A quem interessa a concentração do mercado? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

A quem interessa a concentração do mercado?

Por: | 01/07/2011

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá pessoal,

Confesso que estou boquiaberta com a notícia da fusão do Carrefour com o Grupo Pão de Açúcar. Primeiramente, não acreditaria que qualquer país sério permitisse uma fusão parecida. E mais chocada ainda estou em saber que o BNDES quer investir dinheiro para pagar a conta desse disparate que acontecerá no mercado. Fusões como a da Sadia com a Perdigão já são consideradas, do meu ponto de vista, absurdas. Como marcas, que em algumas categorias são detentoras de 60% do mercado, podem pertencer a mesma empresa?

Agora, no caso do Carrefour e do Pão de Açúcar, podemos citar inúmeros locais, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde uma loja está exatamente ao lado da outra.Certamente, uma delas será fechada, o que é o óbvio, acarretando muitas demissões. A indústria será ainda mais pressionada por reduções de preço, pois o share comprado pelos dois grupos chega a até 35%. Como é possível que isso seja interessante para alguém?

E qual a vantagem para o consumidor? Ele perde a oportunidade de conseguir escolher onde ele quer comprar, de ter diferenças de posicionamento entre uma marca e outra. Ou seja, sinceramente, uma grande loucura.

Todos que me conhecem sabem que defendo uma política social democrática, e sou a primeira a defender a política de ajuda social. Nunca manifestei publicamente minha opinião em relação à política aqui no blog, mas estamos falando de uma questão de mercado que está totalmente ligada a uma decisão política e a mais uma disparidade do governo. Sinceramente, se esta fusão acontecer, o governo perde qualquer mínimo respeito que poderia ter por ele.

Prezados amigos, varejistas, indústria, consumidores: sinto muito por todos nós por tamanha loucura. Boa sorte, e tomara que o bom senso impere.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss