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Abecedário Francês

Por: | 30/07/2009

stella@slegnani.com.br

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Art de vivre: (arte de viver) uma definição verdadeira sobre o modo de vida francês. Onde ele privilegia o prazer de comer, beber, o lazer e ler e principalmente receber.
Bistrot: instituição francesa onde são servidos os pratos básicos da culinária francesa e lugar preferido para uma taça de vinho e o tradicional "aperitif" do fim do dia...
Cuisine: templo francês, peça principal da casa onde se prepara as refeições. A arte de cozinhar passa de "pais para filhos" e desde cedo a garotada participa ativamente dessa atividade. A cozinha é local de encontro da família e amigos.
Diète, diet: Não faz parte do vocabulário francês...
Ecolo: palavra para expressar ecologicamente correto, também usada para comércio sustentável.
Fromage: quer dizer queijo. São mais de 364 diferentes tipos: "um para cada dia do ano". Compra-se em fromagerie (queijaria) jamais em super! Ainda, um prato com várias qualidades é servido sempre depois do prato principal e muitas vezes substitui a sobremesa.
Gourmet & Gourmand: a primeira define o apreciador da delicadeza e do refinamento na culinária, a segunda é usada para os apreciadores da boa mesa de modo geral (quer dizer, ambos são sinônimo de francês).
Haut de Gamme: termo usado para definir produtos de exceção, muito utilizado na moda, na gastronomia, na decoração.
Indépendance: termo muito usado principalmente pelas mulheres, que são verdadeiramente adeptas de igualdade de direitos e a liberdade de se expressar. As francesas são super femininas e bastante feministas.
Jardin, jardiner: uma das outras paixões dos franceses e ato de "jardinar", e refere-se a flores ou legumes. Mesmo nas grandes cidades flores e hortas em casa, em pequenas sacadas ou janelas, podem ser apreciadas. Faz parte da cultura é um hábito extremamente natural.
K: ....kilo?
Livre: ler é uma das paixões francesas, e todo mundo lê não importa onde: de pé no metrô, nos parques, dentro de livrarias, nas bibliotecas abarrotadas, enquanto come, toma um café, num piquenique... Ler, ler, ler.
Marché: uma espécie de feira livre, onde você encontra de tudo. É local onde os franceses fazem as compras (do dia) ou para o dia seguinte. Franceses não gostam de comprar para a semana ou o mês. Preferem coisas frescas e adoram trocar "receitas" e idéias com o vendedor do mercado. Aqui nada de pressa, as filas são longas e todos esperam paciente sua vez...
Manif: quer dizer manifestação e o francês faz greve e se manifesta por todo e qualquer motivo durante o ano inteiro. Quase um esporte...
Net: originalmente a palavra é usada para designar o benéfico líquido de uma empresa, salários, etc. Hoje se é também utilizada para falar de internet.
Ordinateur: computador. O francês adora, e utiliza intensamente. Compara tudo: viagens, produtos, livros, restaurantes, saúde, beleza, etc. Participa ativamente de Fóruns (existem milhares) antes de se decidir por uma compra, ou simplesmente para dar seu parecer sobre o produto. Todos os parques possuem wi-fi, assim como boa parte dos cafés. O que facilita a vida de todo mundo. Os franceses participam ativamente de blogs e sites e adoram fazer comentários positivos ou negativos sobre tudo... Não deixam nada passar em branco!
Pique-nique: entretenimento que o francês adora fazer ao lado da família e de amigos. Piquenique significa: pão, queijos, saladas, vinho e água...
Queue: quer dizer fila. E eles fazem para tudo: no cinema, mercado, no restaurante e mesmo para comprar um simples pão, se for um boa "boulangerie"...ficar na fila não é problema. 
Râler: reclamar. Francês reclama de tudo, é quase cultural. E dizem: "on râle, on râle, mais on adore ça"! (a gente reclama, reclama, mas adoramos isso)...
Shopping: "fazer shopping" não é ir fazer compras. Aqui é termo de marketing usado para ver o que a concorrência esta fazendo e fazer um mapa da sua atuação no mercado.
Savoir faire: é saber fazer algo único, designa tradição, perfeição, hereditariedade. Muito usado por grandes marcas como Chanel, Hermès, Luis Vuitton, Lesage e para alguns produtos da gastronomia que utilizam mãos experientes na confecção de produtos de exceção.
Travail- pela lei, francês só pode trabalhar no máximo 35horas por semana. E ele não leva trabalho para casa. No domingo, tudo está fechado, com raras exceções. As lojas funcionam normalmente de 9h às 19h. Nas pequenas cidades achar algo aberto depois dos horários tradicionais como um restaurante às 15h é quase impossível.
Uniform: o vestidinho preto, peça ícone que a francesa adora e o tailleur modernizado que  faz parte do guarda roupa feminino (vestido, saia e blazer). Criados pela francesa Coco Chanel, ela fez dessas peças itens básicos para mulheres do mundo inteiro.
Vacances: As preciosas férias! Todo mundo parte por no mínimo 1 a 2 meses por ano. Divididas em férias grandes (julho ou agosto por pelo menos 1 mês) e férias pequenas de 1 semana a 15 dias. Estas são tiradas em fevereiro para (Sky), em abril (é primavera) e em dezembro (Natal e Novo ano).
Velo: a bicicleta  é paixão nacional (como o futebol). Tem o famoso Tour de France (maratona em bicicleta que atletas do mundo percorrem toda a França, terminando em Paris)  assim como a velo de todo o dia, para trabalhar ou simplesmente passear,  os franceses são grandes utilizadores desse meio de transporte, mas ainda perdem para os países nórdicos como por exemplo os Holandeses.
X: só lembro dos filmes "X"
Weekend: palavra sagrada para designar o fim de semana destinado sempre a "art de vivre": piquenique,  passeios de bicicleta, almoços e jantares entre amigos, família,
Yaourt: sobremesa clássica do dia a dia. Existem centenas de tipos para agradar aos maiores consumidores deste produto na Europa. Leader de mercado em produtos derivados do leite, cada francês consome mais de 21 kg por ano, quer dizer mais de 170 potes!
Zut: Palavra usada para dizer: "esqueci, puxa vida, me escapou, que chatice!"
Leia também: Abecedário Americano, por Delyse Braun, direto dos EUA e conheça um pouco sobre a terra do Tio Sam.
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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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