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7 conselhos de marketing para ?Baby Boomers?

Por: | 20/07/2009

stella@slegnani.com.br

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Na sexta, escrevi sobre as mulheres e seu papel no consumo. Mas não podemos nos esquecer de uma geração extremamente presente na atual sociedade e que comanda o consumo de vários segmentos. A geração 45. Por isso selecionei alguns conselhos importantes na estratégia de marketing visando mulheres « Baby Boomers ».
 
Quem são as mulheres Baby Boomers?
Elas são as filhas do baby-boom, nascidas depois do fim da II Guerra Mundial (1945-1955) principais beneficiários e agentes de uma geração com um consumo específico: preparam-se ou já desfrutam de aposentadoria bem como possuem tempo e dinheiro para poder se fazer prazer.  Entrarão na porta do grande envelhecimento em 2025 e terão desaparecido em 2040.
São hoje na Europa as principais agentes de vários setores principalmente do turismo e recreação.
 
Um mercado em plena expansão, extremamente promissor em termos de despesas tradicionais, mas também e outras despesas relacionadas com a saúde e ao bem-estar. Um dado importante: a geração baby boomers feminina é superior a masculina. Estas mulheres influenciam 80% das decisões de compra das famílias, quer para a alimentação, finanças, viagens ou mesmo tecnologia. Alguns conselhos para quem quer visar este público extremamente promissor:

1.         Encontre a imagem da mulher que elas auto-projetam: não deve ser nem muito velha nem muito jovem e muito menos "refeita" em computação gráfica. Idealmente, deve mostrar uma mulher que gosta de vida, deve mostrar mais emoção do que a imagem. As Baby Boomer não querem compromisso, mas querem algo com estilo e conforto ao mesmo tempo.
2.         Mulheres Baby Boomers desempenham um papel importante na decisão de compra. Elas efetuam a maior parte das compras e influenciam a todos os grupos em que participam (cônjuges, filhos, netos...). Mesmo nas categorias tradicionalmente "reservadas" ao público masculino, elas possuem cada vez mais influencia: 80 % na renovação de casa, 65 % na compra de automóvel e 66 % para componentes eletrônicos, computadores. As compras de catálogos diretos on-line são 70% executadas por mulheres e a maioria pertence ao grupo baby-boomers.
3.         Mulheres Baby Boomers viajam para fazer turismo,  spa, para cuidar da saúde do corpo, da mente,  muitas vezes acompanhadas de amigas. Eles precisam de experiências do sonho rejuvenescer, mas não necessariamente a imagem, mas rejuvenescer o espírito! Não querem a velho clichê da mulher sentada na praia que não faz nada...
4.         Mulheres Baby Boomers ainda querem se lançar em negócios! Um número impressionante de mulheres se lança em pequenos "business" para conquistar a independência financeira, ou simplesmente para o prazer de uma ocupação.
5.         Mulheres de 35 a 54 anos, são um dos maiores segmentos que navega na web, e fazem isso para encontrar informação e bons negócios e não para se divertir. Por isso sites feitos para elas (descomplicados e atraentes) são um segmento em expansão.
6.         Elas possuem maior esperança de vida e sabem disso. Suas necessidades são diferentes no planejamento financeiro. As compras de "prazer" como objetos e serviços que oferecem qualidade e um "diferencial" são prioridade nas despensas.
7.         Segmentar. É preciso tratar esta consumidora de maneira diferente. As mulheres Baby Boomers    (+ 50 anos) estão num outro patamar quanto às preocupações. Os filhos já são independentes, não moram mais na casa, elas possuem uma renda que lhes permites "excessos". Diferente das mulheres entre 35 e 45 anos que estão tentando criar o equilíbrio entre a carreira e família. Um mercado a fazer atenção, pois  nenhum outro marcou tanto a história social e econômica de uma maneira assim profunda. Mas visar as Blomers é antes de tudo examinar todas as informações de acordo com cada país para não subestimar o potencial de mercado, nem generalizá-lo.

 

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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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