Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

Trade - A profissão do futuro

Por: | 22/09/2011

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

O Trade Marketing surge da necessidade de sinergia entre Marketing e Vendas e de foco em ativação no ponto de venda. Cada vez mais, as verbas de Marketing das organizações se voltam para investimento ano ponto-de-venda, que se mostram muitas vezes mais eficazes e rápidos em retorno se comparado às tradicionais mídias. A área de Trade ganha cada vez mais importância nas empresas e, inclusive, vira diretoria em muitas delas (L´Oréal, Souza Cruz, Unilever etc), e é crescente o número de oferta de trabalho (nos sites especializados, Catho etc). Inclusive as redes varejistas passam a ter a função Trade em seu corpo de gestores.

Com a evasão de diversas indústrias para São Paulo, profissionais de Marketing veem o Trade Marketing como uma oportunidade de trabalho no Rio de Janeiro, portanto, há muita procura pelo segmento. Entretanto, o mercado busca profissionais com experiência e conhecimento de Trade. Algumas empresas multinacionais têm enviado seus profissionais para passar por formações de trade em sua matriz internacional.
A compreensão e a capacidade de execução da área de trade marketing envolve planejamento estratégico e financeiro, estratégia de canais, desenvolvimento de ações promocionais e de incentivo, mapeamento do mercado, diagnóstico comercial, programas de relacionamento com o varejo, formação de equipes de venda com visão trade, análise de oportunidades e desenvolvimento de KPIs (indicadores-chave de desempenho), pesquisas com consumidor e, inclusive, em função disso, tem trabalhado no desenvolvimento de novos produtos através da compreensão das tendências e demanda da ponta (consumidor).
Pensando nisso, a ESPM resolveu criar 1ª Pós em Trade. O curso acontecerá quinzenalmente, direcionando-se a profissionais que só podem dedicar alguns sábados de sua vida aos estudos e conta com grandes especialistas (gestores e consultores) na área de Trade. Alguns exemplos para dar água na boca: Rogério Lima (Gerente de Trade - Boehringer-Ingelheim), Alex Fornazari (Gerente de Trade - HP), Cristina Saito (Gerente de Categoria - L´Oréal), Gilberto Strunck (Sócio-Diretor da Dia Comunicação), Edmour Saiani (Sócio-Diretor da Ponto de Referência), Eduardo Halpern (Diretor da Pós-Graduação - ESPM/RJ), dentre vários outros, além de mim, logicamente, que vocês terão que aturar como professora e coordenadora! As inscrições vão até dia 07 de outubro, no site www.espm.br.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss