Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

Evolução do Varejo ? Fast Fashion

Evolução do Varejo ? Fast Fashion

Por: | 20/09/2012

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá pessoal,

Estou tendo o enorme prazer de dar aulas junto a Ana Lavaquial, no curso de Gestão de Varejo na Pós de Moda da ESPM/RJ. Logicamente, aproveito a oportunidade para ir a campo e ver como o varejo nacional está evoluindo. Em algumas matérias nesse blog e palestras que dou dentro e fora do Brasil, costumo falar sobre a enorme oportunidade que existe no segmento de moda.

Quando falo oportunidades, estou falando de oportunidades no Trade Marketing, ou seja, gestão por categoria, merchandising estratégico e visual merchandising, atendimento, organização e forma de exposição, meios de relacionamento e, sobretudo, o que mais traria bagagem para o segmento: estudos de shopper. O universo da moda está sempre muito calcado em estilo e design, e em nome do poder das tendências e da qualidade artística dos criadores, questões operacionais de PDV são colocadas muitas vezes como menos importantes. No entanto, na época do fast fashion, é fundamental a maneira que esse varejo escolhe para "falar" com o consumidor.

Alguns anos atrás já tirava meu chapéu para a forma que a GAP usava para segmentar os jeans no PDV. Devo também ter falado em alguma matéria aqui sobre a fantástica forma de exposição das leggings da Nike, que é uma maneira muito rápida e fácil de informar e impactar o consumidor. Costumo citar sempre como exemplo o atendimento e venda no provador da Victoria´s Secrets, da importância das vitrines e da tecnologia que encontramos, inclusive, nas maisons de alta costura, e da importância de uma venda consultiva a qual, sinceramente, não posso nomear nenhuma loja ou rede com veemência, pois poderia escorregar em um vendedor despreparado logo em seguida.

Sendo assim, tem sido um enorme prazer poder falar dessas oportunidades para a nova geração que se direciona para o segmento da moda e ver que os mesmos, assim como o varejo brasileiro, estão se direcionando, uns mais e outros menos, para esse novo modelo focado no shopper. Como bom exemplo de fast fashion, gostaria de citar a loja da Riachuelo, que conheci no Shopping Vila Olímpia. Ela me surpreendeu agradavelmente em vários sentidos, partindo do visual merchandising, aos modelos, cores, jovialidade, o atendimento (mesmo que eles não se proponham a dar atendimento, mas todos foram muito cordiais e atenciosos) e, sobretudo, a grade incorporava tamanho 50! http://www.riachuelo.com.br/imprensa/2/612/riachuelo-inaugura-42a-loja-em-sao-paulo.aspx?utm_source=CRM&utm_medium=cpc&utm_campaign=Uma-nova-Riachuelo-para-Voc%C3%AA---final

Outa experiência agradável são algumas lojas da C&A, que começam a trabalhar com essa lógica de categoria no PDV, sem contar as novidades e encantamentos tecnológicos que utilizam, como o caso da ação feita no Dia das Mães, onde as pessoas podiam "curtir" uma roupa no Facebook, e no PDV, em cabides especiais, era mostrado quantas "curtidas" cada roupa havia recebido. http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/acao-da-c-a-exibe-curtidas-do-facebook-em-cabides-de-loja

Outro case tecnológico super interessante que veremos será apresentado no IV ABA Trade, dia 23 de outubro em São Paulo, pela  Gerente de Marketing do Salvador Shopping, Karina Dourado e o Diretor da E.life Group, Alessandro Lima, mostrando como as redes sociais estão servindo para potencializar as ações de PDV e, ao mesmo tempo, para ativar os consumidores com promoções e regalos.

Quando falamos de Trade, também podemos pensar em logística, estratégia de go to market (escolha de forma de venda e ida aos canais), planejamento de venda, ações diferenciadas para canais específicos e uma série de outras coisas que ainda são pouco aplicadas em moda, mas que são fundamentais. Um excelente exemplo de sucesso de uma visão fora da caixa baseada em logística, gestão de estoque e estratégia de encantamento de shopper é a Zara. Mas sobre isso falaremos em uma outra matéria!

Grande abraço e até breve.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss