Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

O Trade que encanta

Sephora e Nestlé são importantes exemplos de marcas que surpreendem no ponto de venda

Por: | 20/07/2012

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá amigos,

Essa semana falarei um pouco sobre coisas boas, que nos encantam e até motivam a continuar trabalhando na área em que estamos inseridos.

Uma delas, como não poderia deixar de ser, é a inauguração da Sephora, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Venho falando dela como um conceito inovador de PDV há muitos anos nesse blog, e não poderia deixar por menos essa abertura! Apesar de termos marcas fantásticas no setor de beleza, como Natura, Contém 1g, Boticário, que é, inclusive, varejo também, dentre outras, a Sephora realmente vende um conceito. É o que meu querido ex-patrão Georges Chetochine nomeava como Fórmula. Ela não está, a princípio, concorrendo com ninguém: ela vende uma solução.

A Sephora nacional oferece o Beauty Studio, espécie de "camarim" onde maquiadores farão serviços - alguns gratuitos, outros pagos -, darão aulas e ajudarão a escolher maquiagens e o Scentsa , que auxiliará as clientes a escolher o perfume de acordo com seu gosto, além de oferecer marcas que antes só eram encontradas no exterior.

sephora,nestlé,shopper view,simone terra,pdv
Fila para inauguração da Sephora no Shopping JK Iguatemi

Atenção, posso ser considerada linguaruda, pois estou falando tudo isso sem ter visitado a loja! Pretendo fazê-lo em, no máximo, 10 dias. Assim que conseguir um tempo, para além de consultora e observadora de mercado, me permitir ser consumidora por algum momento de prazer.

Continuando na sequência de coisas boas, gostaria de ressaltar o poder de distribuição da Nestlé. Quem acompanha meus artigos sabe que não são poucos os elogios que teço à empresa, mas gostaria de falar de uma área específica: a área responsável por colocar as máquinas de Nespresso nos restaurantes, bares, lanchonetes e conveniências. Como tenho feito muito campo ultimamente e tenho estado na estrada, fico agradavelmente surpreendida com a presença das máquinas, inclusive com uma promoção, a "Delícias de Inverno", que está sendo realizada na Região Sul e Distrito Federal: na compra de um pote de Nescafé 250g + R$ 25,00 em produtos Nestlé, você pode trocar por uma caneca que vem, inclusive, com uma receita de bolo de caneca escrita em seu interior!

sephora,nestlé,shopper view,simone terra,pdv

sephora,nestlé,shopper view,simone terra,pdv

sephora,nestlé,shopper view,simone terra,pdv

Outra coisa fantástica que andei vendo é o desenvolvimento do mercado em Goiás, sobretudo da presença das marcas, com ativação de PDV e material de merchandising no grande e pequeno varejo do estado. O show de exposição fica, não só por conta das marcas locais, mas também com excelentes trabalhos de marcas como Adams, Coca-Cola, Bunge e L´Oréal. Aliás, para fechar a matéria com algo que nos toca o coração, gostaria de elogiar o trabalho da Divisão de Produtos Profissionais da L´Óreal, que vem fazendo um trabalho incrível de mini distribuidores nas comunidades do Brasil, levando uma oportunidade de trabalho e desenvolvimento de próprio negócio para centenas de pessoas. São iniciativas como essa que transformam a relação público-privada no mercado nacional.

Também não posso deixar de dizer que a Coca-Cola tem feito um ótimo trabalho de formação de repositores e espero poder, nestas páginas, contar iniciativas de muitas outras empresas! Se vocês estão fazendo algo que faz a diferença, não deixe de nos mandar, para que possamos contar para todo mundo!

Amanhã, dia 21, darei um curso de férias na ESPM/RJ sobre Trade Marketing e Merchandising, e no próximo sábado (28/07) sobre Antropologia do Consumo em Marketing. Se quiserem debater e conversar um pouco mais, será, como sempre, um prazer!

Abraços

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss