Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

Trade é o assunto - parte 2

Por: | 21/11/2011

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá amigos!

Desculpem a ausência, mas estávamos nos preparando para o lançaento do novo site do Mundo do Marketing. Ficou maravilhoso, não acham?

Bom, vou continuar contando algumas das novidades que vimos no V ABA Trade, realizado em São Paulo no mês passado.

Para fechar minha palestra, resolvi mostrar como as marcas de carro tangibilizam um pouco estas "velhas tendências" em seus PDVs de forma muito criativa e atraente, onde mostrei o lançamento da Renault ZE, que são os carros que serão, daqui a 2 anos, 100% elétricos, e que ela resolveu explicar como tudo isso funcionará, em seu PDV em Paris, para tranquilizar, esclarecer, informar e inclusive já começam a aceitar encomendas, fazendo com que o consumidor manipule como ele carregará seu carro, e como será, por exemplo, a troca de bateria energética do carro quando você não tiver tempo de deixar seu carro parado a noite carregando. Isso é uma ótima para os baladeiros de plantão, pois trabalham o dia inteiro e à noite vão para balada, como que irão carregar seus carros? Então eles precisam passar em um posto para trocar a bateria descarregada por uma carregada, fazendo isso em 3 minutos, como ela demonstra em uma maquete no PDV.

 E a outra é a Mercedes, que reformulou sua loja da Champs-Élysées, trazendo experiência de compra, contando a história da marca e demonstrado como ela vem inovando dos 125 anos de fundação da sua criação, aproveitando seu PDV para juntar história, tradição, inovação e modernidade e vender produtos que fazem com que a Mercedes esteja no dia-a-dia do consumidor, seja no corpo (camisa, sapatos, malas etc), na casa (objetos de design, utilitários), e na vida das crianças, com as miniaturas e os jogos, que cá entre nós, também agradam bastante os adultos.

A Sylvia Demetresco, que participou de uma das mesas de debate, me contou que essa loja da Mercedes, mesmo reformada, não chega aos pés da experiência da marca que foi criada no brand store da Rueil Malmaison, que é um local fantástico, a arquitetura já é completamente diferenciada, e a experiência que a marca provoca nesta brand sotre vai muito além do que pode ser apresentado e vivido na loja da Champs-Élysées.

Isso me faz pensar que acredito que teremos que fazer uma organizar uma viagem para executivos que desejem vivenciar e conhecer o varejo francês. O que você acha? Essa demanda existe há alguns anos e temos a oferta do Frederic Perodeau, que é do IFM (Instituto Francês de Merchandising) de abrir para nós portas em varejos como Sephora e Auchan, para batermos um papo e conhecer o modus operandis, assim como visitas que acho que são imperdíveis do ponto de vista do conceito, da comunicação e da implementação no PDV (de marcas e varejo). Sem contar essa inteligência merchandising que é fantástica e que gosto de explicar e passar através dos inúmeros estudos que são realizados na França e todo esse desenvolvimento merchandising estratégico francês.

Vocês acham interessante esse tipo de visita? Querem participar?

A palestra que também veio nesse bloco de tendências, em seguida da minha, foi a do Rodrigo Macchi da Diageo que foi fantástica! Ele mostrou, enquanto frequentador e apreciador de museus, como pode ser trabalhada no merchandising a inovação inspirada no que vem acontecendo na arte contemporânea. Deu um show de ideias mostrando as instalações e obras atuais que são cheias de movimento, brilho, digitalidade e evidenciando que isso pode ser feito de forma mais rebuscada e financeiramente mais alta ou não, de forma simples, mas bastante criativa e impactante. A gente não pode chamar uma agência e dizer que queremos fazer diferente, é muito mais legal você, quando chamar a agência, mostrar fotos e coisas que estão sendo feitas em arte e dizer: "É este tipo de espírito que eu quero fazer para meu PDV". E é nesse sentido que acho que as marcas precisam inovar a sua forma de falar com o consumidor. A gente precisa literalmente sair da caixa.

Então meus amigos aproveitem o fim de semana para visitar museus, exposições e encher o seu espírito de alegria e criatividade. Vou comentar as outras palestras maravilhosas nos próximos posts.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss