Cultura e consumo em pauta | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

Cultura e consumo em pauta

Semana retrasada participei de um evento bastante interessante na PUC/SP: o II Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo (II SIEP Consumo), que ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril

Por: | 17/05/2012

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá amigos,

Semana retrasada participei de um evento bastante interessante na PUC/SP: o II Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo (II SIEP Consumo), que ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril e teve como tema "Afetividade e vínculos - A cidade, o lugar, o produto".

Falei sobre as diferenças culturais entre os estados, e como podemos direcionar comunicação e posicionamento em função das particularidades relativas à afirmação de identidade. Para isso, falei sobre os supermercados Zona Sul e Mundial (Rio de Janeiro), Pão de Açúcar (São Paulo) e Bompreço (Recife), qual a relação que os habitantes dessas cidades têm com essas bandeiras, e como elas trabalham de acordo com os valores desses habitantes.

Com estes cases, tentei demonstrar que é necessário que marcas e varejo prestem atenção ao regional, mais do que se adaptando e antecedendo as necessidades do mercado do local e do público-alvo. Nos meus cursos tenho mostrado cada vez mais a importância das análises culturais no ambiente do Marketing. Caso tenham interesse, acompanhem no site.

Fiquei muito feliz e animada com a troca de ideias que aconteceu neste evento. No dia em que falei (24/04), estavam presentes em minha mesa Francesco Marciani (Università di Bologna), Eneus Trindade Barreto Filho (ECA-USP) e Luiz Fernando Veiga (Abrasce), mesa essa que teve com debatedoras Maria Aparecida Baccega (ESPM-SP) e Regiane N. de Oliveira (PUC-SP: FAFICLA).

Outro assunto bastante discutido foi a transmidiação, que é a separação de um mesmo conteúdo em vários meios de comunicação, visando sua amplitude, visualização e multipresença. Com este processo, os consumidores passam a ser agentes fundamentais na chamada "cultura participativa". A pesquisadora e parceira da Simone Terra Soluções de Mercado, Manan Terra, apresentou uma comunicação "Vitrinas e alteridade da intervenção: a construção do ato artístico em ato de consumo", em que descreve eventos artísticos no universo do mercado da moda que se mesclam ao ato de consumo, buscando o encantamento do consumidor.

As cinco mesas de debate que ocorreram no evento foram: "Cidade e Consumo", "Marca, produto e afetos", "Lugares de consumo, consumo de lugares" (da qual participei), "Construções transmidiáticas do consumo" e "Inovação e consumo".

Após três dias de seminário, um grupo visitou lojas e polos importantes de atacado e varejo dentro da cidade de São Paulo, como região do Brás, Bom Retiro e José Paulino, para fazer análises de visual merchandising. Os visitantes foram guiados por Sylvia Demetresco, PHD em comunicação e semiótica e especialista em visual merchandising, que lançou durante o evento o livro "Tipologia e estética do Visual Merchandising", junto a Rita Regamey (Chefe executiva de Visual Merchandising Design do departamento de formação de Vaud).

São eventos como esse que reacendem minha chama em direção à academia. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos, seja como palestrantes, organizadores ou ouvintes e, principalmente, Sylvia Demetresco, Kathia Castilho e Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, por me darem a oportunidade de fazer parte de um evento tão enriquecedor! Estamos agora preparando os artigos para a publicação do evento que sairá em breve!

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss