para a revolução tecnológica. Logicamente, as marcas que se fazem notar, hoje, são exatamente aquelas que seu site propõe um verdadeiro conteúdo. A publicidade vem posteriormente, como um complemento. Fazem-se passar da distância ao comércio. A internet é uma verdadeira mídia, com uma linha editorial independente de outros suportes de comunicação. Twitter, Facebook, MySpace, Blog, Site, todos expõem facetas diversificadas de um mesmo produto.
Net World...
A ferramenta não é só eficaz, como também abrange uma imensa audiência. Nem todo mundo lê Vogue, mas todo mundo pode conectar-se ao site. Para surpresa, um dos primeiros desfiles divulgado via net in direct foi, em setembro de 2009, por Alexander McQueen, que se tornou uma marca. The Sartorialist, o famoso blogueiro americano, teve dois milhões de cliques em dois dias na semana da moda. Logicamente, as mídias clássicas não vão desaparecer. São ofertas diferentes, o olhar clássico resta também indispensável para a promoção de uma marca.
Tudo isso me fez lembrar Paulo Coelho e sua relação com a net - se o escritor vende milhões de livros pelo mundo de modo clássico, foi precursor no uso de canais via net. O web Word, faz parte da vida do escritor há muitos anos. Uma maneira de interagir com seus leitores, criando uma proximidade única: aberto a elogios, trocas, novas construções literárias, mas também críticas, o que faz deste um diferencial. Neste encontro em Melk, por exemplo, 30 leitores do mundo foram convidados pelo escritor via net. O escritor escolheu este local histórico e cheio de registros fortes do passado, para o encontro de pessoas que conhecia apenas virtualmente. E, com isso, prova novamente que não é apenas escritor, mas um Mago Visionário.
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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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