Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

O Avanço do Trade no Material de Construção

Setor possui grande potencial para desdobrar material de comunicação no PDV. Segmento precisa ter indústria e varejo trabalhando juntos para atender o consumidor

Por: | 16/12/2011

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Nesse blog, temos algum histórico de matérias na área de material de construção. É um dos caminhos que nos desperta interesse e acompanhamos de perto no Brasil e no mundo.

Acreditamos que é um dos segmentos que tem o maior espaço para progredir em comunicação no PDV, visando a prestação dos serviços e a satisfação dos clientes.

O mercado vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, sobretudo nos Home Centers e nos grandes e médios varejos.  Também não podemos deixar de destacar alguns avanços no pequeno PDV, sobretudo que sabemos da dificuldade em se trabalhar com esse canal e seus milhares de PDV, inclusive com os ainda informais. Muitas são as questões formulamos para dar continuidade nesse processo de desenvolvimento:

  • Como a indústria de material de construção pode trabalhar a parceria com o pequeno varejo?
  • De que maneira será levado informação e conhecimento ao varejo e ao consumidor?
  • O PDV está conseguindo gerar interação com o consumidor?
  • O consumidor consegue entender as diferenças técnicas entre os produtos? Consegue entender a vantagem de levar um produto de maior poder agregado que entrega benefícios?

Não é de agora, que temos percebido o movimento de algumas indústrias como a de cimentos, de tintas, de tubos e conexões, dentre outras, que realiza projetos com intuito de ministrar o conhecimento e a capacitação em toda cadeia de vendas. No entanto, é grande o desafio de trabalhar de forma homogênea neste vasto território Brasileiro, que abriga tantas divergências regionais.  Isso nos obriga a desenvolver um modelo que considere essas realidades regionais, quando pensamos em campanhas promocionais, de incentivo, ações de merchandising e formas de comunicação que sensibilize os diferentes stake houlders desse segmento.

A indústria o varejo precisam estabelecer uma relação ativa. A indústria tendo a missão de orientar, informar e apoiar o varejo e este, por sua vez, precisando implementar as ações, organizar seu PDV e pensar em formas de facilitar a compra para o consumidor. Fundamental, ainda, pensar a organização do PDV de maneira inteligente, compreendendo a importância de se trabalhar com a gestão por categoria, ou no mínimo, através de um agrupamento coerente percebendo as necessidades e soluções em uma lógica de exposição e de comparação de produtos. Empregando em alguns segmentos o visual merchandising como vemos, por exemplo, no caso de cortinas. A essência da comunicação nesse canal passa pela premissa de informar seu consumidor.

Afinal de contas, o setor de material de construção é fundamental nesse momento de crescimento e amadurecimento do consumo brasileiro, na valorização da mão-de-obra (cada vez mais escassa), e onde o consumidor começa a compreender que é capaz de realizar pequenos trabalhos em sua residência. Fato, que reforça o dever das marcas em fornecer a explicação de como, quando e porquê de utilizar os produtos.

Recado para o varejo e a indústria que pretendem estar presente na vida do consumidor: essa é a hora da verdade do canal!

Em 2012, certamente, estaremos promovendo debates sobre o assunto na ABA Rio e SP e gostaria de abrir este blog para fomentar essa discussão, convidando o leitor para participar e apresentar cases. Não deixem de acompanhar e de participar, envie seu case para que possamos ajudar a expandir o conhecimento e as melhores práticas dentro do segmento de material de construção.

Vamos juntos construir um debate que ajude o segmento a crescer de forma estruturada, atrativa e responsável. Englobando todos os tipos de varejo e indústria para, sobretudo, facilitar e ajudar o consumidor a ter uma experiência agradável quando ele vai comprar e usar os produtos do segmento .

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss