Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

Funções em Visual Merchandising

Funções em Visual Merchandising

Por: | 12/11/2013

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá amigos,

Falamos frequentemente sobre merchandising, tanto visual quanto estratégico neste blog, mas ainda não havíamos citado quem faz parte da equipe e quais atribuições cabem a cada um deles. Nesse caso específico, falaremos sobre a estrutura de um departamento de Visual Merchandising (VM), segundo  o inglês Tony Morgan, um especialista na área.

Desde o começo do visual merchandising, onde víamos arrumações, exposições de açougues totalmente diferenciadas (como a da foto abaixo), até hoje em dia, vemos vitrines animadas e interativas.

visual merchandising,shopper marketing

visual merchandising,shopper marketing

Primeiramente, é importante salientar que o departamento costuma ser dividido entre equipes interna e externa. Vamos primeiro a equipe interna de VM:

Diretor / Gerente sênior
Responsável por definir e supervisionar a loja. É ele também que relaciona-se com o diretor de compras para garantir a promoção do produto correto, além de trabalhar diretamente com o diretor operacional, garantindo que o layout da loja seja funcional. É importante comunicar-se com o diretor de marketing, para garantir que a equipe de VM apoie todas as campanhas de produtos do estabelecimento. Estão entre suas atribuições também controlar a folha de pagamento e o orçamento de VM, adquirir manequins e adereços necessários, contratar pessoal qualificado e conferir a sinalização da loja.

Gerente
O gerente deve dirigir a equipe, relacionar-se com os departamentos de compras e de marketing, comunicar-se com o gerente sênior, criar e implementar vitrines e exposições, interagir com a equipe de design gráfico, além de relacionar-se com os gerentes de seção, conhecer a concorrência e relacionar-se com as marcas.

Visual Merchandiser Sênior
O visual merchandiser sênior (ou coordenador de VM), deve orientar os membros da equipe que estão abaixo dele e atuar como ponte entre os gerentes de VM e de seções. Deve manter os padrões da loja, comunicar-se com a equipe de design gráfico (assim como o gerente de VM faz), formar o pessoal da seção e trabalhar diretamente com as marcas para garantir uma representação adequada ao produto. É muito importante que esteja sempre atualizado sobre as tendências de moda e estilo.

Visual Merchandiser Júnior
O visual merchandiser júnior (ou assistente de VM)  deve manter os padrões estabelecidos pelos seus superior para o PDV, trabalhar diretamente com o pessoal da seção para garantir o cumprimento das diretrizes visuais, além de conhecer e acompanhar as marcas de modo contínuo e, assim como o coordenador, também estar sempre atualizado sobre tendências.

Além destes, há também uma equipe externa, composta por:

Marceneiros
São responsáveis pela montagem e desmontagem de vitrines e expositores internos, por construir adereços, saber quando a peça exige acabamento de alta qualidade, trabalhar com outros materiais, que não só a madeira, além de produzir peças com o uso de diferentes técnicas.

Pintores
Realizam a pintura das vitrines, trabalham junto aos marceneiros e carpinteiros. Alguns possuem especialização em efeitos pictóricos. É importante que deixem os adereços e esquemas das vitrines mais interessantes e chamativos.

Carregadores
Garantem que valiosas peças de mobiliário e adereços sejam montadas e retiradas das vitrines sem serem danificadas, além de serem responsáveis pela organização e manutenção do depósito, que podem conter manequins e demais objetos utilizados na decoração.

Designers Gráficos
Trabalham na concepção e desenvolvimento de peças gráficas, em trabalho conjunto com arquitetos, para construírem a imagem geral da loja. Devem aplicar a identidade visual coerentemente em etiquetas, preços, banners e informações profissionais.

E em sua empresa, funciona assim? Tem mais alguma atribuição que não consta na lista acima? Ou alguma atribuição que vocês acham que deveria constar?  Como já sabemos,  cada empresa trabalha de um jeito, estrutura a área de uma forma e tem uma cultura que valoriza mais ou menos o  merchandising.  Então vamos aproveitar este espaço para debater.  Deixem aqui  seus comentários para que possamos fazer um bate bola!

Uma dica de um livro super interessante:  Visual Merchandising , do Tony Morgan.

Um abraço e boa semana,

Simone Terra

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss