Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

O varejo na era do serviço ? 1ª parte

Por: | 11/10/2011

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

O processo das redes varejistas oferecerem serviços ganha cada dia mais espaço no cenário mundial. Já faz bastante tempo que algumas redes de supermercado vendem pacotes turísticos, revelam fotos, fazem financiamento, empréstimos em dinheiro e oferecem assistência técnica, mas agora na era da qualidade de vida e da praticidade, a presença dos serviços no varejo ganha muito mais espaço.

A loja de eletrodomésticos francesa Darty é um exemplo incansável de soluções para facilitar sua vida. Foi fundada em 1957, na França, pela família de mesmo nome, e hoje possui mais de 200 lojas espalhadas pela França, Suíça, Espanha, Turquia, Itália e Luxemburgo. Fundamentada em um posicionamento de oferecer soluções com preço justo ao consumidor, ela conseguiu ser a grande preferência dos franceses para a compra de eletrodomésticos. Na França existe Darty e todo mundo copia o que ela oferece, por exemplo:

- Entrega os eletroeletrônicos em casa com hora marcada;

- Retira o artigo e instala os novos equipamentos, até máquina de lavar;

- Manda alguém na sua casa consertar o eletrodoméstico que é grande e está na garantia;

- Se não houver conserto, eles retiram o eletrodoméstico de sua casa e levam ao fabricante;

- Se você comprar sua máquina com ela e fizer recompra em um período de cinco anos, ela te dá um desconto bastante representativo (mais ou menos 20%)

- Foi a primeira, e uma das poucas, a fazer uma etiqueta onde evidencia quais são os pontos fortes de cada produto, e assim, quando você vai comparar 10 aparelhos de DVD, você vê o que um tem de vantagem sobre o outro. A comunicação dentro da loja o ensina que é mais importante levar em conta quando for comprar um aparelho;

- A Darty está totalmente envolvida com a responsabilidade ambiental, e trabalha em suas lojas com três símbolos que garantem a sustentabilidade, que envolvem desde o que você pode fazer para ser um consumidor responsável, até o quanto cada aparelho é sustentável, e quanto ele economiza de água e luz.

Para fechar esse ciclo maravilhoso, ela agora tem um serviço de "nerd", em que um consultor contratado pela Darty vai à sua casa e o ajuda a tirar dúvidas, e o ensina a usar seu aparelho eletroeletrônico em toda sua potencialidade.

Afinal de contas, quantas pessoas sabem usar 80% do que pode fazer sua filmadora? Então, se você não sabe usar, e não tem paciência para ler o manual, é só chamar um consultor Darty para tirar suas dúvidas.

Como se não bastasse tudo isso, a Darty garante um preço justo, nem mais barato e nem mais caro do que nos arredores de suas lojas. Como fico rezando para que o Brasil tenha uma loja de eletroeletrônico deste tipo!

Depois da era "fast" temos avançado, mas para chegarmos a esse ponto ainda falta muito, não é mesmo?

Sinceramente, como a Darty, nem a Best Buy.

Outro segmento que aproveita o serviço em toda sua potencialidade é o de beleza. Mas deste falaremos na quinta-feira.

Abraço a todos!

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss